Com uma vitória nos pênaltis sobre a Croácia, a Espanha sagrou-se Campeã da Liga das Nações 2023 na tarde deste domingo, 18 de junho. A partida final da competição europeia de seleções nacionais foi realizada no Estádio De Kuip, em Roterdã, na Holanda.
Na sua primeira final na competição, a Croácia, Vice-Campeã da Copa do Mundo de 2018 e terceiro lugar na Copa do Catar, em 2022, perdeu a chance de levantar pela primeira vez a taça. Para chegar à final, a Croácia precisou eliminar a Holanda na semifinal com uma vitória na prorrogação por 4 x 2.
A Espanha chegou à final depois de passar pela Itália na semifinal por 2 a 1.
Na fase de grupos, onde integrou o Grupo 1, a Croácia perdeu para a Áustria (0 x 3), empatou com a França (1 x 1), ganhou da Dinamarca (1 x 0), ganhou da França (1 x 0), ganhou da Dinamarca (2 x 1) e venceu a Áustria (3 x 1). Na semifinal, eliminou a Holanda na prorrogação por 4 x 2.
Na fase de grupos, onde integrou o Grupo 2, a Espanha empatou com Portugal (1 x 1), empatou com a República Tcheca (2 x 2), ganhou da Suíça (1 x 0), venceu a República Tcheca (2 x 0), perdeu para a Suíça (1 x 2) e ganhou de Portugal (1 x 0). Na semifinal, venceu a Itália por 2 x 1.
Pela Espanha, converteram as cobranças os atletas Joselu, Rodri, Merino, Asensio e Carvajal. Laporte chutou no travessão.
Pela Croácia, converteram as cobranças os atletas Vlasic, Brozovic, Modric e Perisic. A batida de Majer foi defendida pelo goleiro Unai Simón. O goleiro espanhol também defendeu a cobrança de Petkovic.
Algumas horas antes da grande decisão, a Itália derrotou a Holanda por 3 x 2, ficando com o terceiro lugar da competição.
O ex-lateral-esquerdo holandês Giovanni van Bronckhorst foi o responsável por apresentar o troféu da Liga das Nações no gramado, momentos antes do início da decisão.
CROÁCIA 0 (4) X 0 (5) ESPANHA
Motivo: Final da Liga das Nações 2023
Local: Estádio De Kuip, em Roterdã, na Holanda
Horário: Domingo, 15h45
Arbitragem:
Árbitro: Felix Zwayer (Alemanha)
Assistentes: Stefan Lupp (Alemanha) e Marco Achmülle (Alemanha)
VAR: Marco Fritz (Alemanha)
Cartões amarelos: Gavi, Nacho Fernández, Rodri (Espanha), Petkovic (Croácia)
CROÁCIA: Dominik Livakovic; Josip Juranovic (Josip Stanisic), Martin Erlic, Josip Sutalo e Ivan Perísic; Mateo Kovacic, Marcelo Brozovich, Mario Pasalic (Bruno Petkovic) e Luka Modric; Andrej Kramaric (Lovro Majer) e Luka Ivanusec (Nikola Vlasic)
Técnico: Zlatko Dalic
ESPANHA: Unai Simón; Jesús Navas (Dani Carvajal), Robin Le Normand (Nacho Fernández), Aymeric Laporte e Jordi Alba; Rodri Hernández, Fabián Ruiz (Mikel Merino), Marco Asensio e Gavi (Dani Olmo); Álvaro Morata (Joselu) e Yéremy Pino (Ansu Fati)
Técnico: Luis de la Fuente
Parabéns aos espanhóis pela grande conquista!
Um grande abraço espinosense.