Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

2600 - O sonho foi adiado mais uma vez

Ainda não será desta vez que o meu Atlético irá enlouquecer mais ainda sua apaixonada e bipolar torcida com a conquista do tão sonhado título do Campeonato Brasileiro de futebol profissional, glória conquistada pelos garotos da categoria sub-20 nesta temporada. Com a inesperada derrota em Goiânia ontem à noite por 1 x 0 para o Goiás, o Atlético, definitivamente, vê adiado o sonho do bicampeonato, animando e alegrando os torcedores arquirrivais do Cruzeiro que, logicamente, se aproveitarão do seu infortúnio para as mais variadas zoações com os atleticanos. Faz parte!

Imagem: Rosiron Rodrigues


A expectativa era grande entre os atleticanos, com quase todos confiando em uma consagradora vitória fora de casa que manteria o time ainda firme na briga pelo título de 2020. Apostando em um esquema com três zagueiros, Gabriel, Réver e Júnior Alonso, que, supostamente, daria mais segurança na defesa e muito mais presença e efetividade no ataque, o técnico Sampaoli foi além e fez algumas mudanças no time titular, sacando Guga e Jair. Mas o caldo azedou. O Goiás fez uma partida perfeita, impecável. Adotou um esquema extremamente retrancado, apostando na defesa fechada com uma linha de cinco e outra à frente de quatro jogadores, com a esperança de matar o jogo em um lance isolado. E não deu outra! Aos 27 minutos do primeiro tempo, após cobrança de lateral e cruzamento de Daniel de Pauli com toda liberdade, o jovem de 20 anos de idade Eduardo Figueiredo da Cruz, o Índio, de apenas 1,70m e nascido em Várzea Grande (MT), subiu mais que os grandalhões Júnior Alonso e Guilherme Arana e cabeceou com precisão no cantinho direito de Everson para marcar o seu primeiro gol como profissional, decretando a derrota alvinegra. Coisas do futebol! O Atlético mandou o tempo inteiro na partida, que se transformou em um "ataque contra defesa", com uma posse de bola extraordinária de 78% e 19 finalizações contra apenas 3 do Goiás, mas foi inoperante e sem criatividade, não conseguindo furar a retranca goiana. É mais um resultado negativo do time de Jorge Sampaoli em confronto com equipes menos qualificadas que jogam fechadinhas, só na defesa. E, infelizmente, mais um resultado desastroso por falhas individuais. Desta vez, de Alonso e Arana, que não conseguiram subir mais alto que um menino de apenas 1,70m. 



Uma grande parte da torcida resolveu colocar como bode expiatório o goleiro Everson. Eu também prefiro o Rafael como titular, por ser mais ágil e seguro debaixo das traves e razoável com a bola nos pés, mas acho uma injustiça com o Everson, que até o momento não falhou em nenhum gol tomado. Ele pode ser azarado, pois quase toda bola que vai no nosso gol entra, mas sempre bolas indefensáveis. Em determinados momentos a torcida também tem razão em criticar o Sampaoli, por suas mudanças constantes na equipe, de esquema e de jogadores, mas temos que entender que o time ainda está em formação, com jogadores chegando ao clube durante a competição, dificultando o entrosamento e a adaptação, casos de Vargas e Zaracho, principalmente. 

Imagem: Rosiron Rodrigues


Mesmo tristes pela perda do título, temos que reconhecer o bom trabalho realizado no clube pela diretoria e pela comissão técnica, lapidando um projeto que pode resultar em conquistas históricas ou não, já que o futebol é imprevisível. Mas é preciso louvar o ótimo trabalho realizado por todos, com investimentos de alta monta em jogadores de alto nível como o Hulk e o Nacho Fernandez, para a formação de uma equipe ainda mais competitiva e qualificada para a nova temporada. Eu, como bom atleticano, estarei com o meu Galo na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na glória ou no fracasso, na Série A ou na Série D, na liderança ou na lanterna, na grana ou na lama, torcendo sempre contra o vento como uma camisa alvinegra no varal de uma casinha branca no sopé da montanha das Minas Gerais.
Um grande abraço espinosense.     

