Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 22 de agosto de 2023

3282 - As Festas de Agosto batucaram e coloriram as ruas de Montes Claros

As tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros são festas religiosas, de origem católica, realizadas tradicionalmente na cidade mineira em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, a São Benedito e ao Divino Espírito Santo.



Violões, cavaquinhos, chocalhos, tambores, pandeiros e outros rústicos instrumentos de percussão entoaram os batuques que tomaram conta dos ares e ruas dos Montes Claros nos desfiles dos grupos folclóricos dos Catopês, Marujos e Caboclinhos.


 
A abertura oficial da 182ª edição da festa ocorreu no início da noite de terça-feira, dia 15 de agosto, na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos situada no bairro Morrinhos. Depois dos desfiles e levantamento dos mastros de Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito e do Império do Divino Espírito Santo durante a semana, eis que o fechamento se deu na tarde de domingo, dia 20 de agosto, com a tradicional procissão de encerramento com todos os cortejos e grupos saindo do Centro Cultural Hermes de Paula, na Praça Dr. Chaves, a da Matriz, seguida da Missa de despedida na Igrejinha da Praça Portugal.



Este ano a festa foi acompanhada de perto por integrantes da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói, que levarão a quase bicentenária manifestação cultural Norte-Mineira ao Carnaval carioca, no desfile do ano que vem na Marquês de Sapucaí, com o tema "Catopês - Um Céu de Fitas". Estiveram presentes o presidente da Escola, Hugo Júnior, o carnavalesco Tiago Martins, o diretor e produtor Cláudio Andrade e o enredista Vando Fernandes.



Além das manifestações folclóricas e dos eventos religiosos, o evento contou com barraquinhas de artesanatos e comidas típicas na praça e uma programação de apresentações musicais bastante variada, dentro do 43º Festival Folclórico de Montes Claros. Outra boa atração foi a exposição de bonecos do Grupo Giramundo, no Centro Cultural Hermes de Paula, localizado na Praça da Matriz.



As praças, ruas e avenidas centrais de Montes Claros foram tomadas pelos Catopês, Marujos e Caboclinhos das mais variadas idades, desde crianças de colo até anciãos em cadeiras de rodas, todos irmanados na defesa e manutenção da tradição religiosa que beira os 200 anos, resistindo e se perpetuando, passando de pai para filho. Os desfiles cheios de entusiasmo, cores e sons atraíram dezenas, centenas, milhares de espectadores, quase todos de câmeras e celulares nas mãos registrando em fotografias e vídeos as apresentações dos animados músicos e dançarinos montes-clarenses. 
Um grande abraço espinosense.