Foi um sonhador imigrante da Letônia de nome Verner Grinberg, que no Brasil chegou junto com os pais em 1913, aos 3 anos de idade, que deu materialidade à localidade que atualmente é um destino bastante movimentado no cenário turístico brasileiro. Em uma região de difícil acesso, o senhor Verner transformou uma fazenda isolada em um recanto de rara beleza, que hoje é o distrito da cidade mineira de Camanducaia denominado Monte Verde. O nome veio de uma ideia simples, o significado, na língua alemã, do sobrenome do idealizador do local, grün = verde e berg = monte.
Após morar por algumas cidades paulistas, o senhor Verner comprou terras na região de Camanducaia e iniciou o processo de organizar e criar do nada a infraestrutura necessária para a sobrevivência dos moradores, construindo a rede de água, o sistema de iluminação e escolas, entre outras instalações básicas. Posteriormente, imigrantes oriundos da Hungria, Suíça, Alemanha, Rússia e Itália, e muitos brasileiros também, ali se instalaram, ajudando a desenvolver o lugarejo que se tornou quase uma cópia de tamanho reduzido da famosa Campos do Jordão.
Monte Verde está a 1.550 metros acima do nível do mar, distante 30 km de Camanducaia, subindo a serra, a 155 km de Campinas, a 165 km de São Paulo, a 480 km de Belo Horizonte e a 881 km de Montes Claros.
O sonho do senhor Verner Grinberg custou muito suor e trabalho para ser materializado, mas compensou, pois atualmente a belíssima Monte Verde já entrou no circuito turístico nacional, atraindo gente de todo o país e de muitos lugares do mundo, oferecendo serviços de altíssima qualidade em acomodações, diversão e culinária. Merece uma visita!
Um grande abraço espinosense.