Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

2353 - Um passeio pelo Parque Nílson Dias da Silva, o Parque das Mangueiras

Localizado na Avenida Leonel Beirão de Jesus, no Bairro João Botelho em Montes Claros, o chamado Parque das Mangueiras na verdade chama-se Parque Nílson Dias da Silva, em homenagem ao famoso Nílson Espoletão, um dos maiores craques da história do futebol montes-clarense. O espaço verde de lazer na cidade foi criado no ano de 2012 na administração do prefeito Luiz Tadeu Leite. 


Nascido em 9 de dezembro de 1937 e falecido em 13 de outubro de 1997, Nílson Espoletão era um competente pintor de paredes na profissão e mais competente ainda atuando nos campos de futebol, com toda eficiência e elegância, na posição de volante da equipe do Cassimiro de Abreu e por pouco tempo no time do Ipê, do deputado Edgar Pereira. Iniciou sua trajetória de sucesso no infantil do Esporte Clube Vera Cruz. Com a enorme habilidade para jogar futebol, foi encaminhado para atuar no poderoso Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes de 1968, mas ressabiado por não receber vencimentos, largou o centro de treinamentos do clube, foi até um escritório da empresa dos Irmãos Pereira na capital e conseguiu uma passagem de volta até Corinto, onde se juntou à turma do seu Cassimiro que lá disputava um torneio, sagrando-se campeão.    
Nílson Espoletão era habilidoso, técnico, clássico, elegante, virtuoso, um craque completo em campo. E também fora dele, construindo uma família coesa e digna com sua esposa Maria José Barbosa e com os filhos Nilcia, Consuelo, Nadilson Kleber, Nilson Jr, Nilcéia, Nubia, Nairlan e Neryelle.

Fotografia de Nairlan Clayton Barbosa

O Parque Nílson Dias da Silva oferece um ambiente agradabilíssimo com muitas árvores, presença abundante de pássaros das mais variadas espécies, amplo espaço gramado, pista para caminhada, bancos de madeira, academia, palco para manifestações artísticas, além do estádio Municipal Nílson Espoletão, já dotado de gramado e iluminação, aguardando apenas a sua inauguração oficial em breve. Uma excelente opção para quem gosta de ar puro e um lugar agradável para apreciar a Natureza e curtir um pouco de paz neste mundo tão injusto, desumano e turbulento.
Um grande abraço espinosense.