Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

2476 - Será a derradeira chance de Neymar?

Qualquer pessoa minimamente informada sobre futebol no mundo, haverá de reconhecer a genialidade de Neymar Júnior no esporte. O menino prodígio já mostrou sua gigantesca qualidade técnica e sua incrível intimidade com a bola, protagonista de jogadas, dribles, gols, vitórias e títulos especialmente brilhantes.
Neymar da Silva Santos Júnior nasceu na cidade paulista de Mogi das Cruzes, em 5 de fevereiro de 1992. Está, portanto, com 28 anos, idade normalmente de ápice na carreira dos grandes craques da história do futebol. Mas se Neymar já figura no panteão dos grandes craques mundiais, com conquistas importantes como as listadas adiante, ainda faltam um título de Copa do Mundo com a Seleção Brasileira e um troféu individual de Melhor Jogador do Mundo para coroar sua carreira de sucesso.

Conquistas no Santos:
Campeonato Paulista: 2010, 2011 e 2012
Copa do Brasil: 2010
Copa Libertadores da América: 2011
Recopa Sul-Americana: 2012

Conquistas no Barcelona:
Supercopa da Espanha: 2013 e 2016
Campeonato Espanhol: 2014–15 e 2015–16
Copa do Rei: 2014–15, 2015–16 e 2016–17
Liga dos Campeões da UEFA: 2014–15
Supercopa da UEFA: 2015
Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2015

Conquistas no Paris Saint-Germain:
Campeonato Francês: 2017–18, 2018–19, 2019–20
Copa da França: 2017–18, 2019–20
Copa da Liga Francesa: 2017–18, 2019–20
Supercopa da França: 2018

Conquistas na Seleção Brasileira:
Campeonato Sul-Americano Sub-20: 2011
Superclássico das Américas: 2011, 2012, 2014 e 2018
Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Copa das Confederações: 2013
Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016




E parece que a grande chance de ser escolhido o melhor jogador do planeta finalmente veio nesta temporada atípica. Com os sempre protagonistas Lionel Messi e Cristiano Ronaldo fora das semifinais da Champions League, o jogador brasileiro tem todas as possibilidades de se consagrar definitivamente, isto se conseguir levar o seu atual clube, Paris Saint-Germain (PSG), ao título da temporada e, consequentemente, convencer os eleitores de que ele merece receber pela primeira vez a premiação. Na referida eleição, votam capitães e técnicos das seleções, jornalistas e torcedores de todos os cantos do mundo.  
Neymar é um verdadeiro craque jogando futebol, não há a menor dúvida. O mesmo não se pode dizer do seu comportamento fora de campo e, às vezes, até mesmo dentro das quatro linhas. Já se envolveu em inúmeras polêmicas com treinadores, com colegas, com adversários, com árbitros, com torcedores, e já foi acusado de estupro, de ilegalidades financeiras em contratos de transferência e de sonegação de impostos, além de ser acusado de falta de profissionalismo por participação constante em festas em ocasiões indevidas. Durante a última Copa do Mundo, ficou marcado pela torcida como um jogador de reiteradas simulações de faltas, ganhando pejorativamente a fama de "cai-cai" e virando "meme" na Internet. Deixou o Barcelona por se considerar uma sombra do gênio Messi e foi para o Paris Saint-Germain em uma negociação milionária, com a ideia de brilhar sozinho e finalmente ser considerado o melhor jogador do mundo. A oportunidade parece ter finalmente chegado para o nosso mimado astro da bola.




As semifinais da Champions League estão definidas com surpreendentes protagonistas. Ficaram pelo caminho gigantes como Real Madrid, Juventus, Barcelona e Manchester City, entre outros. Na terça-feira, 18 de agosto, às 16h no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal, definirão uma das vagas para a final, em partida única, as equipes do PSG da França e o RB Leipzig da Alemanha. Na quarta-feira, 19 de agosto,  às 16h no Estádio Alvalade, em Lisboa, Portugal, será a vez do confronto entre o Lyon da França e o Bayern da Alemanha. Os favoritos a chegar à grande final da Champions League são o PSG e o Bayern, mas os surpreendentes resultados na atual competição não permitem fazer previsões. Tudo pode acontecer, até mesmo uma final entre RB Leipzig e Lyon. Já imaginou que zebra? 




Dependendo das atuações e dos resultados, poderão sair como heróis desses jogos finais, o jovem craque francês Kylian Mbappé, o implacável artilheiro alemão Robert Lewandowski e o nosso Neymar, o que terá enorme impacto na eleição de craque do ano da FIFA, com o troféu FIFA The Best. Lembrando que outra premiação relevante de melhor jogador do mundo, a "Bola de Ouro" da revista "France Football", não acontecerá este ano, cancelada por conta da pandemia. Lembrando que o maior ganhador dos prêmios da FIFA de melhor do mundo é o argentino Messi, com seis troféus recebidos: 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019. Lamentavelmente, Kaká foi o último brasileiro a receber a premiação, no longínquo ano de 2007. 




Nesta premiação, Neymar sempre esteve presente entre os sete primeiros colocados entre os anos de 2013 e 2017, chegando à terceira posição em 2015 e 2017, tendo à frente apenas os dois maiores jogadores do planeta, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Nos últimos dois anos, devido às suas lesões e polêmicas, ele ficou de fora das dez primeiras posições da eleição, uma posição extremamente desconfortável para quem tem pretensões de chegar ao topo.
Agora é acompanhar de perto as duas semifinais em jogos únicos, amanhã e depois de amanhã, torcendo para que o Neymar mostre todo seu talento espetacular e consiga alcançar um dos seus maiores sonhos, tornando-se o líder do PSG na conquista da inédita Champions League para o clube e sendo reconhecido como o melhor jogador do mundo. Torço para que ele apareça muito mais pela qualidade excepcional do seu futebol do que pelos seus cortes e penteados exóticos dos cabelos. E que as partidas finais sejam de alto nível técnico, com muito bom futebol e emoção. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.