Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

2294 - Mais uma pérola do Bernardo

"Puisque je doute, je pense; puisque je pense, j'existe", ou "Ego cogito, ergo sum sive existo" ou ainda "Penso, logo existo!" Na busca indomável pela verdade, a única certeza imaginada pelo matemático e filósofo francês René Descartes foi a de que a razão humana é a única forma de existência. Pensar, raciocinar, refletir, é assim que se prova realmente que estamos vivos. E questionando tudo ao redor, duvidando de qualquer coisa ou fato ainda não devidamente comprovado. Assim é que me pego matutando e concluindo que por mais que eu adquira conhecimento através dos sábios, mestres, livros, filmes, mídia e na convivência diária com os seres humanos e não humanos, me certifico do quanto ignorante eu sou. Mas não basta apenas acumular conhecimentos e mais conhecimentos se o indivíduo não os utiliza para pensar, raciocinar, refletir sobre eles, descobrir seus significados, suas mensagens. 
Infelizmente vivemos tempos assim. A overdose de informação que a tecnologia nos traz a todo instante parece estar nos impedindo de refletir, de dissecar, de meditar vagarosa e detalhadamente sobre tudo.
Toda essa minha conversa fiada é só para dizer que, especialmente na música, grande parte dos humanos não mais se dispõe a ouvir placidamente uma canção apreciando não só a beleza da melodia mas também a mensagem que ela nos transmite. Na correria desenfreada dos tempos atuais, muito pouca gente se detém para refletir sobre tudo, inclusive sobre as letras das canções. Uma pena, uma pena. 
Assim é que eu adoro músicas lindas e harmoniosas que invadem prazerosamente o meu coração, acariciando-o com palavras simples, mas reconfortantes. Nessa tarefa, o músico, cantor e compositor mineiro Bernardo do Espinhaço é um craque. E ele me traz mais uma música bela, sensível e maravilhosa que compartilho com vocês. Chega de papo furado e vamos ouvi-la, mas não na correria do dia a dia, mas em completo silêncio, em um momento de paz e quietude. Espero que sintam o mesmo que eu: uma paz gigante, enorme prazer e contentamento.
Um grande abraço espinosense. 






Saco de Dormir
(Bernardo do Espinhaço)

Uhhh
no acerto do sol
eu sigo tão só
onde as árvores dormem
tontas de tanto viver
e eu penso em você

Uhhh
pra me distrair
eu vou por aí
por entre as bromélias
tão certas
de sobreviver como tiver que ser

E admitir
quando o frio descer
nesse saco de dormir
ainda cabe você
ainda cabe você

Uhhh
é samambaial
não vejo o final
nem acho atalhos
trato de entender e seguir
deixa o tempo cumprir