Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

3081 - Meu xará na Copa

Com exceção de Palhinha (atleta de Cruzeiro, Corinthians e Atlético), cujo nome de batismo era Vanderley Eustáquio de Oliveira, nunca tive notícias de jogadores de altas categoria e performance chamados Eustáquio que se destacassem no futebol profissional. Nem mesmo meus caros xarás conterrâneos se tornaram craques da bola nos campos espinosenses ou do planeta, casos de Eustáquio de Juca, Eustáquio de Quincão, Eustáquio da Villas Churrascaria ou Carlos Eustáquio irmão do prefeito Milton Barbosa. 
Mas agora, finalmente, tive a honra e a alegria de descobrir um jogador de boa qualidade a ponto de disputar uma Copa do Mundo defendendo as cores do seu país. Esta figura é Stephen Antunes Eustáquio, atleta do Futebol Clube do Porto de 25 anos, nascido em 21 de dezembro de 1996 em Leamington, Canadá, filho de pais portugueses da cidade de Nazaré, Armando Eustáquio e Esmeralda Eustáquio. Ele tem um irmão mais velho, Mauro, e namora a linda Constança Damião. O jogador de 1,78m e 66 kg atua como meio-campista e agora está defendendo a camisa número 7 da Seleção do Canadá na Copa do Catar. Já defendeu a camisa da Seleção Portuguesa, na categoria sub-21. Isso se deve ao fato de possuir dupla cidadania, portuguesa e canadense. Atualmente joga no Porto, usando a camisa de número 46, onde conquistou os títulos de Campeão Português (2021–22), Taça de Portugal (2021–22) e Supertaça Cândido de Oliveira (2022).






Além do xará Eustáquio na equipe do Canadá, tenho que comemorar também a presença de um representante da já enorme família italiana Tolentino no Brasil, o meio-campista da Seleção Brasileira Lucas Tolentino Coelho de Lima, mais conhecido como Lucas Paquetá. O titular da Seleção de Tite, dono da camisa 7 e que mede 1,80m e pesa 72 kg, nasceu em 27 de agosto de 1997 na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Hoje joga pela equipe inglesa do West Ham United F.C. É casado com Maria Eduarda Fournier desde 2018 e tem dois filhinhos, Benício e Filippo.




Boa sorte e sucesso pro Eustáquio, pelo Canadá, que hoje perdeu na estreia na Copa por 1 x 0 pra Bélgica, e também pro Lucas, pelo Brasil, que estreia amanhã contra a Sérvia, para que possa nos trazer, junto com seus companheiros, o sexto título de Campeão Mundial de Seleções da FIFA.
Um grande abraço espinosense.