Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

2140 - A esplêndida Cachoeira do Serrado

Depois de muitas promessas não cumpridas de ir conhecê-la, eis que finalmente tive o imenso prazer de visitar, desfrutar e me deslumbrar com a maravilhosa Cachoeira do Serrado. Localizada na Serra Geral, dentro da área da Comunidade de Serra Branca, na cidade norte-mineira de Porteirinha, a belíssima cachoeira tem 70 metros de altura, permanecendo perene com sua queda d´água durante todo o ano, em vazões variadas de acordo com as chuvas.
A visitação a esta maravilha da Natureza é muito fácil, com sinalização razoável no percurso. Depois de deixar a estrada asfaltada que liga Mato Verde a Porteirinha, é só entrar na boa e tranquila estrada de terra e percorrer cerca de 10 km até a base da cachoeira. Dali até a queda d´água são apenas uns 100 metros de trilha bastante acessível. Antes disso, bem próximo, há um posto do IMA, onde é preciso informar o nome dos visitantes. Ainda não há cobrança de nenhum valor para visitação, que está disponível das 8 às 17 horas diariamente. 



Pouca gente sabe, mas a nossa região do Norte de Minas possui uma boa quantidade de atrativos turísticos de rara beleza. Em se tratando de cachoeiras, o cenário é belo e diversificado, com opções em Monte Azul, Mato Verde, Porteirinha, Santo Antônio do Retiro e outras mais cidades da região. Uma das mais lindas e de fácil acesso é exatamente a Cachoeira do Serrado. Ela está incluída na área do Parque Serra Nova e Talhado, com seus 49.890 hectares que abrangem os municípios de Rio Pardo de Minas, Serranópolis de Minas, Porteirinha, Mato Verde e Riacho dos Machados.
O Parque possui 49.890 hectares contendo vegetação nativa e diversas nascentes, entre elas a do Ribeirão São Gonçalo e dos rios Ventania, Suçuarana, Bomba, Ladim e do Córrego da Velha. Nele pode-se encontrar inúmeras maravilhas da Natureza como a Cachoeira do Serrado, o Poço do Jacaré, o Escorregador e o Poço da Sereia, além de espécimes da nossa fauna como Onças Suçuarana, Beija-Flores, Cachorros-do-Mato, Lobos-Guará, Furões, Macacos-Prego, Salamandras e Cobras Jibóia, Cascavel, Coral, Jaracuçu e outras. 
A minha visitação foi rápida, pois em viagem. Espero retornar com bastante tempo para poder apreciar e usufruir de toda a beleza da Cachoeira do Serrado, bem como das outras quedas d´água que existem acima dela, umas sete, conforme informações de habitantes da comunidade. E com calma, comer um saboroso pirão de galinha caipira no Bar do Zim ali perto, acompanhado de uma cerveja estupidamente gelada. Que assim aconteça, o mais breve possível!
Um grande abraço espinosense.