Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 48

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Ele não é espinosense, nasceu na vizinha cidade-irmã baiana Urandi, mas faz parte importante da nossa centenária história. Com seu talento e genialidade com a bola, ouso afirmar que foi o maior craque de futebol de todos os tempos que se apresentou nos "desgramados" de Espinosa. Kita é o nome dele. O urandiense fez estardalhaço no nosso "Campão", desfilando sua técnica apurada e sua elegância sutil pela equipe da M. Teixeira e Espinosense em confrontos com adversários locais, como o arquirrival Santa Cruz, e de outras cidades próximas, do Norte de Minas e do Sudoeste da Bahia. Quem teve oportunidade de vê-lo em campo, certamente irá concordar comigo.  









Eu me encantava, ainda adolescente, sentado sobre galhos e folhas de madeira nova na beirada do "Campão", assistindo às atuações diferenciadas do craque da camisa 10, Kita. Fico imaginando Kita jogando na atualidade, podendo mostrar toda sua categoria e habilidade com a bola em campos gramados. Naqueles tempos, campo gramado no interior era um sonho distante. 
Em meados de 1990, a turma do 9 de Março promoveu uma confraternização para receber a visita de Kita em Espinosa. Alguns dos integrantes do nosso time tiveram o privilégio de atuar com ele, casos de Fonso, Beto e Dai, e conseguiram trazê-lo a Espinosa. Infelizmente, ele não quis jogar. Até vestiu o uniforme e posou para fotos, mas recusou entrar em campo para nos dar o prazer da sua companhia. Assim, perdi a chance de jogar ao lado do meu maior ídolo do futebol espinosense. Mas valeu registrar em fotografia a sua presença ilustre.
Kita mora atualmente na cidade baiana de Brumado. Soube que ele passou por um problema grave de saúde, mas informações dão conta de que ele superou a contento a situação, graças a Deus. Que tenha bastante saúde e felicidade!
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Nenhum comentário: