Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

3876 - Craques de Galo e Raposa nos 60 anos do Mineirão

A expectativa e a ansiedade dos apaixonados torcedores para um novo confronto dos maiores clubes das Minas Gerais pelo Campeonato Brasileiro de 2025 na Arena MRV na noite da próxima quarta-feira, 15 de outubro, teve uma pequena pausa na tarde deste sábado, 11 de outubro. É que ex-jogadores de Atlético e Cruzeiro, figuras importantes nas histórias dos gigantes clubes mineiros, voltaram ao gramado do Mineirão para se enfrentarem em uma partida amistosa e comemorativa dos 60 anos do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão de tantas epopeias futebolísticas e musicais. Como parte da programação das celebrações dos 60 anos de inauguração do Mineirão, torcedores atleticanos e cruzeirenses puderam ir ao Gigante da Pampulha em paz e segurança, vestindo suas camisas alvinegras e azuis sem medo da violência que costuma ocorrer em dias de clássicos no estádio.
O evento denominado "Desafio de Gigantes" teve como líderes das equipes de Atlético e Cruzeiro, dois vitoriosos cracaços de bola, Ronaldinho Gaúcho do lado alvinegro e Alex do lado azul celeste. Além dos dois, estiveram presentes de lado a lado, grandes jogadores que marcaram as histórias dos clubes e alguns que se tornaram ídolos das torcidas. Do lado do Atlético, participaram do evento os zagueiros Cláudio Caçapa e Leonardo Silva, os volantes Pierre e Leandro Donizete, os armadores Dátolo e Luan, e os atacantes Diego Tardelli e Sérgio Araújo. E mais Eduardo, Lima, Richarlyson, Rafael Moura, Lee, Neguete, Alcir, Mancini, Paulo Roberto Prestes, Rosinei, Danilinho, Reinaldinho, Somália e João Henrique. O treinador foi o Renê Santana, filho do Mestre Telê.
Do lado do Cruzeiro, participaram os zagueiros Léo e Célio Lúcio, os volantes Augusto Recife e Ricardinho, os armadores Montillo e Wendel, e os atacantes Marcelo Ramos e Geovanni. E mais Gomes, Maurinho, Gladstone, Egídio, Fabrício, Glaysson, Leandro Guerreiro, Ruy, Evanílson, Marcos Paulo, Wagner, Moisés e Da Silva. O treinador foi o Adilson Batista.
 
 




Com show musical, antes e no intervalo da partida, do filho do Ronaldo Fenômeno, o DJ Ronald, e o retorno especial das duas torcidas ao estádio de forma igualitária, os craques atleticanos e cruzeirenses fizeram vibrar as arquibancadas com suas belas jogadas em campo. E os veteranos atleticanos se deram bem melhor na primeira etapa, com três gols marcados, um hat-trick, pelo atacante Diego Tardelli. No segundo tempo, com as muitas substituições, os veteranos cruzeirenses equilibraram a partida e diminuíram o placar adverso, marcando dois gols com Wendel, de cabeça, e Egídio, em bela cobrança de falta. Final, vitória da equipe de camisa preta por 3 x 2.  Depois de a bola rolar, houve um show de Samba e Pagode com a galera do Samba 90 Graus, com Netinho de Paula, Chrigor e Márcio Art. A arbitragem, de uniforme rosa em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, teve a participação de Felipe Fernandes de Lima como árbitro, Márcio Eustáquio Santiago, Hellen Aparecida e Juliana da Silva como assistentes e Ricardo Marques Ribeiro e Renato Cardoso da Conceição como quartos árbitros.
Uma curiosidade bastante interessante no evento. Um "sortudo", na realidade um sujeito de muita grana, o torcedor João Henrique, conseguiu uma vaga no time do Atlético depois de arrematar no leilão do Instituto Neymar realizado em junho, o direito de jogar o "Desafio de Gigantes" e confraternizar com os boleiros. O custo da proeza? R$ 220 mil!
Parabéns ao Mineirão pelos 60 anos de História! E que eu ainda possa viver outros momentos prazerosos e inesquecíveis neste gigante e mítico espaço do futebol e da música brasileiros! 
Um grande abraço espinosense.