Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 12 de novembro de 2019

2298 - Falecimento de Dona Edelzuita Alves Santos

Foi com grande tristeza que recebi o comunicado, pelo Facebook, do falecimento ocorrido hoje na cidade de Montes Claros de Dona Edelzuita Alves Santos. Ela é esposa do senhor José Calixto e mãe de quatro filhos: Rogério, Marcelo, Natelma e Naelmo. Morava na Rua Conrado Caldeira em Espinosa e tinha 66 anos de idade. 
Ao meu amigo Marcelo e aos demais familiares de Dona Edelzuita, os meus sinceros sentimentos de pesar e tristeza por tão precoce e dolorida despedida, como também a súplica ao Criador para que lhes conceda muita fé, força e resignação para aceitar serenamente os desígnios divinos. 
Que o Senhor Deus a receba de braços abertos no Seu Reino e que ela descanse em completa paz.
Ainda não possuo as informações sobre locais de velório e sepultamento. Logo que as receber, publicarei aqui.
Na fotografia abaixo, cedida gentilmente por Marcelo, a família reunida em torno de Dona Edelzuita.
Um grande abraço espinosense.


     

2297 - Um sonho realizado pelo povo do Campo de Avião

Só mesmo quem é de Espinosa, e das velhas gerações, saberá o que significa a expressão "Campo de Avião" e onde ele esteve localizado por longo tempo até desaparecer debaixo das ruas e construções da avenida que homenageia o saudoso Senhor Izaías Francisco de Souza, líder de numerosa família da comunidade. Pois bem, o Campo de Avião era como conhecíamos o nosso aeroporto, em outros tempos um local bastante distante do centro, hoje já agregado à cidade como um bairro próximo e populoso. Com a ocupação da região além do Araponga por vários moradores, a partir dali cresceu o bairro Santos Dumont, nome escolhido, imagino, pela relação com a aviação. 
Atualmente o bairro conta com ruas asfaltadas, com a Escola Estadual Santos Dumont, com a Creche Municipal Dindinha Almerinda, com a Creche Proinfância Nivaldo Faber da Silva, com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santos Dumont e com a sede da AABB, a minha tão amada Associação Atlética Banco do Brasil, onde vivi momentos inesquecíveis. Também ali mora minha querida amiga Nilza, companheira de trabalho nas dependências do Banco do Brasil por longos anos, e muitos parceiros de bola como Tone Muriçoca, Beá, Dinha, Guim, Lói, Negão e Branco, entre tantos outros.
Agora, na parte central do bairro, estará sendo realizado um sonho de muitos moradores, a urbanização da Praça José Yeyé Antunes. Lembro-me com saudade dos tempos idos quando naquele espaço havia somente uma enorme caixa d´água e um largo adiante onde jogávamos bola no campo de terra batida. Ali tive uma das maiores decepções dos meus tempos de adolescente atleta de futebol. Jogando pelo Cruzeirinho, perdemos para o nosso então maior rival, o Sayonara de Etivaldo, de forma vexatória por 3 x 0, três gols do atacante Dinga, que mais tarde seria "contratado" pelo nosso saudoso presidente Mateus Salviola Antunes.
Atualmente, aquele espaço está completamente diferenciado, com a urbanização da Praça Yeyé Antunes pela administração Mílton Barbosa Lima, atendendo a uma antiga e justa reivindicação dos moradores. O novo espaço de lazer para a comunidade espinosense homenageia o conterrâneo José Yeyé Antunes, profissional do transporte de mercadorias e empresário que morou por muitos anos em uma casa onde hoje funciona a agência do Banco do Brasil da cidade.




Parabéns à administração da cidade pela conclusão da obra tão aguardada e peço encarecidamente aos integrantes da comunidade para que usufruam do novo e aconchegante espaço público com o maior cuidado na preservação das instalações, pois tudo ali é propriedade de todo o nosso povo. 
A inauguração acontecerá no próximo dia 15 de novembro, feriado de sexta-feira, a partir das 17 horas, contando com barraca de peças artesanais, distribuição de mudas de plantas e com a seguinte programação:
17 horas - Rua de Lazer e Academia de Dança
18 horas - Apresentação do Projeto Social É Preciso Saber Viver
19 horas - Cerimônia de inauguração da praça
20 horas - Apresentação musical de Pollyana Caires e homenagens da cidade a ela
21 horas - Show de Ralyson e Róbson
Vamos prestigiar, meu povo! 
Um grande abraço espinosense.


Imagens: Wagner Oliva