Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

3303 - AABB MOC no JESAB Divinópolis

Neste final de semana, nos dias 23 e 24 de setembro, a Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros esteve participando dos jogos estaduais da Fenabb, a JESAB 2023, na cidade de Divinópolis. Os associados da AABB MOC disputaram várias modalidades, como Futebol Minicampo Hipermáster Masculino, Futebol Minicampo Máster Masculino, Futebol Minicampo Supermáster Masculino, Futsal Livre Masculino, Voleibol Livre Feminino, Vôlei de Areia 4 x 4 Livre Misto, Vôlei de Areia Livre Masculino, Vôlei de Areia Livre Feminino, Futevôlei Livre Masculino, Beach Tennis Livre Masculino, Beach Tennis Livre Feminino, Tênis Simples Livre Masculino, Tênis de Mesa Livre Masculino, Tênis de Mesa Livre Feminino, Peteca Livre Masculino e Sinuca Adulto Misto.



Ao contrário de muitas outras edições vitoriosas para a nossa AABB MOC, desta vez as medalhas de ouro não foram conquistadas nas competições mais importantes, como as do Futebol e Futsal, infelizmente. Ganhamos o título em cinco categorias: Voleibol, Vôlei de Areia 4 x 4, Vôlei de Areia, Beach Tennis e Sinuca.
Ao final das competições, a AABB MOC conquistou os títulos nas categorias Voleibol Livre Feminino, Vôlei de Areia 4 x 4 Livre Misto, Vôlei de Areia Livre Masculino (João Pedro Silva Rodrigues e Jomerson Antunes Alves), Beach Tennis Livre Feminino (Amanda Oliveira de Castro Ribeiro e Jordana Cristina Costa Mendes) e Sinuca Adulto Misto (Farley Jean de Sousa). Em outras seis competições a AABB Montes Claros conseguiu conquistar o segundo lugar: Futebol Minicampo Hipermáster Masculino (perdeu para Itaúna por 3 x 1), Futebol Minicampo Supermáster Masculino (perdeu nos pênaltis para Uberlândia), Futevôlei Livre Masculino (derrota para Unaí), Tênis Simples Livre Masculino (derrota para Curvelo), Tênis de Mesa Livre Feminino (derrota para Corinto) e Peteca Livre Masculino (derrota para Divinópolis).



Depois de uma cansativa viagem de ônibus de cerca de 11 horas, a delegação abebeana montes-clarense desembarcou em Divinópolis por volta das 7 horas da manhã do sábado, 23 de setembro, participando da cerimônia de abertura realizada no ginásio da AABB local. Logo após os atletas se separaram para participar das competições, alguns na sede da AABB, outros no clube Estrela do Oeste, localizado bem próximo, a cerca de 500 metros, do outro lado da rodovia. Foi lá que a equipe do Hipermáster jogou suas três partidas. Como os jogos eram realizados em horários coincidentes, não nos foi possível acompanhar as partidas dos companheiros de Montes Claros. Assim vou descrever apenas os nossos jogos na categoria Hipermáster.



No nosso primeiro compromisso, entramos em campo perto das 11 horas da manhã, sob um Sol escaldante, para enfrentar o nosso único adversário na primeira fase, Coromandel. Começamos bem, marcando dois gols, ambos de Batatinha. O rival descontou, mas conseguimos fazer 3 x 1 no placar, com um gol de Eustáquio. O adversário diminuiu o placar novamente, decretando o resultado final da nossa vitória por 3 x 2. Mais tarde, no mesmo local, enfrentamos pela segunda vez a equipe coromandelense, em uma partida incrivelmente emocionante e surreal. Novamente começamos bem a partida, fazendo rapidamente dois gols, com o atacante Valdemir. Aí começou o imprevisível, com uma reação extraordinária do time rival, empatando e virando o placar para 3 x 2. Com um gol de Deraldo, igualamos o placar, mas logo em seguida vacilamos e levamos mais dois gols, ficando atrás no resultado que nos tiraria da final, 5 x 3 para Coromandel. Com o tempo se esvaindo rápido, o treinador Wandaick tomou uma decisão arrojada, apostando na qualidade técnica do craque João Carinha, que havia sido deslocado para o gol desde o início da competição devido, infelizmente, à ausência do goleiro titular Zé Roberto, afastado para tratar da saúde. O zagueiro Tiãozinho colocou a camisa de goleiro e as luvas e foi para o gol, com João Carinha retomando o seu lugar de origem, na criação de jogadas no meio de campo. E funcionou! No pouco tempo que restava, João Carinha e Batatinha marcaram em sequência e confirmaram, com o empate em 5 x 5, a nossa classificação para a disputa do título contra a excelente equipe de Itaúna. 



