Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 21 de setembro de 2019

2261 - "9º Bateras na Praça" no Dia do Baterista

A Praça do Rotary, localizada no Bairro São Luiz, foi o palco escolhido para a realização do "9º Bateras na Praça", exatamente no Dia do Baterista. O evento aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 20 de setembro, em Montes Claros, reunindo cerca de 20 amantes das baquetas. O encontro de bateristas foi idealizado pelo professor Marco Neves, Doutor em Ciências Sociais na subárea de Antropologia Cultural pela UERJ, Mestre em Música na subárea Etnomusicologia pela UFPB e graduado em Música pela Unimontes. Baterista há mais de 19 anos, ele fundou o Curso de Bateria do CELF- Conservatório de Música Lorenzo Fernandez, onde foi professor por 15 anos. Atualmente Marco Neves leciona no Curso de Artes e Música da Unimontes. Sua criação, o "Bateras na Praça", serve como um momento de troca de ideias e informações entre os aficionados pela bateria, uma oportunidade de divulgar o instrumento ao público em geral e promover a confraternização de músicos e população, de forma gratuita e democrática, nos espaços públicos da cidade.




No Dia do Baterista, é mais do que justo prestar homenagem aos craques das baquetas. Em Espinosa, ao saudoso Canechane d´Os Cardeais e Ratinho, entre outros. Conforme eleição da revista especializada em música "Rolling Stones", estes são os melhores bateristas da história do Rock and Roll:

01 – John Bonham (Led Zeppelin)
02 – Keith Moon (The Who)
03 – Ginger Baker (Cream)
04 – Neil Peart (Rush)
05 – Hal Blaine (Beach Boys, Simon & Garfunkel, mais)
06 – Clyde Stubblefield e John “Jabo” Starks (James Brown)
07 – Gene Krupa
08 – Mitch Mitchell (Jimi Hendrix Experience)
09 – Al Jackson Jr. (Booker T. & the MG’s)
10 – Stewart Copeland (The Police)
11 – Benny Benjamin (The Funk Brothers)
12 – Charlie Watts (The Rolling Stones)
13 – D.J. Fontana (Elvis Presley)
14 – Ringo Starr (The Beatles)
15 – Buddy Rich
16 – Bill Bruford (Yes e King Crimson)
17 – Terry Bozzio (Frank Zappa)
18 – Joseph “Zigaboo” Modeliste (The Meters)
19 – Tony Williams (Miles Davis)
20 – Bernard Purdie


Quem aprecia Rock não pode deixar de adorar o primeiro nome desta lista de gigantes: John Bonham, baterista do lendário grupo Led Zeppelin. Abaixo, um pouquinho sobre a sua técnica e vigor impecáveis que encantaram o mundo.
Um grande abraço espinosense.