Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 27 de maio de 2019

2197 - Zade nos deixou hoje

Uma triste notícia acaba de chegar de Espinosa: morreu Zade. Poucas pessoas da cidade saberiam dizer com precisão quem é Osvaldo Cerqueira da Cruz, mas é quase impossível que alguém desconheça quem é Zade. Por anos e anos ele comandou o Bar Copacabana, herdado do seu pai Seu Joaquim Cerqueira, localizado ali na Praça Antonino Neves, ou Praça da Liberdade, como queiram. Aos 72 anos de idade, ele foi encontrado morto hoje, por volta do meio dia, deitado em sua cama na sua residência contígua ao bar. Há algum tempo ele lutava contra um câncer e a suspeita é de que ele tenha falecido em horário próximo da meia noite. 
O velório estará sendo realizado durante todo o dia de hoje na Dejan Assistencial, com o sepultamento previsto para amanhã, 28 de maio, terça-feira, às 8 horas no Cemitério do Bonfim, conhecido como Cemitério Velho, na Avenida Minas Gerais.
Vivi muitos bons momentos frequentando o Bar Copacabana de Zade. Ele se notabilizou pela capacidade elogiável de fornecer a cerveja mais gelada da cidade. Era um tanto sistemático e não aceitava de forma nenhuma vender cerveja que não estivesse "estupidamente" gelada aos seus clientes, grande parte deles fregueses extremamente fiéis. Não foram poucas as vezes em que, em meio a maior farra com os amigos, Zade nos comunicasse que não mais nos serviria pois a cerveja gelada tinha acabado. Não adiantava suplicar para que servisse alguma cerveja mais ou menos gelada, mas ele se mantinha irredutível na decisão. Se não estivesse completamente gelada, acabava a entrega e ponto final. Outra característica fundamental do Bar de Zade, que se tornou fonte de brincadeiras entre nós seus clientes, era a inexistência de tira-gostos ou petiscos. O máximo que era disponibilizado para acompanhar as bebidas era um saquinho de pipoca doce ou de pele à pururuca. Ele já estava fazendo falta com o fechamento do bar e agora ainda mais com a sua partida.  
Gostaria de poder estar presente na sua despedida, mas não será possível. Então, quero expressar aqui as minhas sinceras condolências a Joana, Mazinho, Lia e a todos os demais irmãos e familiares de Zade neste momento repleto de dor e tristeza. Que Deus lhes conceda muita força, resignação e fé para suportarem esse doloroso momento. Que seja recebido de braços abertos no Paraíso!
Um grande abraço espinosense.