Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

3383 - Jornada de um brasileiro nos Andes

A impressionante história de sobrevivência de alguns jovens jogadores de rúgbi uruguaios da equipe Old Christians Club no meio da neve no ano de 1972, voltou ao centro das atenções com o recente lançamento do filme "A Sociedade da Neve", que recria o desastre aéreo com a queda do avião bimotor Fairchild FH-227D nas montanhas geladas da Cordilheira dos Andes, no Chile. Quem puder, não deixe de assistir ao filme, um trabalho espetacular do diretor Juan Antonio Bayona, que está disponível na Netflix e está concorrendo a várias premiações no mundo do cinema. 



Um brasileiro, o editor de livros e cicloviajante Maurício Decker, resolveu prestar sua homenagem aos bravos e corajosos 16 sobreviventes da tragédia aérea uruguaia, indo de bicicleta até o local onde ainda se encontram destroços do avião e corpos dos falecidos. Ele saiu da residência de um dos heróis da história, Roberto Canessa, em Montevidéu, no Uruguai, pedalou cerca de 1.800 km e caminhou outros 60 km até chegar ao local exato onde caiu a aeronave. Depois de muita preparação e suor, com muitos obstáculos vencidos, o ciclista deixou no memorial criado no local a sua presença registrada com uma camisa azul com o número 29 às costas, relativo ao número de vítimas fatais, e a expressão Andes 1972.
Admiro a coragem, a força mental, a determinação e a resiliência desses aventureiros que, contra todas as adversidades, vão até o fim para realizarem os seus sonhos. Queria muito ter esta intrepidez e perseverança. Como infelizmente não as tenho, só me resta admirar e aplaudir de pé estas incríveis, abençoadas e iluminadas figuras humanas.
Um grande abraço espinosense.


    

Centenário de Espinosa - Postagem 30

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Na importante e movimentada Avenida Minas Gerais, exatamente no local onde atualmente estão construídas lojas e um posto de gasolina, antigamente existia o famoso Campo dos Barrigudos, onde os aficionados pelo futebol nas décadas de 50 e 60 disputavam suas peladas e seus jogos. Infelizmente não pude usufruir deste campo, que nem tive a oportunidade de conhecer.
Aquele amplo espaço, em outros tempos, também foi utilizado para a armação de circos e parques de diversão itinerantes.  





Por ali batiam uma bolinha personagens ilustres da nossa cidade como Luiz Ribeiro, Yeyé, Quincão, Salvador, Zequinha, Mateus Salviola, Quinquinha, Cori, Tózinho, Filuca, Pedro Fedegoso e até meu saudoso patrão Zé Jorge, que nunca tive notícias que jogava bola. Muito porreta! 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 29

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

O que mais me entristece e me indigna na minha centenária Espinosa é a destruição dos nossos mananciais hídricos por parte da população, fruto da ignorância, da insensatez e da ganância. 
Nasci e fui criado bem próximo do Rio São Domingos em um tempo em que podíamos, sem medo de ser infectado, beber a água então límpida do rio, mesmo na sua porção urbana. Ali no leito e nas margens do São Domingos, vivi extraordinários momentos de minha vida, brincando, comendo frutas, praticando esportes, divertindo-me lavando carros ou simplesmente tomando banho e me refrescando do calor imenso que caracteriza nossa terra. O rio era também utilizado pelas mulheres para a lavagem de roupas e de utensílios domésticos. Pena que as imagens deste tempo e lugar são raras e em meu poder só tenho esta que publico abaixo, muito mais antiga, onde aparecem adultos e crianças no leito do rio, na ocasião bem raso.




Mesmo no passado já distante, o Rio São Domingos ficava seco boa parte do ano, retornando ao seu curso natural apenas no tempo das chuvas, em um período aproximado de uns três a seis meses, de setembro a março, com variações anuais. Enquanto a água estava desaparecida, utilizávamos o leito arenoso para jogar futebol e brincar de dupla, divertimento este que consistia em uma disputa de chutes de média distância em uma única e larga trave de bambu retirado ali mesmo na margem do rio. A vegetação marginal também era utilizada para a construção de "cabanas", onde simulávamos as aventuras dos indígenas e dos conquistadores do Oeste americanos que assistíamos encantados na tela do cinema nos filmes de faroeste. Como tudo na vida, esses momentos passaram e se eternizaram apenas nas mentes dos que os viveram intensamente. As coisas sim devem mudar, é a necessária evolução. Mas evoluir definitivamente não é plausível com a destruição da Natureza nesta nossa casa presenteada por Deus, o lindo, azul e esférico planeta Terra.    
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.