Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

3617 - "A Céu Aberto" ("A Cielo Abierto", "Upon Open Sky")

Uma boa dica para vocês, meus amigos futebolistas atualmente em maré baixa. Se você, cruzeirense, anda desencantado da vida por cinco anos sem ganhar um Campeonato Mineiro, pelos três anos seguidos atuando na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, pelo fracasso na final da Copa Sul-Americana e pela falta de títulos importantes nos últimos anos, exceto a conquista da Série B em 2022; e você, atleticano, que amarga a frustração e a tristeza por ter sido derrotado nas duas finais de torneios importantes como a Copa do Brasil e Copa Libertadores nesta temporada e ainda por ficar de fora da disputa da maior competição de clubes do continente no ano que vem, uma boa maneira de se distrair e esquecer temporariamente situação tão desalentadora é preencher seu valioso tempo assistindo, no conforto de casa, a uma boa produção cinematográfica.
E a Netflix lhe oferece esta oportunidade, com um filme bem bacana disponível em seu canal de streaming. Trata-se do drama mexicano/espanhol de 2023, "A Céu Aberto" ("A Cielo Abierto", "Upon Open Sky"), que dura 1h50. Explorando a trágica perda de um pai e o trauma causado em seus filhos, o filme trata de um obstinado desejo de vingança e da evolução dos relacionamentos das pessoas afetadas, com amor e ódio competindo nas suas inseguras mentes. Para não dar muito spoiler da história, o que posso contar é que um trágico acidente na estrada altera completamente a vida de uma família, especialmente dos filhos, que partirão em uma longa viagem em busca de uma reparação. Nesta jornada, os jovens ganharão diversos aprendizados que serão de suma importância para suas vidas futuras, especialmente a prática do perdão.



Elenco:
Federica García - Paula
Theo Goldin - Salvador
Máximo Hollander - Fernando
Julio Cesar Cedillo - Lucio Estrada
Sergio Mayer Mori - Eduardo
Julio Bracho - Cláudio
Cecilia Suárez - Maru
Manolo Cardona - Fernando Villa

Roteiro: Guillermo Arriaga
Direção: Mariana Arriaga e Santiago Arriaga
Fotografia: Julián Apezteguía

O filme em questão não é nenhuma obra-prima, mas tem tudo o que gosto em cena, uma ótima história, uma direção exata e sem firulas, um time de atores com excelentes atuações e cenas belíssimas de paragens norte-americanas. E um final que não nos decepciona. Assista com atenção que será um prazer, eu garanto.
Um grande abraço espinosense.