Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

2558 - Espinosa e Urandi choram a perda de Dr. Caio Leão Gomes

Nunca é demais relembrar que a única certeza que todos temos na vida é que, mais dia menos dia, nós iremos morrer e nos despedir deste mundo terreno. Só não nos é comunicada a hora em que a insensível morte virá nos buscar, inapelavelmente. Mas ultimamente temos perdido uma quantidade imensa de pessoas queridas, especialmente na nossa Espinosa, o que muito me entristece. A notícia que chega agora é triste e desalentadora, com o comunicado do falecimento de um dos maiores nomes do Direito da região Norte de Minas e Sudoeste da Bahia, o senhor Caio Leão Gomes. 
Caio, advogado de múltiplos e consistentes saberes, é amplamente respeitado em toda a nossa comunidade, por muitos considerado o mais perfeito profissional do Direito de todos os tempos, sobretudo na batalha homérica na defesa dos cidadãos no tribunal do júri. Suas atuações espetaculares no Fórum Doutor José Cangussu certamente se perpetuarão na memória dos que tiveram o privilégio de vê-lo em ação se confrontando com os muitos promotores que por ali passaram, conseguindo inúmeras vitórias com sua incrível força estratégica e de convencimento. Caio foi diretor da Escola Joaquim de Freitas quando lá estudei e também se destacou na política, mesmo sem ter conseguido se eleger prefeito. Deixou aqui na Terra, desalentados e com corações partidos, seus familiares e amigos, a quem tanto prezou em vida. E à comunidade espinosense, como aos conterrâneos urandienses, deixou o legado de ser admirado como um dos mais brilhantes profissionais do Direito.
À Dona Neusa, filhos, demais familiares e amigos de Dr. Caio, registro aqui os meus mais sinceros sentimentos de pesar, rogando a Deus para que lhes dê muita resignação, força e fé para suportar e superar este momento de tamanha dor e tristeza. Que Dr. Caio descanse em completa paz!
Um grande abraço espinosense.          




2557 - Nada decidido ainda no Brasileirão 2020

Não me recordo de um Campeonato Brasileiro assim tão disputado como o deste insólito ano de 2020. Neste momento, encerrada a 24ª rodada, são nada menos que sete equipes brigando, palmo a palmo, ponto a ponto, pela liderança da competição e, consequentemente, pela conquista do tão ambicionado título de Campeão Brasileiro de Futebol. Com o "pagamento" da maioria das partidas adiadas por conta da indisponibilidade de datas no calendário, o cenário passa a ficar mais claro, com uma visão mais apurada de quem realmente tem condições e chances de levantar a tão cobiçada taça. Devemos nos lembrar que ainda faltam ser realizados três jogos adiados: Palmeiras x Vasco (1ª rodada), São Paulo x Botafogo (18ª rodada - jogo será nesta quarta) e Grêmio x Flamengo (23ª rodada). 


 
Restando ainda 14 rodadas, já é possível realizar algumas conjecturas baseadas nos números e nas performances das equipes favoritas ao título, estas em número de sete, na minha opinião: São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Atlético, Santos e Internacional. Não incluí o Fluminense, por acreditar que este não terá poder para competir com os demais. No exato momento em que escrevo, o São Paulo, de forma surpreendente, aparece com o melhor desempenho, atualmente liderando a competição e com uma partida ainda a realizar, da 18ª rodada, contra o Botafogo. Assim, surge como o maior favorito ao título, neste momento, ressalte-se. Mas não se pode esquecer que o Flamengo, que possui sem sobra de dúvidas o melhor elenco do país, foi recentemente eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores, tendo como único foco de agora em diante o Brasileirão. Além disso, ainda tem uma partida por fazer, contra o Grêmio. Em vista disso, o Flamengo é um dos maiores favoritos à conquista do título, no seu caso, do bicampeonato. Outra equipe bastante poderosa e com elenco estelar é o Palmeiras, que voltou a jogar bem e é outro grande favorito a vencer a competição. Outro time que vem mantendo um desempenho eficiente e elogiável é o Grêmio do arrogante, vaidoso e competente Renato Gaúcho, outro fortíssimo candidato ao título. Além desses quatro gigantes do futebol brasileiro, existem aqueles outros gigantes que contam com elencos menos qualificados, casos do Atlético, do Internacional e do Santos. Estes podem surpreender e até conquistar o título, mas claramente possuem menos condições técnicas, humanas e financeiras para essa jornada. O Santos luta contra os problemas financeiros e a limitação do elenco, enquanto o Internacional teve uma acentuada queda de desempenho devido em muito à disputa ao mesmo tempo da Libertadores e do Brasileirão, bastante desgastante. Já o Atlético do competente Jorge Sampaoli, depois de ter vencido a Covid-19 que atacou boa parte do elenco e da comissão técnica, continua sua sina de cometer falhas individuais infantis, de entregar jogos decisivos e perder de forma ingênua pontos imprescindíveis, deixando cada vez mais distante o sonho de levantar mais uma vez o troféu de Campeão Brasileiro. Mas nada de jogar todo o bom trabalho deste ano no lixo. Serve como aprendizado para o ano vindouro, com ajustes precisos em lacunas no elenco e mudanças pontuais nas estratégias dentro e fora de campo. A conquista de uma vaga na Libertadores será um ótimo resultado para o clube alvinegro neste ano atípico.



