Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 19 de agosto de 2025

3829 - Escola Estadual Comendador Vianna homenageada na Assembleia Mineira

O nome da nossa amada terrinha Espinosa esteve em destaque positivo na política mineira nesta semana, em solenidade realizada na capital Belo Horizonte. Às 19 horas do dia 18 de agosto de 2025, segunda-feira, o deputado porteirinhense Oscar Lisandro Teixeira (PP), em substituição ao deputado montes-clarense Luiz Tadeu Martins Leite (MDB), atual Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), comandou a 22ª Reunião Especial de Plenário da casa do povo mineiro destinada a homenagear a nossa Escola Estadual Comendador Viana pelos 100 anos de sua fundação.
A primeira escola da cidade de Espinosa teve sua fundação no ano de 1925, no dia 5 de maio, através do decreto nº 6.864 do então governador Fernando Mello Vianna, batizada em homenagem ao pai do governante. No ano seguinte, exatamente na data de 25 de julho de 1926, o grupo escolar abriu as portas e iniciou suas atividades educacionais com seus primeiros 292 alunos devidamente uniformizados diante dos professores. Atualmente a escola, que se tornou estadual, conta com 782 alunos e 83 funcionários, entre professores, supervisores, assistentes técnicos, ajudantes de serviços gerais, diretores e demais.






A mesa de honra da 22ª Reunião Especial de Plenário contou com a presença do Presidente da Sessão, o deputado Oscar Lisandro Teixeira (PP); da Sub-Secretária de Articulação Educacional da Secretaria de Estado da Educação, a senhora Cláudia Aparecida Lara Augusto; do Deputado Ricardo Campos (PT); do Prefeito de Espinosa Nílson Faber Sepúlveda (Avante); do vereador espinosense Gilmar Alves Pereira, o Gilmar de Tazinho (PT); da Superintendente Regional de Ensino de Janaúba, a senhora Veraci de Sousa Jácome; do representante dos pais dos alunos da escola, o senhor Marcelo Cardoso Fernandes; e da Diretora da Escola Estadual Comendador Viana, a senhora Eugênia Almeida Cardoso. Na plateia, ilustres espinosenses residentes em Belo Horizonte como Djalma Caldeira Tolentino e José Lúcio Antunes e conterrâneos como Juraci Barbosa Lima, Paulo Henrique Alves Campos, Walter Souza e Luciana Oliva Barbosa Lima, bem como alguns professores e alunos da instituição. O Hino Nacional Brasileiro foi apresentado pelos alunos Tiago Oliveira, Caio Anderson e Nícolas Nunes. O Hino da Escola Estadual Comendador Viana foi performado pela dupla Marina Lima Martins e Caio Castro Cruz.
Há muito o que comemorar neste centenário de existência da Escola Estadual Comendador Vianna, com diretores, professores, servidores e alunos elevando o nome da instituição com suas trajetórias elogiáveis no comando e na participação ativa no cotidiano durante todo esse tempo. Meu respeito e admiração por tantos e tantos excelentes profissionais da Educação que tão bem trabalharam enaltecendo o nome da escola até os dias atuais. Merecem aplausos e reconhecimento os educadores, com seus projetos inovadores que resultam em bons desempenhos dos estudantes em olímpiadas e um futuro de sucesso em vestibulares e carreiras profissionais de destaque pelo país afora. 
Não tive a oportunidade de estudar na Escola Comendador Vianna, eduquei-me na Escola Dom Lúcio, mas tive o prazer de estudar na Escola Normal Professor José Monteiro Fonseca participando das aulas em suas instalações físicas, o que foi bastante gratificante por poder adquirir conhecimento de ótimos mestres bem próximo das suas imensas e belas gameleiras.
Registro aqui os meus parabéns a esta centenária instituição importante, salutar e respeitável, bem como a todos os homens e mulheres que a fizeram e a fazem existir desde 1925.
Um grande abraço espinosense.