Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 20 de junho de 2023

3228 - Morreu Dalva em Espinosa

Com algum atraso, registro aqui o falecimento da conterrânea Maria Dalva Soares Barbosa, ocorrido no dia 17 de junho em Espinosa. Dalva da Loja, assim que ela era mais conhecida na cidade.
Aos familiares e amigos de Dalva, especialmente ao meu amigo Orlando Rocha, os meus profundos sentimentos de pesar e a oração ao bom Deus para que lhes conceda a suficiente paz, fé e resignação para conseguirem superar momento tão triste e doloroso. 
Que Deus dê a Dalva o descanso eterno pleno de paz!
Um grande abraço espinosense.



3227 - Dave Maclean e Luiz Schiavon, duas perdas na música

Há poucos dias, dois músicos importantes no cenário musical brasileiro deixaram este mundo. No sábado, 17 de junho, faleceu o senhor José Carlos Gonzales, aos 78 anos, vítima de complicações decorrentes de um câncer no intestino. Quase ninguém deve conhecê-lo por este nome de batismo, já que o artista se notabilizou com o nome artístico de Dave Maclean, compondo e cantando canções românticas em Inglês na década de 70, algumas de enorme sucesso após integrarem trilhas de novelas, caso de "Me and You", da novela global "Os Ossos do Barão". Outro grande sucesso seu foi a música "We Said Goodbye". Na sua trajetória musical, o artista paulistano participou de bandas como "The Snakes", "Os Botões", renomeada tempos depois como "The Buttons", "Dollar Company", rebatizada como "Trio Bala de Prata," e "Montana Country". Compôs músicas Pop e Sertaneja para vários outros artistas brasileiros, como Sérgio Reis, Gian & Giovani e Sandy & Junior, entre outros. Seu período de estrelato, entretanto se deu mesmo com as baladas em Inglês da década de 70, quando explodiu no Brasil e até no México, onde figurou no topo das paradas de sucesso.




Outro artista relevante na música do país, Luiz Antônio Schiavon Pereira, faleceu aos 64 anos no dia 15 de junho, quinta-feira última, na cidade de Osasco (SP), depois de complicações causadas por uma cirurgia para combater uma doença autoimune. Luiz Schiavon, maestro, pianista e compositor, foi um dos fundadores de uma das bandas de maior sucesso da história do Pop Rock do Brasil, o "RPM". Também comandou a banda do programa "Domingão do Faustão" no período de 2004 a 2010, na TV Globo. Compôs trilhas de novelas por lá também. 
Schiavon era o cérebro da banda "RPM", responsável pela maior parte das músicas e arranjos do grupo. O "RPM", sigla de "Revoluções Por Minuto", explodiu no panorama roqueiro brasileiro dos anos 80, formado pelo Schiavon juntamente com o vocalista e baixista Paulo Ricardo, o guitarrista Fernando Deluqui e o baterista Paulo Antônio, o P.A., morto em 2019. Com o disco de estreia, lançado em maio de 1985, a banda chegou ao estrelato, vendendo milhares de discos e ganhando bastante grana. Foram muito tocadas as músicas "Rádio Pirata", "Olhar 43", "A Cruz e a Espada", "Louras Geladas", "Juvenília" e "Revoluções por Minuto". 




Que descansem em paz! E muito obrigado pelas suas canções que nos fizeram tão felizes.
Um grande abraço espinosense.