Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 22 de julho de 2018

2014 - A música e a poesia afiada de Gilberto Gil

Surpreendi-me maravilhosamente agora há pouco com uma nova canção do mestre Gilberto Gil. Sempre eloquente e poético, Gil expressa em versos inspirados o seu sentimento profundo sobre os tempos sombrios e de tamanha intolerância e ódio que vivemos atualmente. Como todo gentil homem, dotado de inteligência incomum e clarividência exorbitante, o velho baiano expressa de forma magistral o que seus olhos cansados, seu coração de bondade e sua alma de esperança sentem no espectro tenebroso e cotidiano da Pátria Brasil. 
O desabafo contido e sereno de Gil cabe perfeitamente no que também sinto, exalado em versos como "Dos tantos que me preferem calado, poucos deles falam em meu favor, a maior parte adere ao coro irado, dos que me ferem com ódio e terror".
Ah, como é prazeroso ver que, mesmo com tantas letras de músicas de sucesso estrondoso que nada de proveitoso trazem, ainda há espaço para a poesia e a verdade nua e crua, sutil e contundente. Não há como não lembrar de outros versos tão lindos e certeiros, como os do saudoso Renato Russo: "Quem me dera ao menos uma vez, provar que quem tem mais do que precisa ter, quase sempre se convence que não tem o bastante, fala demais por não ter nada a dizer" (Música Índios, do 2º álbum da Legião Urbana, "Dois").  
Viva o grande Gilberto Gil e a música popular brasileira! Viva quem tem muito a dizer! Viva a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade!
Um grande abraço espinosense.





OK OK OK
Gilberto Gil

Ok, ok, ok, ok, ok, ok
Já sei que querem a minha opinião
Um papo reto sobre o que eu pensei
Como interpreto a tal, a vil situação

Penúria, fúria, clamor, desencanto
Substantivos duros de roer
Enquanto os ratos roem o poder
Os corações da multidão, aos prantos

Alguns sugerem que eu saia no grito
Outros que eu me quede quieto e mudo
E eis que alguém me pede “encarne o mito”
“Seja nosso herói”, “resolva tudo”

Dos tantos que me preferem calado
Poucos deles falam em meu favor
A maior parte adere ao coro irado
Dos que me ferem com ódio e terror

Já para os que me querem mais ativo
Mais solidário com o sofrer do pobre
Espero que minha alma seja nobre
O suficiente enquanto eu estiver vivo

ok, ok, ok, ok, ok, ok
Ainda querem a minha opinião
Um papo reto sobre o que eu pensei
Como interpreto a tal, a vil situação

Que o nobre, nobre mesmo, amava os seus
Prezava mais o zelo e a compaixão
Tratava seu vassalo com afeição
A mesma que pelo cão e o cavalo

Então não falo, músico e poeta,
Me calo sobre as certezas e os fins
Meu papo reto sai sobre patins
A deslizar sobre os alvos e as metas

Ok, ok, ok, ok, ok, ok
Sei que não dei nenhuma opinião
É que eu pensei, pensei, pensei, pensei
Palavras dizem sim, os fatos dizem não

2013 - AMIL, uma empresa de imenso valor para Espinosa

Na terra onde por muitos anos a cultura do algodão foi base fundamental da economia municipal, mais tarde infelizmente dizimada pela praga do bicudo, surgiu no ano de 1984, em Espinosa, uma pequena empresa de comercialização de tecidos e retalhos batizada de AMIL, o sobrenome do fundador ao contrário. Com o passar do tempo, devido ao trabalho árduo, à determinação firme e inabalável e à visão ampla e abalizada do seu criador, o empresário Lucivaldo Barros Lima, essa pequena empresa se agigantou, se modernizou, se estruturou com o melhor da tecnologia, se dedicou a treinar de forma perfeita seu corpo de colaboradores, se aperfeiçoou na criação de produtos inovadores, sofisticados e de alta qualidade e alçou voos nacionais e até internacionais com imenso sucesso. 
Atualmente funcionando no Polo Industrial de Espinosa, onde conta com um espaço de mais de 26.000 m² e uma estrutura construída de mais de 5.000 m², a empresa tornou-se forte, organizada, moderna e competitiva, fabricante de excelentes e diversificados produtos, atendendo a mais de 8 mil lojistas pelo país e funcionando como importante fonte de empregos para um considerável contingente de cidadãos espinosenses. 
No seu portfólio de produtos, focado no segmento masculino, estão calças, camisas e bermudas de modelos, tecidos, cores e estampas diversas, para venda e entrega rápida em todo o território nacional. Para a confecção desses produtos são usadas as melhores matérias-primas, muita pesquisa, eficiência, cortes automatizados e precisos em equipamentos de última geração, além de grande investimento na qualificação dos empregados. Por ano, são produzidas cerca de 1 milhão e 300 mil peças, com possibilidade de estoque de cerca de 350 mil peças, o que permite gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos na cidade de Espinosa, contribuindo de forma relevante para o seu desenvolvimento. Surpreendeu-me positivamente, quando da minha visita às instalações da AMIL, a organização primorosa, a limpeza impecável, o ambiente sereno e silencioso do lugar e a dedicação e orgulho dos funcionários em fazer parte da empresa.
O responsável por tudo isso é um cidadão exemplar, tranquilo, sossegado, batalhador, que fala pouco e sem levantar a voz. Sempre longe dos holofotes, concentrado no trabalho e na família. Conheço Lucivaldo há um longo tempo e tenho acompanhado sua trajetória profissional, mesmo distante. Além da sua sempre louvável conduta profissional no trato com os seus clientes, fornecedores e subordinados, é necessário salientar o seu apurado senso de solidariedade, com sua atuação corriqueira e discreta na ajuda aos irmãos em dificuldades. Durante nossa visita à sua empresa, dias atrás, ele fez uma doação de uma grande quantidade de retalhos para que minha esposa Cléa e suas colegas de ação beneficente pudessem continuar fabricando mantas, cobertores e roupinhas para oferta às mamães carentes e aos seus recém-nascidos. 
Parabéns e obrigado ao Lucivaldo pelo seu belo trabalho de real significado para a nossa cidade, como também aos competentes Leonardo Souza e Leandro Silva e a todos os demais funcionários que constroem a cada dia, de maneira eficiente e qualificada, a empresa AMIL.
Um grande abraço espinosense.


A AMIL está no Facebook, no Instagram e no Snapchat no endereço /amilconfeccoes. O e-mail é: contato@amilconfeccoes.com.br. Os telefones para contato são (38) 3812-2800 e 3812-3003, das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. O endereço da empresa é Rua C, 310, KM 16, MGC 122 - Bairro Industrial - 39510-000 - Espinosa - MG. O endereço do site é: http://www.amilconfeccoes.com.br.