Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 28 de agosto de 2018

2035 - Zé Béttio, uma lenda do rádio se vai

Aos 92 anos de idade, um dos mais talentosos, conhecidos e queridos locutores do rádio brasileiro saiu de cena da vida terrena na noite desta segunda-feira, 27 de agosto. Morreu Zé Béttio. O radialista estava aposentado do microfone desde dezembro de 2009. Passava a vida entre a capital São Paulo e a cidade interiorana de Promissão, onde nasceu no dia 11 de janeiro de 1926.
José Bettio queria mesmo era ser artista. Iniciou sua carreira musical ao lado dos parceiros Antônio Moraes e Afonso, no trio "Sertanejos Alegres", que tocava em bailes pelas cidades do interior de São Paulo e do Paraná. Depois de participar, tocando sanfona, de um programa de calouros na Rádio Tupi, ele criou o "Zé Béttio e seu Conjunto", passando a tocar eventualmente na Rádio Cometa. Nesta época, ano de 1958, gravou seu primeiro disco, pela gravadora Chantecler. 
A carreira de radialista começou de forma inusitada. Enquanto participava de um programa de calouros na Rádio Difusora de Guarulhos, foi convidado a ler os anúncios publicitários da emissora, devido à ausência do locutor titular. Como os ouvintes gostaram da sua atuação, acabou sendo contratado. Passou então à Rádio Cometa, comandando um programa próprio. 
Em 2 de dezembro de 1972, Zé Béttio fez sua estreia na Rádio Record de São Paulo (AM 1000 kHz), onde conquistou definitivamente a admiração do povo e se tornou um campeão de audiência, encantando milhões de ouvintes diariamente. Conquistou admiradores, ganhou projeção nacional e também, obviamente, um salário à altura do seu talento, um dos mais altos do país na função. Foi de fundamental importância na vida de muitos artistas populares, lançando cantores e duplas sertanejas que se tornaram famosas, como por exemplo, Milionário e José Rico. Em 1984, transferiu-se para a Rádio Capital. Dali esteve por curto período na Rádio Gazeta AM até retornar à Rádio Record de São Paulo, onde encerrou definitivamente a carreira em 2009.
Zé Béttio, apesar de ser um dos maiores nomes da comunicação do rádio brasileiro, que se notabilizou por acordar o povo comum para o trabalho diário com o maior bom humor, não gostava de exposição da sua figura na mídia. Poucas são as imagens disponíveis na Internet da sua figura. Nascido na roça, era lá que ele amava ficar, de forma bem discreta. E foi discretamente que ele nos deixou serenamente neste final de agosto, em sua casa na zona norte de São Paulo. 
Que descanse em paz!
Um grande abraço espinosense.