Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

3838 - XIII Campeonato Interno de Society da AABB MOC homenageia Mauro Rodrigues

A AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros deu início a mais uma disputa de competição em suas instalações esportivas, o XIII Campeonato Interno de Futebol Society que presta homenagem, nesta edição de 2025, ao ex-presidente, atual vice-presidente e peladeiro Mauro de Almeida Rodrigues, associado bastante apreciado por todos no clube abebeano.


 
Com a participação de cerca de 700 atletas divididos em quatro categorias: Aberto, Máster, Supermáster e Sênior, o campeonato teve sua largada na manhã deste domingo no Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo. 
No torneio início realizado neste domingo, 31 de agosto de 2025, no Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo e no Campo Emílio César Malveira (Biluzão), as equipes das quatro categorias se digladiaram até que saíram os Campeões: na categoria Sênior, a equipe do Sérgio Turismo; na categoria Supermáster, a equipe do JL Express; na categoria Máster, a equipe do Fogo no Espeto; e na categoria Aberto, a equipe do  Embalamontes. 



Na categoria Sênior, serão nove equipes: Cazza Imóveis, Chopp Brahma, Copacabana, Espaço São Lucas, Fogo no Espeto, JL Express, Serginho Espetáculo, Sérgio Turismo e Supergasbras/Cubo Mágico.
Os jogos do campeonato serão realizados nas noites de quartas-feiras e nas manhãs dos domingos na AABB Montes Claros.






Parabéns à diretoria da AABB pela escolha do nome do ex-presidente, vice e associado Mauro Rodrigues, pessoa dinâmica, querida e animada que muito fez e faz pelo nosso clube.
Infelizmente, por estar distante da cidade em viagem, não pude realizar a minha tradicional cobertura do início da competição que reúne os aficionados pelo futebol no clube. 
Um grande abraço espinosense.

3837 - Morreram Dão Pires e Dona Tarcila

Com um tanto de atraso, registro aqui mais perdas humanas para tristeza da nossa comunidade espinosense. No dia 28 de agosto passado, quinta-feira, faleceu o senhor João Pires Dourado, figura bastante conhecida e querida na cidade de Espinosa. Ele tinha 86 anos de idade e era conhecido pelo carinhoso apelido de Dão Pires. Antes disso, no dia 19 de agosto de 2025, também faleceu a senhora Tarcila Nunes de Oliveira, a quem eu não conhecia, aos 82 anos de idade. 
A todos os familiares dos falecidos o meu sincero sentimento de pesar, minha solidariedade cristã e a súplica ao Salvador para que Ele, com sua divina misericórdia, acolha vocês neste momento tão difícil de despedida de um ente querido. Muita força, fé e resignação para superarem situação tão triste e desalentadora.
Que Sêo Dão e Dona Tarcila descansem em paz depois de encerradas suas caminhadas terrenas!
Um grande abraço espinosense.

 

3836 - Morreu o grande Luís Fernando Veríssimo

Uma perda gigantesca para a Nação Brasil e para o jornalismo e a literatura brasileiras. Morreu Luís Fernando Veríssimo, aos 88 anos de idade, por complicações decorrentes de uma pneumonia. Ele já vinha sofrendo com complicações da saúde, pois sofria de Parkinson e problemas cardíacos. No último sábado, dia 30 de agosto, deixou-nos, em Porto Alegre, o escritor gaúcho de mais de 80 livros publicados, entre criações maravilhosas de crônicas, romances, contos e quadrinhos.


 
O escritor conseguiu amealhar milhões de leitores com sua serena e aguda capacidade de tratar de coisas amplas, complexas e sérias da maneira mais simples e sucinta possível, com uma dose apetitosa de humor. Seus personagens hilários e eternos como o Analista de Bagé, As Cobras, Ed Mort e a Velhinha de Taubaté encantaram milhões de leitores com suas histórias saborosas, críticas, cortantes, refinadas e inesquecíveis.



Nascido na capital do Rio Grande do Sul em 26 de setembro de 1936, o filho do também escritor Érico Veríssimo e de Dona Mafalda Volpe, Luís Fernando Verissimo, transformou-se em um gigante da literatura brasileira, atuando como jornalista, cartunista, tradutor, roteirista e dramaturgo, com suas obras sendo transportadas para a TV, o cinema e o teatro com imenso sucesso.
No sábado, o escritor gaúcho foi velado em cerimônia aberta na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial por três dias em território nacional. Ele deixou a esposa Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos, além de um legado gigantesco para a literatura e cultura brasileiras.



Luís Fernando Veríssimo nos fez pensar e rir demais com suas histórias e seus personagens icônicos. Pena que a sua Velhinha de Taubaté se transformou, radicalizou-se e se multiplicou pelo país aumentando ainda mais a completa dissonância cognitiva quanto à realidade do nosso amado e soberano Brasil. 
Vai fazer muita falta, LFV! Que descanse em paz, sem jamais perder a clarividência e o humor mesmo diante do Criador.
"Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais o Titanic."
"O futuro era muito melhor antigamente."
"Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."
"O mundo não é ruim, só está mal frequentado."
"Conhece-te a ti mesmo, mas não fique íntimo."
"A vida é a melhor coisa que eu conheço para passar o tempo."
"Vou morrer sem realizar o meu grande sonho: não morrer nunca."
"De cada cinco textos atribuídos a mim na Internet, ao menos quatro não fui eu que escrevi."
Um grande abraço espinosense.