Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

3847 - Sobraram quatro na busca pela taça da Copa do Brasil 2025

Dois clubes cariocas, um paulista e um mineiro são os únicos que continuarão na busca pelo cobiçado título e pela polpuda premiação da Copa do Brasil. Fluminense de Renato Gaúcho, Vasco de Fernando Diniz, Corinthians de Dorival Júnior e Cruzeiro de Leonardo Jardim são os quatro sobreviventes no torneio nacional, o segundo mais importante do calendário do futebol brasileiro.
O Fluminense passou pelo Bahia com dificuldade, com uma derrota por 1 x 0 na Casa de Apostas Arena Fonte Nova na primeira partida disputada no dia 28 de agosto, e uma vitória consagradora por 2 x 0 na noite de 10 de setembro no Maracanã. Para chegar até aqui, o Fluminense eliminou Águia de Marabá, Caxias, Aparecidense, Internacional e Bahia.
O Corinthians confirmou sua vaga nas semifinais com tranquilidade, com duas vitórias sobre o bem mais frágil adversário Athletico, a primeira na Ligga Arena em 27 de agosto por 1 x 0 e a segunda e decisiva no dia 10 de setembro por 2 x 0. O Corinthians havia eliminado anteriormente Novorizontino, Palmeiras e Athletico.
Os confrontos entre os cariocas Botafogo e Vasco foram bem equilibrados, com dois empates pelo mesmo placar de 1 x 1. A primeira igualdade no placar se deu na partida disputada em São Januário no dia 27 de agosto e a segunda no Nilton Santos (Engenhão) no dia 11 de setembro. No segundo e decisivo confronto, após o tempo regulamentar, a decisão foi para as cobranças de pênaltis, onde o Vasco foi mais eficiente, vencendo por 5 x 3. A cobrança de Alex Telles foi defendida pelo goleiro vascaíno Léo Jardim. O Vasco eliminou União Rondonópolis, Nova Iguaçu, Operário, CSA e Botafogo.
No clássico mineiro, o Cruzeiro mostrou sua superioridade momentânea sobre o Atlético com duas vitórias incontestáveis, ambas por 2 x 0, a primeira no dia 27 de agosto na Arena MRV e a segunda, ontem, dia 11 de setembro, no Mineirão lotado de cruzeirenses eufóricos. O Cruzeiro deixou para trás as equipes Vila Nova, CRB e Atlético.



No primeiro clássico jogado na Arena MRV, o Atlético foi surpreendido com um golaço do zagueiro Fabrício Bruno em belo chute de fora da área aos 4 minutos da segunda etapa. O artilheiro Kaio Jorge tratou de aumentar o placar para 2 x 0 aos 19 minutos e decretar inapelavelmente a derrota do Atlético em seu próprio estádio. Na segunda partida das quartas de final, realizada no Mineirão lotado de cruzeirenses que bateram o recorde de público após a reinauguração para a Copa de 2014 com 61.584 espectadores, o artilheiro da Copa do Brasil e do Brasileirão, o jovem atacante Kaio Jorge, mais uma vez brilhou intensamente, confirmando sua fase iluminada e espetacular, sendo o autor dos dois gols da vitória cruzeirense sobre o arquirrival. Com outra vitória e a eliminação do alvinegro da Copa do Brasil, o Cruzeiro acabou com o jejum de quatro anos sem ganhar do Atlético no Mineirão. A última vitória cruzeirense como mandante no Mineirão havia ocorrido em 11 de abril de 2021, na vitória por 1 a 0, pelo Campeonato Mineiro. O Atlético continua sua sina de fracassos e de atuações inconstantes e desequilibradas que o levaram à eliminação da Copa do Brasil e a uma posição preocupante na tabela do Campeonato Brasileiro, bem próxima da zona de rebaixamento. Com a chegada do treinador argentino Jorge Sampaoli, aumentou a esperança da torcida e da direção do clube de uma reação e de uma recuperação das boas performances de anos anteriores. Resta aguardar a volta da confiança, do bom futebol e da competitividade à equipe para ainda sonhar com a conquista da Copa Sul-Americana e terminar o ano com uma colocação tranquila e digna no Brasileirão. 



Dos quatro classificados, entendo ser o Vasco o menos poderoso e menos favorito para a conquista do título. Com o atacante Kaio Jorge em fase extraordinária, iluminado pelo destino e com tudo dando certo, fazendo gols de todos os tipos, imagino que o Cruzeiro aumentará ainda mais a sua já recheada sala de troféus, conquistando a sétima taça da Copa do Brasil. O técnico Leonardo Jardim conseguiu finalmente encaixar o time se utilizando, com competência, do bom e equilibrado elenco celeste. 
Mas é apenas meu palpite, pois Corinthians e Fluminense possuem times competitivos e também podem conquistar o título. Fluminense e Vasco tem apenas um título da Copa do Brasil, o primeiro, Campeão em 2007, e o segundo, em 2011. O Corinthians tem três títulos, ganhados em 1995, 2002 e 2009. O Cruzeiro é o maior vencedor da competição, com seis títulos conquistados nos anos de 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018.
As semifinais serão disputadas nos dias 10 e 14 de dezembro, após o encerramento do Campeonato Brasileiro. Os confrontos serão Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense, com sorteio para os mandos de campo e horários dos jogos. As finais serão nas datas de 17 e 21 de dezembro. O Campeão levará para casa o valor de R$ 77.175.000,00 e o Vice-Campeão, R$ 33.075.000,00.
Agora é aguardar a chegada de dezembro para acompanharmos os embates entre os quatro para sabermos quem será o grande Campeão da Copa do Brasil 2025.
Um grande abraço espinosense.