Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 26 de maio de 2023

3212 - O novo Parque da Paz

Uma das mais elogiáveis ações da administração municipal de Montes Claros certamente foi a criação de diversos parques na cidade, favorecendo a preservação do Meio Ambiente e proporcionando à população excelentes locais propícios ao lazer, à prática saudável das caminhadas e à contemplação da Natureza.
O mais novo ambiente natural ofertado ao usufruto da população é o Parque da Paz, uma área de 26.172 metros quadrados localizada ao lado das ruas José Luiz Xavier, Natal e Walter Linhares Frota Machado, colada ao Condomínio Portal das Acácias no Bairro Ibituruna. O local ainda está sendo preparado para a utilização da população, com os derradeiros retoques sendo feitos para a liberação completa no dia 5 de junho de 2023, Dia Mundial do Meio Ambiente, quando será a inauguração do espaço. 
No local, onde existe uma boa quantidade de mata nativa preservada, com a presença de muitos pássaros da fauna regional, foram instaladas mesas, bancos, ponte de madeira, passarelas, calçamento, iluminação e uma extensa pista para a prática de caminhada pelas pessoas da comunidade. Foram plantadas cerca de 200 mudas de árvores frutíferas e ornamentais, nativas do cerrado, como amora, goiaba, pitanga, acerola, ipê-rosa, ipê-verde, ipê-mirim, ipê-amarelo, caraiva, jacarandá e magnólia. A equipe operacional da SEMMA executou serviços de capina e poda em toda a sua extensão, realizando a limpeza e a retirada de materiais inservíveis. 
Ainda faltam mais bancos e um pórtico de madeira com a denominação do parque, mas já se pode dar uma tranquila e prazerosa caminhada pela pista em contato direto com a Mãe Natureza ao som dos pássaros em volta. Parabéns à administração municipal por mais esta obra. Os amantes do Meio Ambiente agradecem. 
Um grande abraço espinosense. 

Atualização em 10-06-2023: o Parque da Paz foi inaugurado e já ganhou uma placa e um belo pórtico de madeira logo na sua entrada.