Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

2822 - Fundamentais introduções

Quem aprecia verdadeiramente música e se dedica a saboreá-la perpetuamente e por inteiro, consegue facilmente identificar algumas canções só com os primeiros acordes de sua abertura. Coisa rara nos dias atuais, as introduções são partes fundamentais de grandes clássicos da canção, notadamente da seara do Rock and Roll. Quantos não conseguem identificar logo de cara, às primeiras notas, a canção "Jump", do Van Halen? Quem não consegue reconhecer prontamente, logo nos primeiros acordes, a eternamente jovem e atual canção de Zé Ramalho, "Admirável Gado Novo"? E a espetacular canção do Pink Floyd, "Wish You Were Here"? E o solo estonteante do Robertinho do Recife na música "Revelação" do Fagner? E o inconfundível preâmbulo de "Tempo Perdido" da Legião Urbana? Poderia listar aqui dezenas, centenas, milhares de formidáveis aberturas de músicas das mais variadas vertentes, mas vou publicar apenas um vídeo do Rick Beato, em que ele nos apresenta vinte introduções acústicas admiráveis do Rock and Roll, de "Free Fallin´" de Tom Petty a "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin.
Rick Beato é um produtor musical, músico e professor norte-americano que mantém um canal no You Tube dando dicas, apresentando rankings interessantes de artistas e canções e mostrando ao público apaixonado por música, as técnicas e os truques utilizados pelos músicos em suas famosas gravações. Para quem adora música, é muito relevante aprender sobre canções memoráveis e seus intricados processos de criação, na sua série de vídeos intitulada "What Makes This Song Great?" ("O Que Torna Esta Canção Fantástica?"). Ali o músico e professor explica, com riqueza de detalhes, a construção geral da música, com todos os instrumentos sendo apresentados de forma isolada, para encantamento da gente. 
Neste vídeo específico que posto abaixo, o youtuber nos mostra vinte melhores introduções acústicas de sua escolha, dentre elas umas doze ou mais que eu conheço e adoro. Espero que apreciem!
Um grande abraço espinosense.