Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 8 de abril de 2024

3428 - O Atlético vence o Cruzeiro e se torna Pentacampeão Mineiro

Ontem, dia 7 de abril de 2024, mais de 61 mil apaixonados torcedores cruzeirenses que compraram ingresso e se locomoveram até o Estádio Mineirão para apoiar a sua equipe celeste na partida final da decisão do Campeonato Mineiro de 2024, tiveram um dia ruim. É que apesar de o seu time do coração ter tirado o zero do placar ainda no primeiro tempo com um gol de cabeça do meio-campista Mateus Vital, ele não conseguiu manter o resultado favorável e deixou o arquirrival Atlético marcar três gols e virar o placar para 3 x 1, conquistando assim o 49º título da competição estadual e o terceiro Pentacampeonato da sua gloriosa História. 
Foi mais uma decisão do Campeonato Mineiro com todos os ingredientes de um clássico. Garra, determinação, jogadas duras, faltas, reclamações, polêmicas, belos gols, rivalidade, felicidade de um lado, frustração do outro, comemoração, zoação. E alguns fatos interessantes, inusitados. 
- No trio de arbitragem escolhido para a decisão, dois profissionais tinham o sobrenome Souz(s)a, nome do time que havia eliminado de forma surpreendente o Cruzeiro na primeira fase da Copa do Brasil. Este resultado negativo e mais a derrota na final do Mineiro custaram a demissão imediata do treinador argentino Nicolás Larcamón.
- Depois de levar o gol do Cruzeiro, um artilheiro inesperado apareceu, o lateral-direito Renzo Saraiva, que marcou belo gol de cabeça empatando a partida após passe perfeito de Otávio.
- O treinador atleticano, o argentino Gabriel Milito, que assumiu o posto imediatamente antes das duas partidas finais, mostrou-se extremamente corajoso e arrojado ao substituir dois volantes e um zagueiro por dois armadores e um atacante na equipe que empatava em 1 x 1 e necessitava da vitória para a conquista do título. Deu certo, se por sorte ou competência, ninguém saberá.
- Hulk foi mais uma vez crucial para mais uma conquista atleticana, marcando um gol na cobrança precisa do pênalti cometido pelo volante Lucas Silva. Será que, ao tocar com a mão na bola, o Lucas imaginou que estava defendendo o vitorioso e quase imbatível time de vôlei do Cruzeiro?
- O Cruzeiro havia vencido o Atlético nos dois clássicos anteriores disputados no novo estádio alvinegro, a Arena MRV. A zoação de torcedores e jogadores cruzeirenses foi enorme, com atleta azul distribuindo milho no gramado. Após a vitória e conquista do título pelo time atleticano, jogadores devolveram a gozação, com muito bom humor, distribuindo da mesma maneira as medalhas no gramado, enquanto repetiam a famosa frase do "Bruxo" Ronaldinho: "quando tá valendo, tá valendo".
- No 100º clássico do século, famosos jornalistas quebraram a cara. O ex-jogador Neto, que teve passagem apagada no clube alvinegro na chamada e fracassada "Selegalo", apostou na vitória do Cruzeiro e errou feio, assim como o jornalista do UOL, PVC-Paulo Vinícius Coelho, que apostou no empate e no consequente título da raposa. 
- Neste século, em 100 confrontos, o Cruzeiro tem retrospecto favorável, com 40 vitórias, 28 empates e 31 derrotas, com 144 gols a favor e 125 contra.



- O atacante e ídolo alvinegro Hulk, o Givanildo Vieira de Sousa, é um verdadeiro fenômeno com a camisa do Galo. Em dez finais disputadas, marcou gols em todas, estando invicto, com seis vitórias e quatro empates. Nas decisões de títulos, ganhou todas as seis: Campeonatos Mineiros de 2021, 2022, 2023 e 2024; Copa do Brasil de 2021 e Supercopa do Brasil de 2022. Sem jogo de final, foi ainda Campeão Brasileiro em 2021. Essa é a terceira edição seguida que Hulk é líder da artilharia do Estadual. Em 2022 foram 10 gols, em 2023 foram 11 gols e agora em 2024, sete gols. Sete gols também foram marcados pelo Hulk contra o maior rival, o Cruzeiro.
- Apesar de ter perdido o jogo e o título, o Cruzeiro saiu com os cofres cheios de grana. O recorde de público no Mineirão, 61.582 pagantes, proporcionou ao clube uma renda de R$ 5.517.247,62.  

CRUZEIRO 1 X 3 ATLÉTICO
Local: Mineirão, Belo Horizonte
Motivo: jogo de volta da final do Campeonato Mineiro de 2024
Data: 7 de abril de 2024, Domingo, 15h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa e Nailton Junior de Sousa Oliveira
VAR: Cláudio Rocha Filho
Público: 61.582
Renda: R$ 5.517.247,62
Gols: Mateus Vital (CRU); Saravia, Hulk e Scarpa (ATL)
Cartões: William, Marlon, Lucas Romero e Matheus Pereira (CRU); Scarpa, Jemerson, Guilherme Arana e Zaracho 
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William (Wesley Gasolina), Neris (Barreal), Zé Ivaldo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Cifuentes), Mateus Vital (João Marcelo) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Rafael Elias) e Juan Dinenno
Técnico: Nicolás Larcamon 
ATLÉTICO: Everson; Saravia (Igor Rabello), Bruno Fuchs (Scarpa), Jemerson e Guilherme Arana; Otávio (Vargas), Battaglia (Igor Gomes), Alan Franco e Zaracho; Hulk (Mauricio Lemos) e Paulinho Técnico: Gabriel Milito 



É só alegria na vida da Massa Atleticana com mais um título conquistado, uma rotina nos anos mais recentes. Com o craque Hulk ainda comandando o time com sua competência e vontade, o Atlético deixa mais uma vez enlouquecida sua apaixonada torcida com mais números expressivos conquistados, mais um título estadual, o 49º, e o terceiro Pentacampeonato Mineiro da História do glorioso clube das Gerais.
Um grande abraço espinosense e atleticano.


