Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 20 de janeiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 24

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Um fato que realmente influencia e faz crescer o futebol de uma localidade é a rivalidade existente entre os clubes. O que seria do Atlético se não existisse o arquirrival Cruzeiro? Esta concorrência é extremamente benéfica quando se dá em harmonia, paz e respeito entre as partes, sem ódio, intolerância e violência. Em Espinosa esta rivalidade se deu entre M. Teixeira (depois Espinosense) e Santa Cruz, entre Cruzeirinho e Sayonara, no início, e entre Cruzeirinho e Ypiranga, tempos depois. Entre os atletas veteranos a "guerra pacífica" acontecia entre as qualificadas equipes do Bola de Ouro, comandada por Celino e Carlinhos, e do 9 de Março, comandada por Tarcisinho. Foram poucos jogos entre ambos, com títulos conquistados em campeonatos por um e outro.





Nesta última fotografia registrada no domingo da final de um campeonato de veteranos realizado no Estádio Caldeirão em que saiu vencedora a equipe do Bola de Ouro com um gol do zagueiro Nenzão, aparecem intercalados os dois times rivais em completa harmonia, como sempre deve ser. Estão em pé, Rogerinho, Joaquim, Fonso, Dodó, Palau, Nívio, Zinho, Toninho, Tintin, Pote, Ró, Celino e o goleiro que não identifiquei. Agachados estão Eustáquio, Nenzão, Tarcisinho, o gerente do Bradesco à época de quem esqueci o nome, Rubens, Robinho, Walter, este não me recordo o nome, Dai e Neguinho.
Arquirrivais sim, inimigos nunca! Apenas leais adversários. Abraços para esta turma boa demais!
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 23

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Somente os mais velhos irão se recordar dos terríveis anos de inflação desgovernada no final da década de 80 e início da década de 90, quando os índices inflacionários chegaram a números estratosféricos no Brasil, período em que administraram o país os presidentes José Sarney e Fernando Collor de Mello. Tal situação caótica descambou para uma taxa de inflação acima de 80% ao mês, fazendo os preços das mercadorias praticamente dobrar em um único mês, corroendo inapelavelmente os salários dos trabalhadores e dificultando a vida de todos nós, especialmente os mais pobres que não tinham recursos para aplicação no famoso overnight. A coisa só melhorou quando, depois de vários planos econômicos malsucedidos e fracassados, foi lançado o Plano Real, no governo do presidente Itamar Franco.
Foi nesta época desastrosa da nossa história que em Espinosa ocorreu, se não me engano, a primeira greve de grandes proporções, que resultou no fechamento da agência local do Banco do Brasil por alguns dias até que as reivindicações dos funcionários fossem em parte atendidas. O nosso salário estava tão corroído pela inflação galopante que, mesmo com medo de represálias por parte do governo e a ameaça de demissão, reunimo-nos em assembleia e decidimos aderir à greve nacional dos bancários. Foi uma experiência traumática, tensa, mas extremamente recompensadora, pelo sentimento de união, força e coragem em lutar pelos nossos direitos.




A turma de funcionários do Banco do Brasil nesta época era formada por gente da melhor qualidade, com colegas de trabalho que se transformaram em amigos fieis, leais e eternos. Na histórica foto diante da faixa da greve e do prédio da agência do BB em Espinosa estão Fernando, Eustáquio, Tiãozinho, Izaías (Zazá), Carlos Magno (Magrão), Serjão, Quinha, Álvaro, Waldir, Helena, Zé Américo, Sampaio, Francelino e Vânia, todos eles guardados para sempre em meu coração. 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.