Vamos raciocinar então sobre as vantagens e desvantagens dos sete favoritos ao título. Nas 14 partidas restantes, o São Paulo é o que enfrentará mais equipes favoritas (seis), sendo cinco em casa e apenas uma fora. Dos 14 jogos por realizar, sete serão em sua casa e outras sete fora, mesma situação do Palmeiras. A diferença é que o Palmeiras irá enfrentar cinco favoritos, sendo quatro deles fora de casa e apenas um em seus domínios. Já o Flamengo e o Internacional levam alguma vantagem, pois irão jogar oito partidas em casa e seis fora de casa. O Mengão vai enfrentar três dos favoritos ao título em casa e apenas um fora, enquanto o Inter pegará dois em casa e dois fora. Quem estão em desvantagem são as equipes de Grêmio, Atlético e Santos, que jogarão seis partidas em casa e oito fora. O Grêmio enfrentará cinco dos favoritos, sendo três em casa e dois fora. O Santos enfrentará quatro favoritos, todos fora de casa. Já o Galo enfrentará quatro favoritos ao título, dois em casa e dois fora de casa.
    
Estes são os caminhos dos favoritos ao título do Brasileirão 2020:



SÃO PAULO - O Tricolor Paulista ainda fará 14 partidas, sendo sete em casa e sete fora. Dentre os favoritos, enfrentará seis deles: o Atlético, Santos, Internacional, Palmeiras e Flamengo em casa, saindo para pegar apenas o Grêmio fora, o que lhe favorece absurdamente nos confrontos decisivos. Lembrando que nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, enfrentará o Botafogo, em jogo adiado da 18ª rodada, podendo abrir ainda mais sua vantagem na tabela de classificação.  
25ª rodada - Corinthians (Fora)
26ª rodada - Atlético (Casa) 
27ª rodada - Fluminense (Fora)
28ª rodada - Bragantino (Fora)
29ª rodada - Santos (Casa)
30ª rodada - Athlético (Fora)
31ª rodada - Internacional (Casa)
32ª rodada - Coritiba (Casa)
33ª rodada - Atlético-GO (Fora)
34ª rodada - Palmeiras (Casa)
35ª rodada - Ceará (Casa)
36ª rodada - Grêmio (Fora) 
37ª rodada - Botafogo (Fora)
38ª rodada - Flamengo (Casa)



FLAMENGO - O Mengão ainda fará 14 partidas, sendo oito em casa e seis fora, o que lhe dá uma ótima vantagem. Enfrentará em seus domínios três dos favoritos: Santos, Palmeiras e Internacional. Fora de casa só enfrentará o São Paulo. O Flamengo ainda tem um jogo adiado por fazer, contra o Grêmio fora de casa, pela 23ª rodada. 
25ª rodada - Santos (Casa)
26ª rodada - Bahia (Casa)
27ª rodada - Fortaleza (Fora)
28ª rodada - Fluminense (Casa)
29ª rodada - Ceará (Casa)
30ª rodada - Goiás (Fora)
31ª rodada - Palmeiras (Casa)
32ª rodada - Athlético (Fora)
33ª rodada - Sport (Fora)
34ª rodada - Vasco (Casa)
35ª rodada - Bragantino (Fora)
36ª rodada - Corinthians (Casa)
37ª rodada - Internacional (Casa)
38ª rodada - São Paulo (Fora)



PALMEIRAS - O Alviverde Paulista ainda fará 14 partidas, sendo sete em casa e sete fora. Dos favoritos, enfrentará cinco deles, em casa apenas o Grêmio, e fora, o Internacional, o Flamengo, o São Paulo e o Atlético. O Palmeiras ainda jogará contra o Vasco, em jogo adiado da 1ª rodada, em casa.  
25ª rodada - Bahia (Casa)
26ª rodada - Internacional (Fora)
27ª rodada - Bragantino (Casa)
28ª rodada - Corinthians (Casa)
29ª rodada - Sport (Fora)
30ª rodada - Grêmio (Casa)
31ª rodada - Flamengo (Fora)
32ª rodada - Ceará (Fora)
33ª rodada - Botafogo (Casa)
34ª rodada - São Paulo (Fora)
35ª rodada - Coritiba (Fora)
36ª rodada - Fortaleza (Casa)
37ª rodada - Atlético-GO (Casa)
38ª rodada - Atlético (Fora)



