Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 9 de junho de 2022

2979 - Cruzeiro de volta à elite do futebol brasileiro

Hoje é dia 9 de junho de 2022 e o Campeonato Brasileiro da Série B ainda está em andamento com apenas 11 rodadas finalizadas, mas com toda tranquilidade e clarividência vou assumir aqui o risco de afirmar categoricamente que o Cruzeiro Esporte Clube, um dos gigantes clubes de Minas Gerais, Brasil e do mundo, está finalmente de volta à elite do futebol brasileiro. 
Após três anos na segunda divisão, fruto de administrações irresponsáveis e catastróficas que levaram o vitorioso clube à bancarrota, as coisas agora caminham em céu (azul) de brigadeiro. Depois de ser transformado em SAF, a nova Sociedade Anônima do Futebol, comprado pelo fenomenal craque Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Cruzeiro finalmente se conscientizou da situação caótica que vivia e se estruturou rapidamente, com a tomada de decisões duras e necessárias para garantir a sobrevivência no mercado da bola hoje tão dependente de investimentos milionários, e acertou na montagem de uma equipe sem estrelas, mas aguerrida e extremamente competitiva para se sobressair na difícil disputa da Série B.
Passadas apenas 11 rodadas, menos que a metade dos compromissos da equipe no campeonato, e com mais 27 confrontos a realizar, o chefão Ronaldo, a comissão técnica comandada pelo Paulo César Pezzolano Suárez, o time e a torcida da Toca da Raposa já podem comemorar o acesso à primeira divisão, sem medo de ser feliz. São 28 pontos conquistados, com nove vitórias, um empate e uma única derrota, com 14 gols marcados e apenas quatro sofridos e um aproveitamento surpreendente de 84,8%. A única derrota da equipe foi na estreia contra o Bahia, em Salvador, quando perdeu por 2 x 0. O único empate aconteceu na terceira rodada, em igualdade de 1 x 1 contra o Tombense, fora de casa. Os nove triunfos, oito deles consecutivos, foram diante de Brusque (Casa, 1 x 0), Londrina (Casa, 1 x 0), Chapecoense (Fora, 2 x 0), Grêmio (Casa, 1 x 0), Náutico (Fora, 1 x 0), Sampaio Corrêa (Casa, 2 x 0), Criciúma (Fora, 1 x 0), Operário (Fora, 2 x 1) e CRB (Casa, 2 x 0). 


A situação estrelada é tão confortável que a diferença atual para o segundo colocado, o Bahia, é de seis pontos. Para o terceiro colocado, o Vasco, são sete pontos de diferença e para o Sport, quarto colocado, 10 pontos de vantagem. Para o primeiro colocado fora do G4, este almejado pódio dos quatro primeiros que hoje subiriam para a Série A, a diferença é de distantes 11 pontos. Nesta quinta posição está o Grêmio, que mesmo tendo uma equipe recheada de bons jogadores e um treinador comprovadamente competente, não consegue mostrar um futebol consistente, oscilando bastante na competição. Não há surpresas nesse posicionamento das equipes nesta tabela de classificação, já que são cinco gigantes do futebol brasileiro que atualmente, por conta de fases complicadas de administração, estão temporariamente disputando a segunda divisão do futebol brasileiro. Não tenho a mínima dúvida de que Cruzeiro e Grêmio irão conquistar o retorno à elite neste ano, com ótimas possibilidades também de Vasco, Bahia ou Sport conseguirem o mesmo sucesso. Quem será o campeão, aí não dá para apostar. Só o tempo dirá! Mas que a torcida cruzeirense já pode comemorar a volta à primeira divisão, isto eu posso garantir, pois só mesmo uma tragédia inimaginável para impedir que isto aconteça, com o panorama atual da equipe celeste, de confiança, competência e competitividade. Vamos torcer para que o América e o Atlético consigam se manter na Série A para que possamos ter os três representantes de Minas Gerais novamente na elite do futebol nacional. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.