Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

3836 - Morreu o grande Luís Fernando Veríssimo

Uma perda gigantesca para a Nação Brasil e para o jornalismo e a literatura brasileiras. Morreu Luís Fernando Veríssimo, aos 88 anos de idade, por complicações decorrentes de uma pneumonia. Ele já vinha sofrendo com complicações da saúde, pois sofria de Parkinson e problemas cardíacos. No último sábado, dia 30 de agosto, deixou-nos, em Porto Alegre, o escritor gaúcho de mais de 80 livros publicados, entre criações maravilhosas de crônicas, romances, contos e quadrinhos.


 
O escritor conseguiu amealhar milhões de leitores com sua serena e aguda capacidade de tratar de coisas amplas, complexas e sérias da maneira mais simples e sucinta possível, com uma dose apetitosa de humor. Seus personagens hilários e eternos como o Analista de Bagé, As Cobras, Ed Mort e a Velhinha de Taubaté encantaram milhões de leitores com suas histórias saborosas, críticas, cortantes, refinadas e inesquecíveis.



Nascido na capital do Rio Grande do Sul em 26 de setembro de 1936, o filho do também escritor Érico Veríssimo e de Dona Mafalda Volpe, Luís Fernando Verissimo, transformou-se em um gigante da literatura brasileira, atuando como jornalista, cartunista, tradutor, roteirista e dramaturgo, com suas obras sendo transportadas para a TV, o cinema e o teatro com imenso sucesso.
No sábado, o escritor gaúcho foi velado em cerimônia aberta na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial por três dias em território nacional. Ele deixou a esposa Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos, além de um legado gigantesco para a literatura e cultura brasileiras.



Luís Fernando Veríssimo nos fez pensar e rir demais com suas histórias e seus personagens icônicos. Pena que a sua Velhinha de Taubaté se transformou, radicalizou-se e se multiplicou pelo país aumentando ainda mais a completa dissonância cognitiva quanto à realidade do nosso amado e soberano Brasil. 
Vai fazer muita falta, LFV! Que descanse em paz, sem jamais perder a clarividência e o humor mesmo diante do Criador.
"Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais o Titanic."
"O futuro era muito melhor antigamente."
"Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."
"O mundo não é ruim, só está mal frequentado."
"Conhece-te a ti mesmo, mas não fique íntimo."
"A vida é a melhor coisa que eu conheço para passar o tempo."
"Vou morrer sem realizar o meu grande sonho: não morrer nunca."
"De cada cinco textos atribuídos a mim na Internet, ao menos quatro não fui eu que escrevi."
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: