Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 17 de maio de 2021

2691 - É preciso respeitar os diferentes!

Hoje, dia 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia. Por mais que seja difícil para pessoas extremamente conservadoras, criadas sob rígidas normas morais e religiosas, torna-se cada dia mais necessária a aceitação das múltiplas formas de vivenciar os afetos e a sexualidade. É natural que pessoas mais apegadas às tradições tenham uma dificuldade maior para se adequar aos novos tempos e às mudanças constantes na sociedade. Mas como poeticamente cantava Belchior, pode-se sim amar o passado, mas não há como impedir a chegada do novo, pois ele sempre vem. Se isso é deveras irreversível, que nos adaptemos então ao novo, como nos mostrou o Charles Darwin.
Tudo muda! E tudo muda o tempo todo! A roda da História gira lenta ou celeremente e nos leva adiante, com saltos de evolução combinados com retrocessos bruscos e infelizes. Mas é preciso aceitação da realidade, e sem violência, ódio ou intolerância. Há certo tempo, perto de um século atrás, tínhamos seres humanos escravizados diante dos nossos olhos. Tínhamos mulheres que não podiam votar. Tínhamos trabalhadores sem nenhuma proteção social ou jurídica. Tínhamos jovens meninas expulsas de casa após engravidarem fora do casamento. Tínhamos jovens rapazes internados e torturados em manicômios por comportamentos sexuais tidos como inconvenientes e fora do padrão. A evolução do homem nos levou a avanços que mudaram esse panorama, se não completamente, em boa parte. E essa transformação não pode ser reprimida, ainda mais que esses avanços corrigem injustiças históricas e absurdas contra seres humanos. É inadmissível que em pleno Século XXI, pobres, moradores de periferia, analfabetos, ateus, negros, mulheres, homossexuais e outras ditas "minorias" sofram o maldito preconceito em nossa sociedade. E mais que o maldito preconceito, que estes humanos sejam atacados verbal e fisicamente, chegando ao cúmulo de perderem suas vidas de forma banal e violenta por suas condições sociais ou orientações sexuais.
Absurdamente, em alguns países, homossexuais podem ser presos ou até mesmo condenados à morte pelo simples fato de se assumir diferente e vivenciar suas escolhas sexuais. Isso em pleno Século XXI! Não à toa, são países onde se sobressai o atraso e o fanatismo religioso. A luta dos LGBTI+ é diária, difícil e dura. Somente no ano de 1990, ou há 31 anos apenas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. Se a decisão já chegou muito atrasada, o preconceito ainda resiste no seio da sociedade ignorante e retrógrada no Brasil e em muitos lugares do mundo. Por outro lado, algumas vitórias foram consagradoras para os homossexuais, como a decisão do Supremo Tribunal Federal que em 2019 criminalizou a homofobia e a transfobia. Atos sexuais consensuais entre adultos são decisões que cabem apenas e tão somente aos atores no processo, não cabendo a interferência de mais ninguém. Cada um que cuide da sua própria vida e deixe os demais em paz. Precisamos aprender isso o mais rápido possível. A ignorância deve ser transformada em conhecimento e o atraso em evolução. A liberdade de discordar é sagrada e ninguém é obrigado a se sentir confortável com a liberdade de escolha dos demais, mas o respeito às decisões e escolhas alheias é fundamental.
Um fato ocorrido há poucos dias merece aplausos. O ex-participante do programa da TV Globo Big Brother Brasil, o doutorando em Economia Gilberto Nogueira, mostrou todo seu amor ao Sport Recife, seu clube do coração, em visita ao estádio Ilha do Retiro. Pelo simples fato de ter feito sua dancinha característica no gramado do estádio, ele foi atacado homofobicamente por um radical conselheiro do clube pernambucano. Em resposta, boa parte da torcida, a diretoria e os jogadores do clube demonstraram seu total apoio ao rapaz, com faixa e camisas com mensagens contra a homofobia apresentadas na primeira partida da final do Campeonato Pernambucano contra o Náutico. Para completar tão lindo e exemplar gesto, o capitão do time, o sensato e equilibrado lateral-direito Patric se pronunciou em um vídeo direcionado ao Gil do Vigor, como ficou conhecido nacionalmente, mostrando toda sua dignidade, clarividência e respeito às diferenças.
Evoluir é preciso, mais do que preciso! Homofobia, NÃO!   
Um grande abraço espinosense.







2690 - A tristeza não para: morreu Fernando Rocha

E infelizmente, e mais uma vez, venho trazer tristes notícias aqui. Não me lembro de, em toda minha trajetória de vida já longa, ter presenciado um período tão angustiante e desolador de perdas significativas e constantes como esta que vivenciamos atualmente. Tempos por demais sombrios e desanimadores. Nem bem enxugamos as lágrimas por uma perda difícil e, imediatamente, outra vem para nos entristecer novamente.
Tomei conhecimento há pouco de mais uma grande perda para a comunidade espinosense. Faleceu ontem o jovem Fernando de Souza Rocha, um dos filhos homens de Dona Lúcia Tibo e do saudoso José Tolentino Rocha. É mais um golpe extremamente pesado do destino na nossa já frágil capacidade de absorção de fatos infelizes em série. 
Fernando nos deixa ainda jovem, deixando sem chão sua zelosa mãe e seus irmãos. À minha prezada Dona Lúcia e aos caros filhos Frederico, Patrícia, Fabiano, Fabrício, Flávio e Pollyana, os meus mais sinceros e solidários sentimentos de pesar por tão gigante perda. Rogo ao bom Deus para que lhes ampare a todos, concedendo-lhes a resignação e a força necessárias para que consigam atravessar esse momento tão doloroso e angustiante em suas vidas. 
Ao Fernando, fica a súplica a Deus para que o acolha com todo afeto no Seu Reino, descansando em completa paz.
Lamento ainda as mortes da grande atriz Eva Wilma Riefle Buckup Zarattini, aos 87 anos; do jovem prefeito de São Paulo Bruno Covas, aos 41 anos; do jovem músico MC Kevin (Kevin Nascimento Bueno), aos 23 anos; e da criança Ana Paula Soares Marx, de apenas 6 anos, brutalmente assassinada por um sujeito violento, covarde e desprezível na cidade de Unaí. E lastimo ainda todas as irreparáveis perdas humanas pela pandemia da Covid-19, pela violência na briga insana e interminável entre israelenses e palestinos, bem como nos massacres e assassinatos urbanos e rurais no nosso conturbado país. Que Deus nos abençoe, nos proteja e nos faça espalhar apenas paz e amor.
Um grande abraço espinosense.