Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

2865 - Barragem do Estreito "sangra" com as boas chuvas em Espinosa

Se há um acontecimento que mexe demasiadamente com a vida e o cotidiano dos espinosenses quando acontece, de tempos em tempos, é o sangramento da Barragem do Estreito. Para nós, habitantes do Sertão Norte-Mineiro, ao contrário dos moradores das chuvosas regiões do nosso amado e imenso Brasil, a chuva é uma dádiva de Deus, mesmo que às vezes cause algum estrago. Para nós, de qualquer maneira, ela sempre será muito bem-vinda! 

Imagens de vídeo de Wagner Oliva - Jornal de Espinosa





Um pouco raro, geralmente ocorrendo em espaço de alguns tantos anos, o acontecimento que tanta esperança e alegria traz para o povo espinosense, atrai a atenção de bastante gente que pega a estrada para percorrer os cerca de 7 km da cidade até o paredão de contenção da Barragem do Estreito administrada pela Codevasf-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. É uma festa! Muitos de nós espinosenses aproveitamos a maravilha do sangramento da barragem para tomar banho, pescar e registrar em fotografias a convidativa situação extraordinária criada pela Mãe Natureza. Antigamente podíamos nos divertir com toda liberdade no paredão do vertedouro, mas me parece que já há algum tempo esta área foi cercada e teve o acesso controlado, não mais permitindo a entrada da população.






Para quem ainda não conhece, a Barragem do Estreito foi construída no final dos anos 1960 pelo DNOCS-Departamento Nacional de Obras Contra a Seca no Rio Verde Pequeno, no estado de Minas Gerais, exatamente na cidade de Espinosa. O sistema adotado foi o de terra maçiça, com o projeto de utilização das suas águas represadas servindo à agricultura, sobretudo produção de frutas, nos perímetros irrigados da Codevasf. Suas águas também são utilizadas pela empresa Copasa para realizar o abastecimento hídrico à população de Espinosa. A capacidade de armazenamento da represa é de 76 milhões de metros cúbicos de água. Na década de 1990 foi construída, pela Codevasf, no território da Bahia, a Barragem Cova de Mandioca, também direcionada para a irrigação da produção agrícola nos municípios de Urandi e Sebastião Laranjeiras. Elas são interligadas por um canal em túnel de 3,8 km de extensão, que permite a transferência das vazões excedentes das barragens, funcionando como um sistema de retroalimentação. O Perímetro Irrigado de Estreito possui quatro etapas somando 7.973 ha.
O transbordamento da Barragem do Estreito, além do espetáculo maravilhoso do resultado das muitas chuvas que caíram neste ano, é sinônimo de esperança e fartura, com a possibilidade de boas colheitas em toda a região, o que gera emprego, renda e satisfação do nosso povo resistente e trabalhador.



Queria muito estar na minha Espinosa para acompanhar de perto este verdadeiro espetáculo da Natureza, com água abundante nas represas, lagoas e rios da nossa terra. 
Um grande abraço espinosense.  


 

2864 - Morre Waldir de Ernesto

Vai-se terminando o terrível e desolador ano de 2021 e a gente começa mais uma vez a exercitar a esperança de, muito em breve, vivenciarmos dias melhores para todos nós brasileiros. Mas aí, infeliz e subitamente, nos chega mais uma notícia triste, com o falecimento de mais um amigo que se junta aos mais de 619 mil outros brasileiros inocentes que perderam a guerra contra a maldita Covid-19. 
Tomei conhecimento há pouco do falecimento do amigo Waldir Teixeira, mais conhecido como Waldir de Ernesto ou Waldir da Gráfica, figura bastante conhecida e querida na comunidade espinosense.
Aos familiares de Waldir, sobretudo sua esposa Nice e filhas Cibele, Gal, Cíntia e Laís, os meus profundos sentimentos de pesar e a prece a Deus para que lhes concedam bastante fé, resignação e força para enfrentar e vencer esse momento tão triste e doloroso.
Que o amigo Waldir descanse em plena paz no Reino dos Céus após sua missão terrena cumprida com êxito.      
Um grande abraço espinosense.