Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 2 de março de 2020

2372 - Montes Claros perde Dona Zezé Colares

A cidade de Montes Claros amanheceu um tanto cinza hoje, chorando a partida de uma das suas mais ilustres figuras. Maria José Colares de Araújo Moreira, filha de Nozinho Colares e de Maria de Lourdes Narciso, bastante conhecida na cidade como a folclorista e professora de História da Música e de Piano Zezé Colares, faleceu aos 89 anos de idade. Ela foi uma das grandes defensoras da arte e da cultura, criando, ao lado das amigas Marina Lorenzo Fernandez, Dalva Rocha, Terezinha Wanderley Alcântara e Selda Cabral, do prestigiado Grupo Folclórico Banzé. A associação cultural sem fins lucrativos foi criada no dia 20 de maio de 1968, com o intuito de pesquisar, preservar e difundir as tradições culturais e folclóricas de diversas regiões do Brasil e, em especial, do Norte de Minas Gerais. 


Sob o dedicado comando de Dona Zezé Colares, o Banzé criou asas e voou alto por vários países do mundo, representando o Brasil e levando a nossa rica cultura para apresentações na Grécia, Itália, Espanha, Portugal, Áustria, Bélgica, Holanda, Polônia, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Peru, entre outros países. Em Montes Claros, o Banzé maravilhou a comunidade com suas apresentações cheias de cores, sons, danças e autênticas manifestações populares, sendo o anfitrião de grupos folclóricos nacionais e estrangeiros que aqui estiveram quando Montes Claros sediou o Festival Internacional do Folclore. 

Nossa linda conterrânea Vanessa Mourão brilha no Banzé

Para atingir o seu objetivo de valorizar e eternizar a cultura popular, o grupo Banzé resgatou velhas danças tradicionais do Brasil, entre elas zabumba, candomblé, traíra, festa do Rosário, catopê, São Gonçalo, pastorinhas, carneiro, catira, mineiro-pau, xerém, frevo, siriá, bastão, coco, danças gaúchas e ciranda. Criou o Centro de Tradições Mineiras – CTM, Museu do Folclore, que foi inaugurado em 12 de agosto de 1993 como uma extensão da Faculdade de Educação Artística da Universidade Estadual de Montes Claros, a Unimontes. Também produziu e gravou, na década de 1970, dois LPs e, alguns anos mais tarde, produziu um CD musical, preservando e mantendo vivas as memórias da nossa riquíssima cultura.


A cidade de Montes Claros chora a enorme perda de Dona Zezé Colares, mas todo o seu trabalho em prol da cultura brasileira permanecerá no coração e na alma de todos os que viram de perto toda a beleza da arte espalhada pelo mundo através do seu Grupo Banzé.
Um grande abraço espinosense. 

2371 - O Rotary Club chega a Espinosa

"Mais se Beneficia Quem Melhor Serve a Seus Companheiros", de Arthur Frederick Sheldon; e "Servir, Porém Não a Si Próprio", de Ben Collins, foram as duas frases que inicialmente catalisaram o sentido da existência do Rotary Club na América. Com leves mudanças de escrita após algum tempo, as duas frases foram como que fundidas no lema "Dar de Si Antes de Pensar em Si", que expressa atualmente, de forma incontestável e inabalável, a instituição que trabalha de forma altruísta e abnegada em prol da Humanidade.   
O Rotary surgiu quando, nos Estados Unidos, mais especificamente na cidade de Chicago, um jovem advogado de nome Paul Harris resolveu criar uma comunidade com alguns amigos trabalhadores de vários setores, com o intuito de trocar ideias e moldar duradouras amizades. Era o dia 23 de fevereiro de 1905, quando ele e seus colegas criaram oficialmente a instituição. O nome Rotary deve-se ao fato de as reuniões acontecerem em rodízio, cada uma em casa ou escritório de sócios diferentes. Com o passar do tempo eles ampliaram sua visão humanitária e passaram a agir dedicadamente em projetos sociais, procurando atender às necessidades básicas de suas comunidades, como também de projetos mais amplos de soluções de problemas mundiais. A ideia se espalhou pelos Estados Unidos, chegando à América do Sul através do inglês Herbert Coates, que morando no Uruguai, criou o Rotary Club de Montevidéu em 1º de fevereiro de 1919. No Brasil, o Rotary se iniciou na cidade do Rio de Janeiro, com a fundação sendo realizada em 15 de dezembro de 1922 e a admissão pelo Rotary International acontecendo em 23 de fevereiro de 1923. 
O Rotary Club de Montes Claros foi o primeiro no estado de Minas Gerais e o terceiro no Brasil, atrás apenas dos de Rio de Janeiro e São Paulo. Funcionou como clube provisório a partir de 31 de dezembro de 1945, conquistando a sua Carta de Admissão com o Rotary International em 22 de abril de 1946.
O Rotary é constituído por três elementos: os Rotary Clubs, o Rotary International e a Fundação Rotária, que juntos conseguem integrar os associados de todo o mundo na busca incansável de propagar o bem e cuidar das pessoas indistintamente. Para entender um pouquinho a filosofia desta instituição mais que centenária, é preciso conhecer a base da Prova Quádrupla, que expressa em poucas palavras o porquê da sua existência, refletindo sobre algumas questões íntimas, onde não há espaço para desonestidade, hipocrisia e egoísmo.  

Do que nós pensamos, dizemos e fazemos:
"É a verdade?"
"É justo para todos os interessados?"
"Criará boa vontade e melhores amizades?"
"Será benéfico para todos os interessados?" 





Imagens do Jornal de Espinosa - Wagner Oliva


Imagens de AlexSandra David Cangussu Tolentino

Em Espinosa, o Rotary foi inaugurado há pouco, no dia 28 de fevereiro de 2020, com a presença do governador do Distrito 4760 de Montes Claros, o Senhor Nélson Fonseca Leite e sua esposa Cristina Godói Leite, da presidente do Rotary de Espinosa, AlexSandra David Cangussu Tolentino, e da Governadora Assistente e Conselheira do Rotary de Espinosa, Rose Durães, além de vários ilustres integrantes do mais novo clube de serviços de Minas Gerais, entre eles Ana Paula, Florito Nogueira, Ielva Tércio, Leandra Neves, Lauro Mendes, Leandro Silva, Daniel Nicoletti, Lucineya Pereira Carvalho Xavier, Jandira Leão, Terezinha Emília Gonçalves Lopes, Gildete Rodrigues e Marcos Caires. 
Espinosa ganha mais um belíssimo trabalho voluntário em defesa da dignidade no trabalho, da boa relação entre as pessoas de todas as esferas sociais, da defesa da paz, da justiça e da ética na nossa comunidade. Desejo de coração a todos os integrantes do Rotary de Espinosa todo o sucesso e boa sorte nesta árdua empreitada em favor do bem de todos os espinosenses. Que Deus os proteja!
Um grande abraço espinosense.