Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 25 de fevereiro de 2023

3148 - Começou o Brasileirão Feminino de 2023

A luta das mulheres por paz, respeito, direitos e reconhecimento continua dura e difícil como sempre, mas agora, felizmente, com um espaço considerável conquistado no cenário nacional, pelo menos no campo do futebol profissional. 
Nesta sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023, foi iniciada a disputa de mais um Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. A competição, promovida pela CBF e patrocinada pela Neoenergia, que envolve 16 equipes, será disputada em formato híbrido, com a primeira fase em pontos corridos e as fases decisivas em sistema de mata-mata. Classificam-se após a primeira fase as oito melhores equipes, que se digladiarão nas quartas de final de 16 a 26 de junho. Após a parada para a disputa da Copa do Mundo Feminina, realizada na Austrália e Nova Zelândia entre julho e agosto, virão as semifinais com datas entre 26 de agosto e 3 de setembro, e as finais nos dias 10 e 17 de setembro.  Ao final, os quatro últimos times na tabela de classificação são rebaixados para a Série A2.



Ontem, na primeira partida da competição, jogaram Santos e Flamengo na Vila Belmiro, com o time praiano vencendo por 3 a 0, com gols de Fabi Simões, Thaisinha e Cristiane. Ainda pela primeira rodada, o Internacional venceu de virada, por 2 x 1, o Athletico, e o Corinthians goleou impiedosamente o Ceará com um placar histórico de 14 x 0, um verdadeiro massacre.  
Os grandes favoritos ao título são o Palmeiras, atual campeão da Conmebol Libertadores; o Corinthians, o atual Campeão Brasileiro, Paulista e da Supercopa do Brasil; e o Internacional, Vice-Campeão Brasileiro em 2022.  



Os times mineiros na competição, Atlético e Cruzeiro, devem brigar para se classificar entre os oito primeiros, mas sem grandes probabilidades de lutar pelo título.
O Atlético estreará contra a Ferroviária-SP em casa neste sábado. Depois enfrentará, na ordem, Grêmio (F), Athletico (C), Flamengo (F), Real Brasília (C), Cruzeiro (F), São Paulo (C), Palmeiras (F), Bahia (C), Avaí-Kindermann (F), Internacional (C), Santos (F), Corinthians (F), Real Ariquemes-RO (C) e Ceará (F). 
O Cruzeiro estreará contra o Grêmio, jogando em casa. Logo adiante vai enfrentar Bahia (F), São Paulo (F), Avaí-Kindermann (C), Internacional (F), Atlético (C), Ceará (F), Real Ariquemes-RO (C), Corinthians (F), Santos (C), Palmeiras (F), Flamengo (C), Athletico (F), Ferroviária-SP (C) e Real Brasília (F).


Boa sorte na competição para a nossa conterrânea Rafaela Soares de Sousa, de 23 anos, nascida em 4 de fevereiro de 2000 em Espinosa, atleta profissional na posição de zagueira do clube Real Brasília. 
Um grande abraço espinosense.