GRÊMIO - O Tricolor Gaúcho ainda fará 14 partidas, sendo seis em casa e oito fora de casa, o que é uma importante desvantagem. Enfrentará cinco dos favoritos, sendo três em casa (Atlético, Santos e São Paulo) e dois fora (Palmeiras e Internacional). O Grêmio ainda jogará uma partida adiada da 23ª rodada, em casa contra o Flamengo. 
25ª rodada - Goiás (Fora)
26ª rodada - Sport (Fora)
27ª rodada - Atlético-GO (Casa)
28ª rodada - Bahia (Casa)
29ª rodada - Fortaleza (Fora)
30ª rodada - Palmeiras (Fora)
31ª rodada - Atlético (Casa)
32ª rodada - Internacional (Fora)
33ª rodada - Coritiba (Fora)
34ª rodada - Santos (Casa)
35ª rodada - Botafogo (Fora)
36ª rodada - São Paulo (Casa) 
37ª rodada - Athlético (Casa)
38ª rodada - Bragantino (Fora)



ATLÉTICO - O Galo ainda fará 14 partidas, sendo seis em casa e oito fora de casa, o que é amplamente desvantajoso. Entre os favoritos ao título, receberá em casa dois deles, o Santos e o Palmeiras, e fora de casa enfrentará outros dois, o São Paulo e o Grêmio. 
25ª rodada - Athlético (Fora)
26ª rodada - São Paulo (Fora)
27ª rodada - Coritiba (Casa)
28ª rodada - Santos (Casa)
29ª rodada - Bragantino (Fora)
30ª rodada - Atlético-GO (Casa)
31ª rodada - Grêmio (Fora)
32ª rodada - Vasco (Fora)
33ª rodada - Fortaleza (Casa)
34ª rodada - Goiás (Fora)
35ª rodada - Fluminense (Fora)
36ª rodada - Bahia (Casa)
37ª rodada - Sport (Fora)
38ª rodada - Palmeiras (Casa)



INTERNACIONAL - O Colorado ainda fará 14 partidas, sendo oito em casa e seis fora de casa, o que lhe dá uma excelente vantagem. Dentre os favoritos, jogará contra quatro, em casa contra Palmeiras e Grêmio, e fora irá jogar contra o São Paulo e o Flamengo. 
25ª rodada - Botafogo (Casa)
26ª rodada - Palmeiras (Casa)
27ª rodada - Bahia (Fora)
28ª rodada - Ceará (Fora)
29ª rodada - Goiás (Casa)
30ª rodada - Fortaleza (Casa)
31ª rodada - São Paulo (Fora)
32ª rodada - Grêmio (Casa)
33ª rodada - Bragantino (Casa)
34ª rodada - Athlético (Fora)
35ª rodada - Sport (Casa)
36ª rodada - Vasco (Fora)
37ª rodada - Flamengo (Fora)
38ª rodada - Corinthians (Casa)



SANTOS - O Peixe ainda fará 14 partidas, sendo seis em casa e oito fora de casa, uma grande desvantagem. Vai se confrontar apenas fora de casa com quatro dos favoritos: Flamengo, Atlético, São Paulo e Grêmio. 
25ª rodada - Flamengo (Fora)
26ª rodada - Vasco (Fora) 
27ª rodada - Ceará (Casa) 
28ª rodada - Atlético (Fora)
29ª rodada - São Paulo (Fora) 
30ª rodada - Botafogo (Casa)
31ª rodada - Fortaleza (Fora)
32ª rodada - Goiás (Casa)
33ª rodada - Corinthians (Casa)
34ª rodada - Grêmio (Fora)
35ª rodada - Atlético-GO (Fora)
36ª rodada - Coritiba (Casa)
37ª rodada - Fluminense (Casa)
38ª rodada - Bahia (Fora)

Assim, com todas as possibilidades, ainda não dá para afirmar quem será o Campeão Brasileiro de 2020. Poderemos ter enormes surpresas ainda, com times que agora lutam contra o rebaixamento vencendo equipes mais fortes e colocando mais emoção ainda na disputa. Como o futebol é mesmo imprevisível, tudo pode acontecer, com times vencendo jogos difíceis em sequência, bem como outros perdendo pontos cruciais, complicando seus objetivos. Então, nada de desânimo das várias torcidas envolvidas na disputa mais acirrada da história. O futuro a Deus pertence! 
Um grande abraço espinosense.