Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

2118 - A força e o sentimento da música de Bruce Springsteen

Esta primeira postagem do ano de 2019 vem falar sobre determinação, talento, sentimento, humanismo e, fundamentalmente, de boa música. Tudo isso é o que brota em borbotões ao assistir ao especial musical "Springsteen on Broadway", que estreou na grade da Netflix na manhã de 16 de dezembro do ano passado, logo após o encerramento do espetáculo no Walter Kerr Theatre, em Nova York. As gravações disponibilizadas foram realizadas nos dias 17 e 18 de julho, com uma audiência particular. O espetáculo no teatro iniciou-se ainda em 2017, no dia 12 de outubro, encerrando-se no dia 15 de dezembro de 2018, perfazendo 236 performances no palco.
"Springsteen on Broadway" é pura emoção, entre histórias pessoais, piadas, confissões e palavrões, além de versões bastante íntimas e emocionadas de algumas de suas muitas canções. No espetáculo de duas horas e 33 minutos, o renomado e respeitado artista americano relata sua trajetória desde criança na carreira artística, confessa seus pecados, revisita seus conflitos, presta homenagem aos familiares e amigos queridos e recebe para uma apresentação conjunta, sua esposa Patti Scialfa Springsteen. Eles cantam juntos duas canções, "Brilliant Disguise" and "Tougher Than the Rest". As outras ficam por conta do astro roqueiro de voz potente e diferenciada, se revezando no violão, piano e gaita, sempre com aquela emoção à flor da pele. No palco, com mínima iluminação, o artista abre seu coração para falar de tudo um pouco. Como sempre, vestido com uma camiseta básica na cor preta, uma calça jeans, um par de botas e seu imenso talento para emocionar multidões, mesmo ali diante de menos de um milhar de espectadores. Enquanto conta suas reminiscências, Bruce toca e canta, variando os instrumentos. As lembranças da infância em Freehold, uma cidade de Nova Jersey com população parecida com a de Espinosa, bem como as caminhadas pelo mundo na busca do sucesso como artista, mostram um pouquinho da alma do astro da música americana, um cidadão do mundo, um sujeito normal, um trabalhador comum, mas não com um ofício comum. Afinal não é todo mundo que pode ser tratado como o "Boss".


Estas são as canções que integram o show e um álbum que foi lançado em 14 de dezembro de 2018 com gravações feitas no espetáculo. O produto foi lançado como CD duplo e LP.  

Disco: 1
  1. Growin' Up (Introdução)
  2. Growin' Up (Álbum Greetings from Asbury Park, N.J.)
  3. My Hometown (Introdução)
  4. My Hometown (Born in the U.S.A.)
  5. My Father's House (Introdução)
  6. My Father's House (Nebraska)
  7. The Wish (Introdução)
  8. The Wish (Tracks)
  9. Thunder Road (Introdução)
  10. Thunder Road (Born to Run)
  11. The Promised Land (Introdução)
  12. The Promised Land (Darkness on the Edge of Town)

Disc: 2
  1. Born In the U.S.A. (Introdução)
  2. Born In the U.S.A. (Born in the U.S.A.)
  3. Tenth Avenue Freeze-Out (Introdução)
  4. Tenth Avenue Freeze-Out (Born to Run)
  5. Tougher Than the Rest (Introdução)
  6. Tougher Than the Rest (Tunnel of Love) - Com Patti Scialfa
  7. Brilliant Disguise (Introdução)
  8. Brilliant Disguise (Tunnel of Love) - Com Patti Scialfa
  9. Long Time Comin' (Introdução)
  10. Long Time Comin' (Devils & Dust)
  11. The Ghost of Tom Joad (Introdução)
  12. The Ghost of Tom Joad (The Ghost of Tom Joad)
  13. The Rising (The Rising)
  14. Dancing In the Dark (Introdução)
  15. Dancing In the Dark (Born in the U.S.A.)
  16. Land of Hope and Dreams (Wrecking Ball)
  17. Born to Run (Introdução)
  18. Born to Run (Born to Run)


Eu sou um grande fã de Bruce Springsteen, desde que o vi pela primeira vez soltando sua estupenda voz na canção "We Are the World", composta por Michael Jackson e Lionel Richie e gravada em 28 de janeiro de 1985 por 45 dos maiores nomes da música norte-americana, no projeto "USA for Africa", que arrecadou fundos para o combate à fome na África. Ao vê-lo na TV naquela performance espetacular, fiquei embasbacado e apaixonado instantaneamente pelo seu trabalho. Isso não mudou e nunca mudará. Springsteen e sua música estarão comigo para sempre.
Um grande abraço espinosense.