Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

2368 - E chegou mais um Carnaval...

Em fevereiro, tem Carnaval! Às vezes, em alguns anos, em março tem Carnaval. Neste ano de 2020 o Carnaval oficial começa mesmo amanhã, sábado, dia 22 de fevereiro, mas na realidade a festança de Momo já está em curso por milhares de cidades brasileiras, com muita animação, muita música e muito gole. O que mudou muito foi a maneira como o povo comemora o Carnaval. Nas pequenas cidades, a festa era basicamente realizada em ambientes fechados, no interior de clubes sociais, embalada com músicas compostas quase que exclusivamente para esta ocasião. Com a explosão nacional do axé baiano, o esquema da festa mudou radicalmente, com a utilização de potentes trios elétricos nas ruas e avenidas e a atuação de milhares de bandas especializadas neste novo filão da música popular. Na nova configuração da maior festa democrática do Brasil, houve uma ampliação radical no repertório, com todas as vertentes musicais aumentando o seu espaço. Se antigamente o frevo, o samba e as marchinhas dominavam as festividades, hoje esses belos estilos musicais perderam seu espaço para de tudo um pouco: sertanejo, pagode, funk e até rock and roll. Não há o que lamentar. Temos mais é que comemorar a participação das mais variadas tribos na festa, com todos os ritmos preferidos pela população, sem preconceito.
Assim também deve ser a aceitação na participação ou não da população na festa profana. A liberdade é sagrada. Devem ter o mesmo respeito os que querem se esbaldar durante os quatro (ou mais) dias de folia, pulando, sambando, desfilando ou bebendo, como também os que detestam a festa e que escolhem descansar, alguns se dedicando a retiros espirituais religiosos. Cada um na sua e todo mundo respeitando a decisão alheia.
Aos que irão se resguardar orando, solicitamos que rezem por todos nós, pela paz e harmonia no nosso país nesses tempos sombrios, e pela diminuição da desigualdade social no mundo. Aos que irão se divertir à beça no Carnaval, pedimos muita alegria e entusiasmo, mas com bastante cuidado para não se meter em brigas, confusões ou acidentes, sempre em completa harmonia e com abundante respeito aos outros. Respeito sobretudo às mulheres, sem atitudes machistas e violentas contra elas, acatando o chamado de que "Não é Não!" e ponto final.
Em Espinosa eis a programação.  


Infelizmente não estarei em Espinosa neste Carnaval 2020, mas desejo a todos os conterrâneos espinosenses uma festa animadíssima, com bastante gente entusiasmada, alegre e feliz, curtindo conscientemente em perfeitas paz e harmonia. Divirta-se pra valer, meu povo querido!
Um grande abraço espinosense.