Agora há pouco o goleiro russo Matvey Safonov, de 26 anos, foi o grande destaque da decisão da Copa Intercontinental da FIFA. Com quatro defesas de pênaltis cobrados pelos jogadores do Flamengo, o jogador virou herói da equipe francesa.
O atleta destro de 1,92m de altura, revelado pelo Krasnodar, da Rússia, e comprado em 2024 para ser o reserva da equipe por 20 milhões de euros, foi escolhido pelo treinador espanhol Luis Henrique para ser o titular na final, surpreendendo muita gente. Mas quem surpreendeu mesmo foi o jovem goleiro Safonov que mostrou sua capacidade de impedir gols em cobranças de pênaltis, tornando-se uma barreira debaixo das traves e interferindo plena e positivamente na vitória e conquista do seu clube. Ele defendeu as cobranças de Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo. O único que marcou para o Flamengo foi o meio-campista uruguaio De la Cruz. Pelo PSG, marcaram Vitinha e Nuno Mendes. Rossi defendeu a cobrança de Barcola e o recém eleito Melhor Jogador do Mundo na temporada pela FIFA, Ousmane Dembélé, chutou nas nuvens.
RESUMO DA FINAL:
PSG 1 (2) x (1) 1 FLAMENGO
Competição: Final da Copa Intercontinental FIFA 2025
Data: 17 de dezembro de 2025, quarta-feira
Horário: 14h (horário de Brasília)
Local: Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar
Arbitragem: Ismail Elfath (Árbitro); Parker Corey (Assist. 1); Atkins Kyle (Assist. 2)
VAR: Chapman Allen
Gols: Kvaratskhelia, aos 37 minutos do 1º tempo (PSG), Jorginho, aos 16 minutos do 2º tempo (Flamengo)
Cartões amarelos: Vitinha e Fabián Ruiz (PSG), Alex Sandro, Erick Pulgar, Jorginho, Saúl, Plata e Juninho (Flamengo)
PSG: 29- Safonov; 33- Zaire-Emery, 5-Marquinhos, 51-Pancho e 25-Nuno Mendes; 17-Vitinha, 8-Fabián Ruíz (47-Ndjantou) e 87-João Neves; 19-Lee Kang-in (24-Mayulu/29-Barcola), 14-Doué (10-Dembélé) e 7-Kvaratskhelia (49-Mbaye)
Técnico: Luis Enrique
Estiveram no banco de reservas: 30-Chevalier, 89-Renato Marin, 21-Lucas Hernández, 6-Zabarnyi, 4-Lucas Beraldo e 9-Gonçalo Ramos
Flamengo: 1-Rossi; 2-Varela, 3-Léo Ortiz, 4-Léo Pereira e 26-Alex Sandro; 5-Pulgar (18-De la Cruz), 21-Jorginho (8-Saúl) e 10-Arrascaeta (11-Everton Cebolinha); 15-Carrascal (9-Pedro), 50-Plata (16-Samuel Lino) e 27-Bruno Henrique (7-Luiz Araújo)
Técnico: Filipe Luís
Estiveram no banco de reservas: 49-Dyogo Alves, 22-Emerson Royal, 6-Ayrton Lucas, 13-Danilo, 52-Evertton Araújo, 23-Juninho, 30-Michael e 64-Wallace Yan
Parabéns ao Paris Saint-Germain que aumentou seu histórico de conquistas, levantando nesta temporada pela primeira vez este título da Copa Intercontinental da FIFA, como também a cobiçada Champions League.
E parabéns ao Flamengo, que equilibrou a partida e, infelizmente devido às más cobranças de penalidades, perdeu a chance de fazer história mundialmente. Mesmo com a irrefutável superioridade do PSG, o time brasileiro jogou com altivez e fez uma boa partida, merecendo o nosso reconhecimento. Nesta temporada, o Mengão ganhou quatro títulos: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores. O PSG, o Bayern de Munique e o Atlético impediram os títulos da Copa Intercontinental, do Mundial de Clubes da FIFA e da Copa do Brasil, respectivamente.
Um grande abraço espinosense.



