Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

3371 - O jovem espinosense que ganhou o mundo

Se há algo que me dá grande alegria e satisfação é ver gente da minha terra alcançando paz, prazer, realização e sucesso nas mais diversas áreas do conhecimento humano, seja na educação, na arte, no esporte, no empreendedorismo, na carreira profissional. Ver os meus filhos, os filhos dos meus amigos, pessoas conhecidas e até gente que não tive a oportunidade de conhecer, percorrendo o caminho do bem e conseguindo se destacar nas suas trajetórias pessoais me traz felicidade, orgulho e contentamento. E se estas figuras se pautarem na vida com a devida decência, ética e humildade, então é o máximo.
Dias atrás, em uma conversa informal em casa, minha esposa Cléa Márcia me falou sobre a existência de um dos mais famosos e requisitados cabeleireiros do Brasil, um jovem que cuida dos cabelos e da beleza das mais belas e chiques beldades no seu badalado salão em São Paulo. E me informou que este rapaz é nosso conterrâneo, filho de Espinosa. Curioso, fui pesquisar sobre esta figura na Internet e me surpreendi com a bonita história de vida do Washington Nunnes, um dos melhores hairstyles do país.



Filho de família humilde, já na infância, aos nove anos de idade, ele já se aventurava no cuidado dos cabelos das primas, influenciado pelo trabalho da mãe na função de cabeleireira. Isto depois de já ter trabalhado no mercado, ajudando o senhor Túti em uma banca de verduras, ganhando R$ 5,00 por semana. Garoto ousado, obstinado, com sede de conhecimento, extremamente trabalhador e focado na ideia de levantar asas pelo mundo e realizar sonhos supostamente impossíveis, ele começou a seguir o ofício da mãe na vizinhança, com todo o entusiasmo, atendendo as pessoas mais próximas com o intuito de ganhar seu próprio dinheiro e ajudar na manutenção da família formada por ele, sua mãe e mais um irmão e uma irmã, já que seu pai havia desaparecido de casa por um período de cerca de 10 anos, quando ele tinha apenas dois anos de idade. Como por obra do destino, após uma promessa de montagem de um salão pelo seu pai que havia retornado à casa, apareceu uma oportunidade incrível, quando uma cabeleireira das redondezas, a Adriana, estava se mudando para Montes Claros e ao saber do seu sonho, lhe fez uma proposta irrecusável de assumir seu empreendimento, deixando-lhe o básico para gerir o negócio. E ele topou a empreitada! Isto com apenas 13 anos de idade! Entusiasmado com a oportunidade de crescer e ganhar dinheiro, dedicou-se com total afinco ao trabalho. Só que os clientes e o dinheiro não apareceram como ele esperava e sem a prometida ajuda financeira do pai, passou maus bocados para conseguir pagar o aluguel e honrar os compromissos assumidos, quitados posteriormente com bastante dificuldade e ajuda da amiga Dayse.



Importante registrar, nesta fase, a determinação firme do menino que, ao contar à mãe a decisão de alugar o salão da Adriana e ser rebatido com a afirmação de que aquele ofício era coisa de mulher, reafirmou em alto e bom som sua certeza de que no futuro ele, além de se tornar um excelente cabeleireiro, ainda iria estudar em Paris, Nova Iorque, Londres, Milão, o que causou risadas das pessoas presentes, pela audácia daquele adolescente do interior. E foi o que aconteceu! O jovem Tuca, como era carinhosamente chamado, dedicou-se com afinco à profissão e sem espaço na cidade de Espinosa por ser autodidata e não possuir um diploma, teve a ajuda da advogada e cliente Andreia para poder fazer um curso no Senac em Montes Claros. Depois de participar do evento de beleza Beauty Fair em São Paulo, ele voltou e ousou fazer um desfile em praça pública em Espinosa, em parceria com a empresária Joana da Loja Uti e Abuti. A partir daí, o seu trabalho passou a ser reconhecido e o sucesso começou a sorrir para o jovem sonhador. Com as coisas funcionando bem, ele sentiu que era hora de se lançar no desconhecido e foi se aventurar aos 15 anos em São Paulo, sozinho e sem nenhum suporte. Deu muito errado. Foi a pior fase da sua vida, com decepções gigantes e sofrimentos angustiantes. Sair do ambiente tranquilo e acolhedor de uma cidadezinha do interior ao lado da família para enfrentar a competitividade e a solidão de uma metrópole sozinho, nunca será fácil para ninguém. Completamente frustrado, retornou a Espinosa com enorme depressão. Passou maus momentos até que, com ajuda da amiga Val, montou um novo salão no seu apartamento. Reconquistou a energia, realizou outros desfiles e decidiu retornar a São Paulo aos 18 anos para finalmente ganhar a vida na cidade grande, desta vez com melhor estrutura econômica e emocional. Trabalhou em alguns salões dos mais afamados, fez inúmeros cursos, aperfeiçoou seu talento, participou de workshops, conquistou clientes, ganhou experiência e reconhecimento internacional e em 2018 montou o seu próprio negócio no Bairro de Pinheiros em São Paulo, o seu salão Beleza Fidalga, um espaço inovador e sofisticado aberto para atender as mais exigentes mulheres. Foi nomeado Embaixador Global de L'Oréal Professionnel. Neste ano passado, o Washington recebeu das mãos da apresentadora Sabrina Sato o título de Melhor Salão do Brasil no prêmio Beleza Experience 2023.




Telefone: (11) 98981-3900    (11) 98638-9544
Instagram: @belezafidalga   @wnunnes
Site: www.belezafidalga.com.br
Endereço: Rua Fidalga, 193 - Pinheiros, São Paulo - SP, 03178-200




Para voar alto, conquistar reconhecimento e realizar seus sonhos, o menino de Espinosa que se tornou um profissional conceituado, prestigiado e requisitado contou com a especial proteção e auxílio de pessoas especiais como sua amorosa e batalhadora mãe Maria Nunes, sua irmã e braço direito Tatyana Nunnes, que gerencia o Beleza Fidalga, a Deyse, a Andreia, a Val, a Joana e mais e mais pessoas, clientes e auxiliares que acreditaram nos seus sonhos. O Tuca tem no coração a gratidão a todas elas e desejaria ter ainda vivo o pai, infelizmente falecido quando ele tinha 18 anos, para que este pudesse testemunhar a sua vitória e o seu sucesso.




Ao conhecer a inspiradora história do Washington, fiquei bastante feliz. Mesmo sendo espinosense, desconhecia completamente sua história de vida. Ao descobri-la, tornei-me imediatamente seu fã. E agora torço muito para que ele continue a brilhar, mantendo a humildade, e para que continue a voar e realizar os seus outros sonhos e aspirações, sempre levando o nome da nossa Espinosa de forma positiva para o mundo. E que o seu novo, amplo, moderno e luxuoso empreendimento a ser inaugurado em breve na Avenida Paulista alcance o maior sucesso. Que Deus o abençoe!
Um grande abraço espinosense.