Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 24 de junho de 2020

2435 - O gênio Messi completa 33 anos

Hoje é dia de São João! Se não estivéssemos passando por um momento tão delicado da nossa história, com a pandemia do Coronavírus ceifando milhares de vidas humanas por todo o planeta, estaríamos com toda a animação e alegria curtindo os forrós, as festas, os fogos de artifício, as fogueiras, as iguarias, enfim, as maravilhas das comemorações do dia de São João. Mas é preciso ter paciência e sensatez nesses momentos de incerteza. No ano que vem, se ainda estivermos vivos, vamos poder aproveitar ao máximo tudo de novo, como antigamente, isso se Deus quiser. 
E foi exatamente nesta data de festa que nasceu na cidade de Rosário, na Argentina, um garotinho filho de Dona Celia Maria Cuccittini e de Seu Jorge Horacio Messi, batizado de Lionel Andrés Messi Cuccittini, que viria se tornar o maior, ou o melhor, craque de futebol da sua geração no planeta. 
Ainda bastante jovem, com 13 anos de idade, Lionel Messi chegou ao Barcelona para escrever uma das mais lindas histórias de vida de um atleta de futebol. Fato raro hoje em dia, jamais defendeu outra camisa na carreira profissional, exceção feita, obviamente, à camisa alviceleste da Seleção Argentina e à camisa do Newell’s Old Boys, onde começou a jogar quando criança. Casado com a amiga de infância Antonella Roccuzzo, Messi tem com ela 3 filhos: Thiago (2012), Mateo (2015) e Ciro (2018).




Os números de Messi no futebol são impactantes: 
860 jogos 
699 gols 
340 assistências 
6 vezes eleito o Melhor do Mundo (2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019) 
6 vezes ganhador do Troféu Ballon d´Or 
3 vezes Campeão do Mundo de Clubes da FIFA
1 Prêmio Laureus de Melhor Atleta do Ano em 2020
4 taças da Champions League
8 taças da Supercopa da Espanha
6 taças da Copa do Rei
10 taças do Campeonato Espanhol 
3 taças da Supercopa da UEFA pelo Barcelona
4 participações em Copas do Mundo (2006, 2010, 2014 e 2018)
Campeão do Mundo Sub-20 (2005) e 
Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China (2008) pela Seleção Argentina
E tem muito mais...



É impressionante a amplitude do talento de Messi. Ele possui uma técnica impecável, ótima visão de jogo, incrível habilidade, boa velocidade, extraordinária rapidez de raciocínio, espetacular controle e condução de bola, precisão cirúrgica nos passes, maestria na cobrança de faltas e pênaltis, garra, seriedade, sede de conquista, respeito aos adversários, humildade, senso crítico, serenidade, inteligência e um comportamento exemplar dentro e fora de campo.
Ultimamente o Barcelona já não tem o brilho dos anos de glória, quando vestiam sua imponente camisa craques do quilate de Ronaldinho, Iniesta, Xavi, Romário, Neymar. Hoje, Messi parece ser a estrela solitária deste gigante do futebol mundial. A equipe catalã já não tem o mesmo poderio de outras eras, mas Messi continua mostrando todo seu brilho próprio, com gols, assistências e jogadas sensacionais.    
Como admirador fanático do futebol-arte, não poderia deixar de ter Lionel Messi como um dos meus maiores ídolos no esporte. Sinto enorme prazer ao vê-lo atuar em campo nas partidas transmitidas pela televisão. É um presente poder estar vivo e ter a oportunidade de acompanhar suas performances magníficas pelos gramados dos estádios do mundo. Sou fã inveterado do grande Lionel Messi e espero que ele ainda tenha bastante saúde para continuar encantando a todos que amam o futebol de arte e beleza. Parabéns, felicidades e vida longa e saudável a La Pulga Atómica!
Um grande abraço espinosense.