Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 44

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Quando a pequenina cidade de Espinosa tinha basicamente as duas praças centrais, as duas ruas que as ligavam, as ruas laterais, e as travessas e ruas que as ligavam ao centro, os homenageados eram os mais ilustres moradores daqueles tempos iniciais da cidade. Assim os logradouros foram batizados com os nomes do Coronel Joaquim Tolentino, Coronel Heitor Antunes, Coronel Domingos Tolentino, Padre Guilhermino, Francisco Lopes, Gérson Oliva, Horácio Neves, Dr. José Esteves e João de Freitas. Outras ruas próximas tiveram os nomes de Raul Soares, Arthur Bernardes, 7 de Setembro e da Imprensa. E uma pequena, mas importante rua, prestou homenagem a um conterrâneo ilustríssimo, Dom Lúcio Antunes de Souza. Nosso patrício também foi merecidamente homenageado dando nome a uma das nossas maiores e melhores escolas estaduais, localizada na Rua Montes Claros, 330, no Bairro São Cristóvão. 
Ali naquela rua já funcionaram a sapataria de Zezinho, a Minas Caixa, o hotel de Sêo Aristides, as lojas de Tacilinho "Coleguinha", Dona Dalva, Crispim Vieira e Helenita "Loura" e até hoje está a residência de minha querida Dona Ana, esposa do finado Yeyé e mãe do meu saudoso amigo e colega de escola Zé Alberto. Ali também está o Casarão, bonito bar instalado onde funcionou por anos e anos o consultório e farmácia do saudoso farmacêutico e ex-prefeito Sílvio Ribeiro da Cruz. 







Dom Lúcio nasceu em Lençóis do Rio Verde no dia 13 de abril de 1863. Foi o 1º Bispo Diocesano da cidade paulista de Botucatu, onde ficou conhecido como o "Bispo Caipira" ou "Bispo Caboclo". Nosso conterrâneo foi designado pelo Papa Pio X em 1908, após a criação, pelo Monsenhor Ferrari, da Diocese de Botucatu, com território abrangendo 50% do Estado de São Paulo. Antes, havia sido secretário do Bispado de Diamantina. Consagrado em Roma, em 15 de novembro de 1908, Dom Lúcio tomou posse na nova Diocese em 20 de fevereiro de 1909, indo até 19 de outubro de 1923, tornando-se uma figura idolatrada na cidade e região pela sua humildade e trabalho árduo, criação de paróquias, construção de igrejas e fundação de escolas. Em sua homenagem, os botucatuenses deram seu nome a uma vila, a uma importante avenida e a uma escola de tempo integral, fundada em 10 de maio de 1937, onde estudam cerca de 500 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 43

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

O Rio Verde Pequeno é, sem sombra de dúvidas, o maior e melhor local de lazer aberto, acessível e gratuito para todos os espinosenses que pretendam usufruir de um espaço natural, bonito, agradável, espaçoso e democrático. Seja na região da antiga ponte de madeira levada pela enchente de 1968 ou na área próxima da ponte da rede ferroviária ou no Poço Félix ou em qualquer outra localização no curso do rio, o Verde Pequeno é uma maravilha da Natureza. Desde os velhos tempos, o povo espinosense aprecia e desfruta deste recanto aprazível situado bem na divisa com o estado da Bahia. É ali que famílias inteiras realizam os seus passeios e piqueniques na boa época de água corrente e limpa no leito do rio. 










Na administração do prefeito Florindo Silveira Filho, o Betão, o Rio Verde Pequeno serviu de palco para grandes eventos carnavalescos e esportivos, com shows, concursos de beleza e torneios de futebol, vôlei e futevôlei, atraindo e divertindo milhares de pessoas em um clima harmonioso e festivo. 
Há que se alertar a população para que preserve o rio, não destruindo a vegetação ribeirinha nem poluindo a área com lixo, para que quando quiser usufruir novamente desta nossa maravilha da Natureza, a encontre sempre linda, limpa e agradável. Agradecimentos devem ser feitos ao morador das redondezas, Carlinhos de Celso, que plantou e cuida das novas árvores do local, fornecidas pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura, servindo de exemplo para todos nós que gostamos tanto deste recanto tão maravilhoso. Preservação do Meio Ambiente, ação fundamental para a vida!  
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.