No profundo, vasto e gigantesco mundo da Internet, podemos encontrar um tanto de tudo, de pilantras à procura de incautos para engambelar e lucrar, até pessoas que espalham amor e esperança aos desiludidos. Vemos também miríades de figuras tentando mostrar ao mundo as suas habilidades individuais nas mais variadas áreas do conhecimento humano, algumas com incrível talento, outras com suas supérfluas e toscas bugigangas artísticas.
Entre tantas coisas boas e muitas e muitas inimagináveis babaquices encontradas nas redes sociais, eis que descobri dia desse um canal de uma talentosa garota de Taiobeiras, mas residente em Montes Claros, que se utiliza da arte da pintura em aquarela para retratar imagens da paisagem cotidiana da cidade com imensa maestria. É a Júlia Marques, conterrânea da minha querida comadre Anny Kássia e da artista Marina Sena.
A Júlia Marques, através da sua conta no Instagram "@juliamarques.art", ao invés de instigar o ódio e espalhar fake News, resolveu disseminar tão somente beleza e cultura, ao criar um interessante projeto artístico denominado "Ruas de MOC", onde recria em quadros, cenas das ruas da cidade, pintando construções, objetos, pessoas ou cenas do dia a dia. Até agora em seu projeto que está apenas se iniciando, já foram retratadas por suas habilidosas mãos a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, no Centro; a Igreja Nossa Senhora da Consolação, no Bairro Cintra; e uma Kombi rosa estacionada diante do Varejão Brandão, no Bairro Cidade Nova.
Nesta correria desenfreada de muitos de nós atualmente em busca de dinheiro e da sobrevivência, quantos sequer reparam no nascer e pôr do Sol, no voar e cantar dos pássaros ou nas belas imagens que pairam no panorama da cidade? Assim, nada melhor que alguém com talento e sensibilidade venha retratar pra gente o que nos passa despercebido, criando arte com leveza e encantamento. Lembrando que a Júlia é pintora e pode colocar na tela uma imagem qualquer da sua preferência, uma foto sua, por exemplo. É só encomendar. Obviamente sendo ressarcida por isso, pois todo trabalho deve ser bem remunerado, justamente.
Adorei a ideia, a criatividade e a formosura do trabalho da Júlia e vou ficar ligado em sua conta do Instagram para acompanhar suas próximas criações artísticas, que prometem aparecer todas as segundas-feiras ao meio-dia. Sucesso, garota!
Um grande abraço espinosense.