2599 - O Facebook faz 17 anos

Um sucesso gigantesco na era da tecnologia! O Facebook, uma das mais acessadas redes sociais do planeta, chegou ao seu 17º aniversário exatamente hoje, 04 de fevereiro de 2021. Lá em 2004, quatro colegas de quarto da prestigiada Universidade de Harvard lançaram o projeto de rede social que iria atingir nada menos que 2 bilhões de usuários ativos no mundo inteiro. Talvez nem mesmo seus quatro criadores, Mark Zuckerberg, o brasileiro Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, tenham imaginado que sua despretensiosa criação chegasse a números tão significativos, gerando uma gigantesca fortuna, especialmente para o Zuckerberg, que ainda continua à frente da empresa.

Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes


Inicialmente a proposta era tola e machista, a de permitir comparações de beleza das alunas da faculdade. Depois passou a ser um canal de interação que se espalhou pelas outras universidades e chegou ao mundo todo. O nome Facebook veio do livro entregue aos estudantes no início do ano letivo nos Estados Unidos com os dados e imagens dos colegas, para que se conheçam melhor, facilitando o entrosamento e relacionamento nas universidades. Atualmente, no Facebook, os usuários podem, de forma gratuita, criar os seus perfis, adicionar amigos, trocar mensagens e dados, publicar informações, fotografias e vídeos e compartilhar tudo com todo mundo, se preferir. E há muito mais funcionalidades para, por exemplo, fazer marketing pessoal ou de empresas. É um mundo de possibilidades, aberto a qualquer cidadão do planeta. E tudo sem nenhum custo, já que a empresa se mantém com a publicidade e a venda de dados dos usuários. O problema é o mau uso da ferramenta, infelizmente.

Sede do Facebook na Califórnia


O Facebook é ótimo, sensacional, maravilhoso. Uma rede social em que você pode se comunicar com o mundo, enviando suas mensagens, fotografias e vídeos, reencontrando velhos amigos e conquistando novos ou compartilhando conteúdo, só poderia ser valorizado e aplaudido. Mas como tudo na vida, sempre com seu lado negativo, infelizmente existem os haters, os bandidos, os desonestos, os canalhas, que se utilizam da rede para aplicar golpes, enganar pessoas, espalhar discurso de ódio e disseminar fake news e a desinformação. 

O início da rede social


Interessante perceber também os inúmeros perfis dos usuários, com tipos específicos, alguns exóticos. Uns se apegam tão somente a um assunto particular, enquanto outros têm uma visão mais ampla de mundo. Não raro, assuntos mais complexos causam polêmicas, com a explosão de comentários, muitos deles raivosos e preconceituosos. Há pouco tempo, o Facebook teve que se explicar às autoridades americanas por conta de acusações de vazamentos de dados de usuários e sobre a regulação da rede quanto à overdose de fake news compartilhadas.   



A fama e o sucesso do Facebook levaram à produção de um filme, roteirizado por Aaron Sorkin e Ben Mezrich, baseado no livro "The Accidental Billionaires", do mesmo Ben Mezrich, que conta a história da criação da rede social e seus desdobramentos. Nenhum funcionário ou ex-funcionário da empresa teve participação na produção. O filme lançado em 2010, chama-se "The Social Network" ("A Rede Social") e foi dirigido por David Fincher. Recebeu oito indicações ao Oscar. Destas, venceu três categorias: Melhor Roteiro Adaptado (Aaron Sorkin), Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor e Atticus Ross) e Melhor Edição (Kirk Baxter e Angus Wall). Já no Golden Globe Awards, venceu quatro das seis indicações: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Roteiro (Aaron Sorkin) e Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor e Atticus Ross). Estrelaram o filme os atores Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Max Minghella, Joseph Mazzello e Patrick Mapel, ente outros.



Espero que a segurança do Facebook seja reforçada, que os excessos sejam cortados, que as fake news sejam combatidas com veemência, que os criminosos cibernéticos sejam exemplarmente punidos e que a rede social seja utilizada tão somente para a positividade das ações, conectando pessoas e espalhando conteúdo de qualidade e boa informação. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.