3427 - Ziraldo se encantou depois de encantar o Brasil

Um dos maiores cartunistas do nosso Brasil nos deixou no sábado, 6 de abril de 2024, de forma tranquila e serena, dormindo. Aos 91 anos de idade, Ziraldo Alves Pinto deixa órfãos milhões de brasileiros amantes da arte e da cultura que amam o Menino Maluquinho, a Turma do Pererê e o saudoso O Pasquim. O sempre gentil, cordial e alegre mineiro de Caratinga (24-10-1932), com sua partida, deixou entristecidas sua esposa, Márcia Martins da Silva, os três filhos, Daniela, Antônio e Fabrízia, e uma imensidão de admiradores do seu talento e da sua arte.



Além de se destacar enormemente como cartunista, chargista, caricaturista, escritor e jornalista, Ziraldo teve importância fundamental no combate pacífico contra a maldita ditadura militar brasileira, sendo um dos fundadores do jornal "O Pasquim" no final dos anos 60. Com argúcia, mordacidade e muito bom humor, ao lado de Millôr, Henfil, Jaguar, Tarso de Castro, Sérgio Cabral, Ivan Lessa, Sérgio Augusto e Paulo Francis, Ziraldo importunou e satirizou os milicos no poder, tendo sido preso algumas vezes pelos canalhas do regime autoritário. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte, em 1957, Ziraldo dedicou sua vida aos quadrinhos, aos desenhos, às charges, às crianças, à arte, conseguindo imenso sucesso, agradando a quase todos. Sua criação maior, "O Menino Maluquinho", lançada em 1980. é merecidamente considerada um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos, tendo se transformado em peça teatral e filme.



Aquela imagem do Ziraldo sorridente, alegre, realizado, feliz por fazer o que amava, com sua cabeleira branca e uma boa conversa sempre disponível aos amigos, continuará presente eternamente nos corações e mentes dos que o amavam e adoravam a sua criatividade artística. 
Ziraldo foi enterrado na tarde deste domingo, dia 7 de abril, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Descanse em paz, Ziraldo! Sua marca tão bem gravada neste mundo permanecerá para sempre!
Um grande abraço espinosense. 

3426 - Pathy jogou. Adivinha o que aconteceu?

Neste final de semana teve a disputa de mais uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Top 16 2024, desta vez a terceira, realizada em Saquarema, no Rio de Janeiro. E o que aconteceu? Nenhuma novidade. Pathy e sua parceira Duda mais uma vez no pódio, na bancada mais alta. A dupla da nossa espinosense e da aracajuana ganhou a Medalha de Ouro após a vitória na final sobre a dupla Elize e Thâmela por 21/17 e 21/18. No masculino, na mesma competição, a dupla Evandro e Arthur Lanci, que também tem vaga garantida em Paris, superou a dupla Pedro e Gabriel Santiago pelo placar de 2 x 0. 

CAMPANHA DE PATHY E DUDA EM SAQUAREMA (RJ):
FASE DE GRUPOS:
05/04 - Sexta-feira - 14h50 - 2 x 0 Sandressa (AL)/Rosimeire Lima (AL) - 21/15 e 21/11
05/04 - Sexta-feira - 10h40 - 2 x 0 Larissa (CE)/Ceneide (AL) - 21/17 e 21/10
QUARTAS DE FINAL:
06/04 - Sábado - 11h40 - 2 x 0 Sandressa (AL)/Rosimeire Lima (AL) - 21/16 e 21/13
SEMIFINAL:
06/04 - Sábado - 18h30 - 2 x 0 Bárbara Seixas (RJ)/Carolina (RJ) - 21/19 e 21/18
FINAL:
07/04 - Domingo - 10h00 - 2 x 0 Thâmela (ES)/Elize (ES) - 21/17 e 21/18




CALENDÁRIO VÔLEI DE PRAIA TOP 16 2024:
1ª ETAPA – Campo Grande (MS) - 21/02 a 25/02 - Campeãs: Pathy/Duda
2ª ETAPA – Recife (PE) - 13/03 a 17/03 - Campeãs: Thâmela/Elize
3ª ETAPA – Saquarema (RJ) - 03/04 a 07/04 - Campeãs: Pathy/Duda
4ª ETAPA – Brasília (DF) - 24/04 a 28/04
5ª ETAPA – Cuiabá (MT) - 19/06 a 23/06
6ª ETAPA – A Definir - 11/09 a 15/09
7ª ETAPA – João Pessoa (PB) - 09/10 a 13/10
8ª ETAPA – A Definir - 30/10 a 03/11
9ª ETAPA – A Definir - 20/11 a 24/11




Com a participação já confirmada nos Jogos Olímpicos de 2024, a serem realizados entre 26 de julho e 11 de agosto em Paris, França, a nossa querida dupla Pathy/Duda continua sua trajetória de vitórias e conquistas nas quadras do Brasil e do mundo, enchendo-nos de muito orgulho e contentamento. Que assim permaneça o cenário de triunfos e sucesso até que chegue a Olimpíada para que uma façanha ainda maior se realize, com uma medalha acrescentada no já recheado estoque dessas meninas tão talentosas, Pathy e Duda. Que assim seja! Estaremos torcendo sempre e muito por isso!
Um grande abraço espinosense.