Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 23 de março de 2023

3165 - Os 62 anos do Conservatório Lorenzo Fernândez

O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez é um tesouro cultural na história da cidade de Montes Claros. Foi criado pela senhora Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva logo após se casar e estabelecer residência em Montes Claros no ano de 1947, vindo do Rio de Janeiro. Com a ajuda de senhoras da sociedade montes-clarense, Dona Marina foi até os cidadãos de alto poder aquisitivo da comunidade reivindicar contribuições em dinheiro ou em instrumentos musicais e móveis para a escola de música que sonhava implantar. Dona Marina conseguiu realizar verdadeiramente a proeza de fundar uma escola de música na cidadezinha do interior no dia 14 de março de 1961, ao receber, das mãos do então prefeito Simeão Ribeiro Pires, as chaves da casa de número 486 da rua Doutor Veloso, onde iriam estudar por algum tempo os alunos. A instituição, que recebeu o nome do maestro e compositor Oscar Lorenzo Fernândez, pai de Dona Marina, foi posteriormente estadualizada, em 1962. Mudou-se após um tempo para um espaço maior, à rua Doutor Veloso, nº 432. Posteriormente foi transferida para sua sede própria atual situada na Avenida João Chaves, nº 438, no Bairro Jardim São Luiz. O Conservatório oferece cursos de Musicalização, Educação Musical e Curso Técnico e conta atualmente com cerca de 4.415 alunos, sendo 3.740 matriculados em Montes Claros e 675 no anexo implantado em Bocaiúva, com cerca de 200 funcionários, como professores, auxiliares de serviços de educação básica (ASBs) e servidores administrativos. 





Para comemorar os 62 anos da sua fundação, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez esteve presente no Parque Municipal Milton Prates no domingo, 19 de março, com apresentações de vários de seus músicos, inclusive da Orquestra Sinfônica de Montes Claros, sob a regência de Maria Lúcia Avelar. Também se apresentaram o grupo Instrumental Geraldo Paulista, o Pequi Trio, a Banda Fiu Fiu de Cotovia, Nilo Rocha e o Grupo Lírico Bezzi. Na Orquestra toca contrabaixo, com incrível talento e competência, o meu amigo Antônio Carlos Vitorino, o Júnior Falcon. Também participou como convidado especial do show, o exímio guitarrista Warleyson Almeida. Infelizmente, por conta de compromisso no futebol, não pude estar presente. 
No próximo dia 31 de março, na sede da escola, haverá um evento de homenagens a personagens que contribuem ou contribuíram sobremaneira ao crescimento da instituição. Parabéns ao Conservatório e a todos os que fazem parte da sua brilhante história!
Um grande abraço espinosense.