Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 17 de julho de 2023

3251 - Tristes despedidas em Espinosa e no mundo

Através de comunicado postado em um grupo de Whatsapp por meu amigo Eugênio Robson Vieira Cruz, o Robinho, fiquei sabendo do falecimento ocorrido ontem de Dona Cristina Fernandes Leal em Espinosa. Esposa de Nem Carreteiro, mãe de Cidão da Padaria e de minha comadre Fátima, Dona Cristina era sogra de Robinho.
Sua partida para outra dimensão deixa entristecida a nossa comunidade espinosense. 
A Fátima e a todos os demais familiares, o meu sincero sentimento de pesar pela enorme perda e a prece a Deus para que lhes console e fortaleça na fé neste momento tão doloroso e desalentador. O meu abraço solidário.
Infelizmente não consegui uma fotografia de Dona Cristina para postar aqui. 

Nesta semana, três outros falecimentos entristeceram quem gosta de futebol, cinema e música. Em Paris, França, morreu a cantora e atriz britânica Jane Birkin, aos 76 anos. Ela, nascida em Londres, em 14 de dezembro de 1946, notabilizou-se por suas atuações no cinema, na música e por ser o amor e a parceira do cantor e compositor Serge Gainsbourg (1928-1991), tornando-se um ícone da música erótica com a canção "Je t'Aime... Moi Non Plus", sucesso lançado em 1969. Ela tinha 76 anos. 



No futebol, o Brasil perdeu hoje o ex-atleta Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, jogador qualificado que sagrou-se Campeão e artilheiro da Libertadores da América pelo Cruzeiro em 1976, marcando 13 gols em 10 jogos e jogando ao lado de craques como Nelinho, Zé Carlos, Jairzinho e Joãozinho. Palhinha ganhou sete Campeonatos Mineiros e é ainda o sétimo maior goleador da história do Cruzeiro, com 156 gols marcados em 457 jogos. Foi Campeão Paulista pelo Corinthians em 1977, sendo o autor do gol da primeira partida da histórica decisão contra a Ponte Preta. Também foi Campeão Paulista em 1979. Entre 1977 e 1980, Palhinha disputou 148 jogos com a camisa do Timão e marcou 44 gols. Depois foi titular da memorável equipe do Atlético no Campeonato Brasileiro de 1980, Vice-Campeão Brasileiro, ao lado de craques como Luizinho, Toninho Cerezzo, Reinaldo e Éder. Com a gloriosa camisa alvinegra do Galo, foi Bicampeão Mineiro em 1980/1981, atuando em 77 partidas e marcando 27 gols. Como treinador, atuou nestes três clubes e mais no Rio Branco-MG, União São João, Ferroviário, Inter de Limeira e Villa Nova. Palhinha tinha 73 anos. 



Na música brasileira, uma perda irreparável. Morreu João Donato. Pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor, nasceu em 1934 na capital do Acre, Rio Branco. Donato destacou-se no cenário da Música Popular Brasileira como um compositor inspirado e como um multi-instrumentista tarimbado, tido como um precursor da Bossa Nova, dono de lindas composições como "Flor de Maracujá", "A Rã" (com Caetano Veloso), "Simples Carinho" (com Abel Silva)" e a que mais gosto, "A Paz" (com Gilberto Gil). João Donato de Oliveira Neto, com seu indefectível bonezinho, uma pessoa divinamente abençoada pelo Criador, uma figura de uma humildade, de uma gentileza e de uma alegria contagiantes, tinha 88 anos.
Que todos descansem na mais completa paz!


 
A vida é assim, misteriosa, maravilhosa, indecifrável, gostosa, plural, uma dádiva divina estupenda, mas com um enredo invariável e fatal, com desfecho irreversível. O seu fim é a única e inabalável certeza que temos. Um dia desses, seremos nós a acertar as contas com o Criador. Estejam prontos e sem intolerância e ódio no coração.
Um grande abraço espinosense.