Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 7 de julho de 2023

3243 - Morreu Dona Nita

Com um grande atraso, tomei conhecimento do falecimento de Dona Nita em Espinosa, o que muito me entristeceu. Dona Nita era esposa de Sêo Zé do Hotel, proprietário e administrador do Espigão Palace Hotel e do bar e local de eventos que funcionou por algum tempo no lugar onde hoje está instalada a sede da APAE na Praça Antonino Neves, a Praça da Liberdade.
Dona Nita foi fiel companheira de Sêo Zé do Hotel, gerando com ele os filhos Jackson, Jesualdo (Geu) e Jean, sempre serena, discreta, gentil e batalhadora.
Aos filhos e demais familiares, o meu profundo sentimento de tristeza e a prece ao Senhor Deus para que lhes ampare e conceda força, resignação e fé para suportar e superar momento de tamanha dor e desalento. Que Dona Nita, ao fim da sua missão na trajetória terrena, encontre e descanse na paz celestial.
Um grande abraço espinosense.    


3242 - Elis Regina renascida pela IA-Inteligência Artificial

A melhor cantora da História da Música Popular Brasileira, isto na minha modesta opinião, renasceu milagrosamente através da mais nova, extraordinária e polêmica tecnologia, a IA-Inteligência Artificial. A "Pimentinha" e sua filha também cantora Maria Rita são as estrelas protagonistas do mais recente comercial da montadora alemã de automóveis Volkswagen. 
Na peça publicitária que comemora os 70 anos da empresa em terras brasileiras, Elis foi ressuscitada através da IA para cantar, junto com a filha, a belíssima e eterna canção do grande e saudoso cantor e compositor Belchior, "Como Nossos Pais". Ambas cantam dirigindo automóveis da montadora, a velha Kombi do passado e a futurista perua elétrica ID.Buzz, simbolizando as gerações antigas e modernas que continuam prestigiando a marca através dos tempos.  
A produção de marketing de altíssima qualidade criada pela agência AlmapBBDO gerou as mais diversas reações, positivas e negativas. Muita gente se emocionou com a bela imagem de Elis revivida, cantando em dupla com sua filha tão talentosa. Outros se revoltaram com a ousadia da tecnologia digital em fazer renascer em vídeo a cantora falecida em 1980. E outros mais se indignaram com a música de Belchior e a combatente contra a ditadura Elis sendo utilizadas para fazer propaganda de uma empresa que no passado apoiou vergonhosamente o governo totalitário brasileiro. Ainda mais interpretando uma canção que soa deslocada no comercial, já que a belíssima letra de Belchior não celebrava encontros e reencontros felizes, mas se angustiava com a mesmice das jovens gerações que sonhavam mudar o mundo, mas que abandonavam a ideia revolucionária quando tornavam-se adultas contando seu vil metal.
Entendo que todos têm razão nesta celeuma. O vídeo é lindo e emociona a quem ama Música, Belchior, Elis Regina, Maria Rita e os produtos Volkswagen, como o inesquecível Fusca. Mas mesmo incomodado com o uso meio deslocado da canção e da aparição da Elis em um comercial de empresa que colaborou covardemente com a maldita ditadura militar que durou longos 21 anos no Brasil, vou me concentrar na beleza e no prazer de poder ver mais uma vez a minha cantora preferida cantando, mesmo que através da IA, maravilhosamente como sempre o fez em sua vitoriosa carreira artística. Elis será sempre a melhor de todas!
Um grande abraço espinosense.