No quente domingo, pouco depois das 9 horas, entramos em campo para a decisão. Mesmo sendo alertados pelo treinador sobre a forma de jogar do adversário, levamos um gol logo no início, através da sua jogada mais corriqueira e perigosa, com o pivô escorando a bola para finalização de um meio-campista. Em seguida, em lance inusitado e infeliz, levamos mais um gol em atrasada de bola pro goleiro. Com dois a zero no placar, não havia jeito, tivemos que parar, respirar e retornar com a concentração e posicionamento correto para tentar reverter o placar totalmente adverso. Em boa jogada com Valdemir, Reginaldo marcou um belo gol que nos colocou novamente no jogo. Mais tranquilos e concentrados, igualamos a intensidade e a performance com o adversário, tentando encontrar espaços na forte marcação do oponente para buscar o empate, que infelizmente não aconteceu. Novamente com a troca de Tiãozinho no gol com João Carinha na linha, a reação não veio. Partindo para o tudo ou nada, levamos um terceiro gol no final da partida e perdemos o título. Tivemos nossas falhas individuais e coletivas que contribuíram para o insucesso, mas temos que exercitar a humildade e reconhecer a qualidade técnica e tática da equipe de Itaúna que nos venceu com todo o merecimento.



Tive a oportunidade de assistir à parte final da partida decisiva da categoria Supermáster, entre Montes Claros e Uberlândia. Duelo de gigantes! Duas equipes extremamente fortes, coesas, habilidosas e competentes que duelaram de igual para igual no tempo normal. Ambos mereciam a vitória, mas a decisão veio na disputa dos pênaltis, com a conquista do título pela equipe de Uberlândia. 
Saber perder, assim como é saber ganhar, é condição indispensável aos serenos, sensatos e justos. Temos que aprender com os erros e seguir adiante melhorando cada vez mais a preparação para a disputa dessas competições, tendo consciência de que no esporte, assim como na vida, não se ganha sempre e que temos que aceitar resolutos e prudentes as conquistas e os fracassos, sem a procura insana e furiosa por culpados.     



Os Campeões e Vices nas várias modalidades:
FUTEBOL MINICAMPO ADULTO MASCULINO - CAMPEÃO: Campo Belo, VICE: Bocaiuva
FUTEBOL MINICAMPO HIPERMÁSTER MASCULINO - CAMPEÃO: Itaúna, VICE: Montes Claros
FUTEBOL MINICAMPO MÁSTER MASCULINO - CAMPEÃO: Pará de Minas, VICE: Bocaiuva
FUTEBOL MINICAMPO SUPERMÁSTER MASCULINO - CAMPEÃO: Uberlândia, VICE: Montes Claros
FUTSAL LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Pitangui, VICE: Sacramento
VOLEIBOL LIVRE FEMININO - CAMPEÃO: Montes Claros, VICE: Coromandel
VOLEI AREIA 4X4 LIVRE MISTO - CAMPEÃO: Montes Claros, VICE: Pará de Minas
VOLEI DE AREIA LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Montes Claros (João Pedro Silva Rodrigues e Jomerson Antunes Alves), VICE: Itaúna
VOLEI DE AREIA LIVRE FEMININO - CAMPEÃO: Passos, VICE: Divinópolis
FUTEVÔLEI LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Unaí, VICE: Montes Claros (Júneo César de Jesus Barbosa e Vítor Francisco Assis Ribeiro)
TRUCO ADULTO MISTO - CAMPEÃO: Coromandel, VICE: Pará de Minas
BEACH TENNIS LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Curvelo, VICE: Muriaé
BEACH TENNIS LIVRE FEMININO - CAMPEÃO: Montes Claros (Amanda Oliveira de Castro Ribeiro e Jordana Cristina Costa Mendes), vice Bicas
TENIS SIMPLES LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Curvelo, VICE: Montes Claros (Ivair Batista Santos)
TENIS DE MESA LIVRE FEMININO - CAMPEÃO: Corinto, VICE: Montes Claros (Silvânia Lima Pereira)
TENIS DE MESA LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Divinópolis, VICE: Bocaiuva
PETECA LIVRE MASCULINO - CAMPEÃO: Divinópolis, VICE: Montes Claros (Gilvan Pereira Barbosa e Renan Souza de Brito)
SINUCA ADULTO MISTO - CAMPEÃO: Montes Claros (Farley Jean de Sousa), VICE: Unaí
XADREZ LIVRE MISTO - CAMPEÃO: Patos de Minas, VICE: Juiz de Fora



Participar de uma edição dos jogos da Fenabb é uma experiência maravilhosa de muita alegria, curtição e confraternização, além, claro, do objetivo principal que é competir leal e determinadamente com a vontade de ganhar os títulos e medalhas de campeão das várias modalidades. O ambiente desses eventos esportivos nas AABBs é de amizade, contentamento e união, mesmo em espaço curto de tempo, entre viagens cansativas e jogos desgastantes. Obviamente que aconteceram alguns imprevistos e falhas, mas no geral tudo funcionou a contento. É importante agradecer, reconhecer e louvar a todos os envolvidos neste especial acontecimento, desde os organizadores, dirigentes, associados, árbitros, mesários, motoristas, até os muitos trabalhadores que estiveram ativamente atendendo à multidão no final de semana na AABB de Divinópolis e no Estrela do Oeste Clube. 
Parabéns a todos os participantes, sem distinção a vitoriosos e derrotados. Que estejamos vivos, com ânimo e saúde para a próxima disputa em 2024!
Um grande abraço espinosense.