Enquanto o Brasil caminha célere de volta ao passado, retrocedendo de forma avassaladora em tempo recorde, sobretudo na área econômica, com uma recessão brutal, alto desemprego e corte de investimentos, a China caminha firme na direção contrária. Com um crescimento de 6,9% em 2017, a China continua mirando o futuro com base em três conceitos essenciais: o fortalecimento da sua cultura tradicional, o desenvolvimento tecnológico impulsionado pela inovação e o caminho do desenvolvimento pacífico e harmonioso interno e externo.
Mesmo com problemas sérios a enfrentar, como as dívidas pública e privada e a grave poluição do ar, a China pretende combatê-los com firmeza, focando na defesa do meio ambiente, no suprimento das necessidades materiais e culturais do seu povo, na demanda por Democracia, Estado de Direito, equidade, justiça e segurança.
Um dos setores que mais demonstram a capacidade da indústria chinesa é o de engenharia, com suas obras monumentais e normalmente construídas em tempo recorde. O vídeo abaixo nos mostra algumas das obras que foram ou estão sendo construídas no país, o que nos causa um pouco de inveja, já que o Brasil estagnou no tempo. São projetos de transferência de água do sul para o norte do país; da construção da maior hidrelétrica do mundo, a Three Gorges Dam; a mais longa ponte do mundo ligando Pequim a Xangai, a Danyang-Kunshan Grand Bridge; a rede ferroviária de alta velocidade mais longa: a China HSR Network; o supercomputador mais rápido: o Sunway Taihu Light; a ponte mais alta no Rio Sidu: Sidu River Bridge; o túnel ferroviário mais longo: Guangzhou Metro Line 3; a maior construção por área de chão: o New Century Global Center, que oferece espaço para o varejo, escritórios, salas de conferências, um complexo universitário, dois centros comerciais, hotéis e até mesmo um parque temático de água no topo do prédio; o Telescópio Esférico (FAST), dotado da maior abertura do mundo: 500 metros de diâmetro; e finalmente o trem de levitação magnética mais rápido do mundo: o Shanghai Maglev Train, que transporta passageiros entre a Longyang Road Station e o Pudong International Airport em uma velocidade de cerca de 431 km/h. Vamos dar uma olhada?
Um grande abraço espinosense.