Jamais a vi, nunca tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, mas tenho a completa noção da sua fundamental importância na área educacional do Norte de Minas e da sua incrível capacidade profissional na tarefa de transmitir conhecimento na nossa bela e difícil Língua Portuguesa.
Para tristeza de toda a comunidade montes-clarense, Eva Conegundes Goncalves Ferreira, professora de Português, Literatura e Redação, faleceu ontem, terça-feira, 24 de setembro, deixando órfãos milhares de estudantes que tiveram o prazer e o privilégio de aprender muito com seu talento e sabedoria.
Eva era baiana, nascida na cidade de Candiba. Tornou-se uma referência em Montes Claros com sua atuação impecável como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação por mais de 40 anos. Era sócia-proprietária do Colégio Sólido e tinha 64 anos de idade.
Respeitadíssima pela sua trajetória, Eva Conegundes foi escolhida pelos leitores do Jornal O Norte de Minas como uma das 150 figuras mais ilustres de todos os tempos de Montes Claros. Também foi homenageada pela Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, com seu nome intitulando a biblioteca da instituição.
Apesar de não ter tido a honra de conhecer a Eva, meus filhos e centenas de outros jovens estudantes de Espinosa tiveram o privilégio de contar com toda sua sabedoria nas suas caminhadas educacionais, usufruindo bastante dos seus ensinamentos.
Aos seus familiares, o meu profundo sentimento de pesar. Que descanse em paz e obrigado por tudo!
Um grande abraço espinosense.