O futebol é mesmo surpreendente. Quando foram sorteados os grupos da primeira fase da Copa Bridgestone Libertadores, torcedores e imprensa em geral apostavam na classificação tranquila da maioria dos times brasileiros, talvez com Botafogo e Atlético-PR tendo alguma dificuldade. Mas passados os jogos de ida, o cenário está bem menos otimista.
No Grupo 5, o Cruzeiro, considerado o maior favorito ao título deste ano, está em uma situação bastante complicada após o inesperado empate com o Defensor do Uruguai por 2 x 2 na noite desta quinta-feira, no Mineirão. O time mineiro está na terceira colocação, com apenas 4 pontos, e precisa obrigatoriamente vencer os dois jogos restantes, contra a Universidad de Chile, fora de casa, e contra o Real Garcilaso, em Belo Horizonte. A classificação pode ter ficado difícil, mas não é impossível. Basta a equipe voltar a apresentar o futebol eficiente e ofensivo que levou o time celeste à brilhante conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado. Mas não será nada fácil essa empreitada.
No Grupo 7, outro time brasileiro passa por momento delicado, o Flamengo. Depois de perder para o Bolívar por 1 x 0, o time carioca amarga a última posição no grupo com apenas 4 pontos e vê a situação se complicar, com a necessidade de vencer os dois últimos compromissos, contra o Emelec, fora de casa, e contra o León, no Maracanã. Tarefa complicada a do Mengão.
Outras equipes brasileiras confirmam as expectativas e estão liderando os seus grupos, casos do Grêmio no grupo 6, com 8 pontos ganhos, e o Atlético, no grupo 4, também com 8 pontos conquistados. O Botafogo e o Atlético-PR que não despertavam tanta confiança antes do início da competição, estão surpreendendo com a liderança dos seus grupos. O Botafogo lidera o grupo 2, com 7 pontos ganhos, e o Atlético-PR é o primeiro colocado do grupo 1, com 9 pontos conquistados, ao lado do Vélez Sarsfield.
Tudo indica que o Atlético Mineiro irá se classificar, mas o sinal de alerta se acendeu na Cidade do Galo após o empate em 1 x 1 na última rodada, com o Nacional do Paraguai, no Independência. Um resultado negativo na próxima partida, fora de casa, contra o Santa Fé, na Colômbia, pode complicar seriamente a classificação do time mineiro, que se acontecer, forçará a necessidade da vitória na última partida da fase contra o Zamora, em Belo Horizonte. Então, olho vivo!
A disputa da Libertadores não é fácil mesmo. Times que são considerados inferiores estão se superando e arrancando pontos dos chamados "grandes", podendo surpreender positivamente na competição sul-americana. Então é preciso cuidado, muita dedicação, foco e muita raça para carimbar o quanto antes a passagem para a fase de mata-matas, no árduo caminho até a conquista do título. Boa sorte aos times brasileiros!
Ninguém duvida da importância e da dificuldade em vencer a Libertadores, mas não dá para comparar a nossa competição sul-americana com a Champions League. É outro nível. Basta dar uma olhada nos confrontos das quartas-de-final da competição europeia para percebermos a enorme diferença de qualidade dos times. Os oito times que se classificaram são tão somente o Bayern de Munique de Thomas Müller, o Barcelona de Lionel Messi, o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, o Paris Saint-Germain de Zlatan Ibrahimovic, o Chelsea de Oscar, o Borussia Dortmund de Robert Lewandowski, o Atlético de Madrid de Diego Costa e o Manchester United de Wayne Rooney. É brincadeira? Só feras.
Confira aqui os próximos confrontos da Champions League:
01-04-2014 - Terça-feira - Camp Nou - Barcelona x Atlético de Madrid
01-04-2014 - Terça-feira - Old Trafford - Manchester United x Bayern de Munique
02-04-2014 - Quarta-feira - Santiago Bernabéu - Real Madrid x Borussia Dortmund
02-04-2014 - Quarta-feira - Parc des Princes - Paris Saint-Germain x Chelsea
08-04-2014 - Terça-feira - Westfalenstadion - Borussia Dortmund x Real Madrid
08-04-2014 - Terça-feira - Stamford Bridge - Chelsea x Paris Saint-Germain
09-04-2014 - Quarta-feira - Vicente Calderón - Atlético de Madrid x Barcelona
09-04-2014 - Quarta-feira - Allianz Arena - Bayern de Munique x Manchester United
Um grande abraço espinosense.