Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

2853 - Espinosense José de Freitas Tolentino recebe título de Cidadão Honorífico de Gurupi (TO)

No último dia 13 de dezembro, segunda-feira, a Câmara de Vereadores da cidade de Gurupi, no estado do Tocantins, promoveu uma sessão solene para homenagear cidadãos não naturais da cidade que prestaram relevantes serviços para o desenvolvimento do município. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Mauro Cunha e contou com as presenças da prefeita Josi Nunes, de vereadores, de secretários de estado e do município, do deputado Eduardo do Dertins, do presidente da Assembleia Legislativa Antônio Andrade e do governador Wanderlei Barbosa. 

Foram homenageadas 24 personalidades:
Ana Paula Moreira Aguiar
Antônio Baltazar Cardoso de Oliveira, Pastor
Antônio Gomes da Silva
Antônio Poincaré Andrade, Deputado Presidente da Assembleia Legislativa
Celso Rocha da Silva
Deusdeth Alves Glória
Eduardo Bonaruga (do Dertins), Deputado Estadual
Ézio Paulo da Cruz
João Veloso Dias
Josaphá Alves de Abrantes
José de Freitas Tolentino
José Rodrigues da Silva
José Rosa Campos
José de Sousa
Leonísio de Oliveira Santos
Lúcio Silva Alfenas
Maurício Nauar Chaves
Neiva Salvador Taube
Orlando Alves Matos (Pequi)
Raimundo Nonato de Oliveira
Richard Teixeira Figueiredo
Robson Carlos da Silva
Vitor Boaventura da Silva
Wanderlei Barbosa Castro, Governador do Tocantins

Entre os homenageados está o senhor José de Freitas Tolentino, empresário e bancário aposentado do Banco do Brasil que reside em Gurupi há algumas décadas, colaborando para o progresso da cidade tocantinense. Tolentino, como é conhecido por lá, ou o Zé de Freitas, ou Zé de Zu, ou ainda Zé de Louro, como é identificado pelos espinosenses, é filho dos falecidos Juvercina Tolentino de Freitas, a Dona Zu costureira da Rua da Resina, e do Alysson Antunes de Freitas, o sanfoneiro Louro Mineiro, e irmão de Joana D´Arc e meu também, com todo orgulho.
Ao meu mano querido, gente da melhor qualidade como filho, pai, avô, esposo, irmão, profissional, cidadão, os meus efusivos parabéns pelo reconhecimento até um tanto tardio pela sua honradez, dignidade e trabalho em prol da evolução da comunidade gurupiense. Nada mais justo que, enfim, se efetue esta demonstração de gratidão pela comunidade de Gurupi, onde ele chegou há décadas, ainda jovem, para ali se realizar profissionalmente e criar raízes com a formação da sua bela família com uma filha da terra, Júlia. 
Um grande abraço espinosense.