Aquele ser humano negro, lindo, maravilhoso, culto, sábio, sereno, talentoso, nobre, ilustre, notável e de um coração magnificente nascido em Salvador, capital da Bahia, no dia 26 de junho do ano de 1942 e batizado como Gilberto Passos Gil Moreira está completando e comemorando, com incrível e abençoada lucidez, os seus 82 anos de caminhada terrena. A celebração de data tão especial poderia se limitar ao dia de ontem, mas não, todo santo dia é dia de celebrar o nascimento e existência desse gênio criativo, pacífico e delicado vindo da nossa bonita e amada Bahia de Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Raul Seixas, Mílton Santos, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Castro Alves, Jorge Amado, Moraes Moreira, Dorival Caymmi, João Gilberto e do meu amigo querido José da Conceição Santana.
"Pai e Mãe", vou lhes contar "A Novidade". "Vamos Fugir", eu e ela com "Toda Menina Baiana" em uma "Procissão" para o "Oriente" no "Expresso 2222". "Aqui e Agora", por que "A Gente Precisa Ver o Luar" "Domingo no Parque", pois ando em constante "Meditação" com meu "Cérebro Eletrônico" em estado "Esotérico". Na "Beira-Mar", sigo a "Geleia Geral" n"A Rua", como quem empurra a "Roda" num "Lamento Sertanejo" no "Norte da Saudade" da "Raça Humana", que sucumbe sempre ao "Tempo Rei". "Eu Vim da Bahia" como um "Rebento" à procura d"A Paz" em uma "Casinha Feliz", sendo o "Dono do Pedaço" "Feliz por Um Triz" no "Palco", sempre relutando em "Deixar Você" para "Andar Com Fé", pois se "Eu Quiser Falar Com Deus" e dar "Um Abraço no João", terei que criar uma "Metáfora" para mandar ao mundo "Aquele Abraço". E aí, "Funk-se Quem Puder"!
Parabéns, saúde, paz, luz, criatividade, felicidade e muito amor e carinho em sua longa existência, Mestre Gil! Que o bom Deus o abençoe, como sempre! E obrigado por ter nos presenteado esse tempo todo com as mais belas e saborosas canções que tanto nos deram e dão prazer.
Siga seu caminho iluminado como "um soldado da bondade que você gosta de ser, um agente da fraternidade com a mensagem sempre voltada pra isso: bondade, beleza, entendimento, discernimento e compreensão nos vários sentidos". Viva Gilberto Gil!
Um grande abraço espinosense.