Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 7 de março de 2020

2374 - O que esperar de Atlético e Cruzeiro em 2020?

A temporada de 2020 começou complicada e um tanto turbulenta para os dois maiores clubes de futebol de Minas Gerais. Cruzeiro e Atlético estão em apuros neste ano, com sérios problemas dentro e fora de campo para serem resolvidos urgentemente.  
O Cruzeiro Esporte Clube, de tantas grandes conquistas, disputará, pela primeira vez em sua vitoriosa história, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, a Série B. Depois de uma campanha sofrível na competição nacional no ano passado, a equipe da Toca da Raposa naufragou, sendo rebaixada e provocando um terremoto no clube quase centenário, com a descoberta de negócios escusos e de dívidas milionárias, fruto de administrações incompetentes e pouco transparentes. Como resultado dessa verdadeira derrocada financeira, jogadores consagrados e de altíssimo salário tiveram que deixar o clube por conta da impossibilidade de regularização dos compromissos firmados. Muitos figurões deixaram o clube, nomes de prestígio como Thiago Neves, Fred, Henrique, Egídio, Orejuela, Rodriguinho e Pedro Rocha. Outros menos prestigiados também deram adeus, como Rafael, Marquinhos Gabriel, David, Jadson, Dodô, Fabrício Bruno, Ezequiel e Sassá. Outros estão com a situação indefinida até hoje, casos de Dedé e Ariel Cabral. Ficaram no clube apenas o goleiro Fábio, o lateral Edílson, o zagueiro Léo e o meio-campista Robinho, estes com redução acentuada nos valores dos salários.
Com esse panorama desanimador, o Cruzeiro apostou no treinador Adílson Batista, velho conhecido da torcida e com excelente retrospecto contra o arquirrival, com nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos doze confrontos realizados sob sua direção técnica. Apostando em novos valores das divisões de base, o técnico azul celeste ganhou a experiência dos veteranos Marcelo Moreno e Jean, ex-Palmeiras. Também foram contratados os zagueiros Ramon e Marllon, ainda não apresentados oficialmente. Para o clássico de hoje, Marcelo Moreno deve ser titular, mas Jean ainda não deverá ser utilizado. Uma provável escalação do Cruzeiro deve ser esta: Fábio; Edílson, Cacá, Léo e João Lucas; Jadsom, Pedro Bicalho e Maurício; Éverton Felipe, Marcelo Moreno e Thiago.
Para a sequência do ano, é impossível fazer projeções seguras sobre o futuro do Cruzeiro na Série B, mas sua imensa torcida confia na força e na tradição da instituição e na montagem de uma equipe competitiva que possa trazer de volta o clube à primeira divisão, sem sobressaltos. O insucesso nesta tarefa será uma tragédia sem precedentes, o que não passa pela cabeça nem do mais pessimista torcedor cruzeirense. A torcida espera mesmo é o retorno mais rápido à Série A, com algumas pessoas repudiando até o título da Série B, para não se igualaram ao Atlético, o que entendo ser uma enorme besteira, pois ser Campeão deve ser sempre o sonho e a busca de qualquer equipe, seja em que competição for.  


Na Cidade do Galo os problemas não são muito diferentes para o Clube Atlético Mineiro. Também com problemas graves de endividamento, o Atlético está um pouco mais tranquilo quanto a esta questão administrativa no momento, mas na esfera esportiva a coisa vai de mal a pior. Com um desempenho medíocre no início desta temporada, a equipe atleticana já foi eliminada na Copa Sul-Americana pelo Unión e na Copa do Brasil pelo frágil Afogados da Ingazeira, perdendo a chance de faturar uma grana indispensável para a manutenção serena do clube, além de virar chacota dos adversários. No Campeonato Mineiro o clube está em situação vexatória, na quinta posição da tabela, fora da zona de classificação para as semifinais. Uma derrota para o arquirrival hoje no clássico será um verdadeiro desastre de proporções inimagináveis. 
A torcida atleticana até que se animou nos últimos dias com as contratações do ídolo Diego Tardelli e do competente treinador argentino Jorge Sampaoli, além da confirmação da continuação no clube do ótimo jogador Cazares. Para hoje mais tarde, o treinador ainda não estará disponível, ao contrário dos dois jogadores, que poderão aparecer no banco de reservas, ficando disponíveis para ajudar o time a vencer o clássico. Uma provável escalação do Atlético sob o comando do treinador interino James Freitas deve ser esta: Victor; Guga, Igor Rabello, Gabriel e Fábio Santos; Jair e Allan; Hyoran, Nathan e Otero; Ricardo Oliveira. 
Deixando de lado o Torneio Mineiro, o Atlético não tem mais o que disputar no ano que não seja o Campeonato Brasileiro. Eliminado da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil de forma melancólica e extremamente precoce, a esperança da torcida é que o recém-chegado Sampaoli consiga montar uma equipe equilibrada, rápida, guerreira, talentosa e competitiva que possa, não ganhar o título brasileiro pois que quase impossível com o atual poderio econômico de Flamengo e Palmeiras, mas terminar a competição nacional em uma posição confortável na tabela de classificação, talvez com a conquista de uma vaga à Copa Libertadores de 2021, o que seria uma grande vitória, dada a situação caótica no momento.


A partida pode ser considerada de vida ou morte para ambos os times, sobretudo para o Atlético. Enquanto o Cruzeiro precisa vencer para melhorar sua posição na tabela, já que está na quarta posição atrás de América, Tombense e Caldense, o Atlético necessita desesperadamente da vitória para entrar no grupo dos quatro primeiros classificados e não dar adeus prematuramente à disputa do Campeonato Mineiro. Interessante é o fato de que este pode ser o único clássico entre os dois clubes nesta temporada, tudo dependendo dos resultados dos jogos desta primeira fase da competição, que podem deixar um deles de fora das semifinais. Ou ambos, quem sabe?
O Mineirão estará lotado, com todos os ingressos vendidos, cerca de 60 mil espectadores para ver o confronto maior do futebol mineiro. Sinceramente, pelas performances recentes de ambas as equipes, não prevejo uma partida agradável de se ver pelo lado técnico. Mas a história nos mostra que esta batalha entre os gigantes de Minas sempre resulta em emoções fortes, com nervos à flor da pele, lances inusitados, polêmicas em demasia e nenhuma possibilidade de se fazer previsão quanto ao resultado. Em embates de Atlético e Cruzeiro tudo pode acontecer. 
Espero e torço para que as torcidas façam um bonito espetáculo de paixão e alegria, com todos se divertindo com as gozações, mas sem brigas, confusões ou violência. No espetáculo dentro do gramado, espero que os times apresentem um mínimo de qualidade de jogo, com equipes bem organizadas taticamente, com atletas se preocupando apenas em jogar futebol, criando belas jogadas e balançando várias vezes as redes de lado a lado. E que o melhor vença com toda justiça!

Atlético x Cruzeiro
Local: Mineirão
Data: 07-03-2020
Horário: 19 horas
Razão: Oitava rodada do Campeonato Mineiro
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima
ATLÉTICO: Victor; Guga, Igor Rabello, Gabriel e Fábio Santos; Jair e Allan; Hyoran, Nathan e Otero; Ricardo Oliveira. Técnico: James Freitas.
CRUZEIRO: Fábio; Edílson, Cacá, Léo e João Lucas; Jadsom, Pedro Bicalho e Maurício; Éverton Felipe, Marcelo Moreno e Thiago. 
Um grande abraço espinosense.